sábado, 13 de dezembro de 2014

Cocal do Sul adquire novo ônibus escolar com recursos próprios

O transporte escolar ganhou mais um reforço em Cocal do Sul. O Governo Municipal por meio da Secretaria de Educação adquiriu um novo ônibus de 55 lugares, que será utilizado para facilitar o acesso das crianças às escolas do município. Nesta quarta-feira, 10, o veículo foi recebido pelo Prefeito Ademir Magagnin, a Vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato e a Secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin. 
 
Segundo o prefeito, Ademir Magagnin esse é o quarto veículo adquirido pelo atual governo na área da educação. “Investimos R$ 270 mil com recursos próprios na aquisição deste novo ônibus que vem para renovar a nossa frota.Temos dois em circulação já velhos e que sairão de circulação. Nosso objetivo é manter sempre a frota renovada e garantir assim, a segurança, comodidade e qualidade do transporte aos nossos alunos”, ressalta. 
 
O novo ônibus é equipado com cintos de segurança individuais, direção hidráulica, cadeira de rodas para embarque e desembarque de passageiros portadores de necessidades especiais, limitador de velocidade regulado para 70km/h, bloqueador de portas, câmeras na parte traseira e dianteira, entre outros recursos. 
 
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Cocal do Sul

domingo, 7 de dezembro de 2014

Cocal do Sul tem destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática

As oportunidades geradas pela Secretaria de Educação de Cocal do Sul nos últimos dois anos na área da matemática é destaque mais uma vez na região da Amrec.  O trabalho criativo e que desperta o interesse e atenção dos alunos por meio do projeto Clubinho da Matemática, as Olimpíadas Municipais de Matemática aliado ao engajamento, responsabilidade e preparação dos professores resultou na conquista de uma medalha de ouro, três de bronze e nove menções honrosas (oito municipais) na 10ª Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O resultado colocou o município em segundo lugar na Amrec na pontuação geral. 
Nesta quinta-feira (04), os alunos destaque foram recebidos no gabinete do Prefeito Municipal Ademir Magagnin, acompanhados da Secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin, professores, diretores e coordenadores para um ato solene de homenagem e agradecimento. “Estou muito feliz e honrado por nossos alunos. Quantos gostariam de estar neste lugar. Essa é uma conquista em nível nacional, um momento que ficará marcado. Chegamos muito longe em dois anos de trabalho com o projeto Clubinho da Matemática e isso nos faz referência na região e significa dizer que a nossa educação avança e muito”, destaca Magangin.  
Dos 22 alunos condecorados com medalha de ouro em Santa Catarina, um é de Cocal do Sul. O aluno Gabriel Savi, de 12 anos, ficou entre os 500 medalhistas do país e comemora o resultado ao lado dos professores, colegas e da família.  Ele irá receber a medalha em cerimônia com a presidente Dilma Rousseff, no Rio de Janeiro, com data ainda a ser divulgada. Gabriel concorreu com 18.193.130 alunos em todo país inscritos na primeira fase e 907.446 estudantes na segunda etapa. 
“Essa é a primeira vez que participo. Para mim é uma vitória e devo isso ao estudo preparativo para a segunda fase, incentivo dos professores e da educação do município e, claro, a minha dedicação. Eu nunca sai de SC e ir para o RJ receber uma medalha de ouro é incrível. Para o próximo ano, irei me preparar mais para ficar ainda mais bem colocado”, afirma. 
Gabriel também deixa o recado para quem tem a matemática como um bicho de sete cabeças. “Ela não é não. Ainda mais quando ela é aprendida de forma diferente e a gente vê que ela tem tudo a ver com o dia a dia. Temos que aproveitar essas oportunidades que a escola nos dá, de irmos além da sala de aula. Todos nós somos capazes e tudo o que a gente quer, com esforço conseguimos”, observa Gabriel do sexto ano da Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol. 
Segundo a professora Diana Morona das oito menções honrosas, três tiveram excelente desempenho. “O aluno Carlos Eduardo foi o 7º colocado e Jonas ficou em 42º num total de 871 classificados no nível 1. O aluno Roger foi o 3º colocado dentre 609 classificados no nível 2. Estamos muito emocionados com essas conquistas”, relata. 
Para a aluna, Heloisa Leopoldo que conquistou menção honrosa foi a preparação que culminou nesses avanços. “Mantemo-nos firmes, dedicados e o que a professora Diana nos ensinou caiu. Além disso, o Clubinho nos faz interagir mais e um ajuda o outro”, observa. 
As professoras Vilma Mari Bento e Ana Lúcia Pintro também foram premiadas e receberão certificado de homenagem e uma assinatura da Revista do Professor de Matemática.   “A região demorou 10 anos para conquistar medalhas de prata e de ouro. Até a 9ª edição tinha sido premiada com apenas 7 de bronze. Estou feliz com os resultados do nosso município. Comemorei muito a chegada de medalhas de ouro e de bronze. Acho que Cocal é um município que está indo além e conseguindo resultados expressivos por meio de seus projetos pedagógicos. Quem tem coragem de assumir posições importantes dentro das Secretarias de Educação precisa elaborar projetos, pesquisar boas ideias, criar estratégias, melhorar a base, buscar recursos e investir em treinamento para que nossos alunos sejam bem preparados para enfrentar os desafios. Só assim, teremos uma torcida vibrando e comemorando vitórias importantes. Agradeço muito à Secretaria de Educação de Cocal do Sul por confiar e apoiar o nosso projeto do Clubinho de Matemática”, destaca a professora Ana Lúcia.
Segundo a professora Vilma, é gratificante quando o resultado surpreende. “Tenho 22 anos de magistério e isso foi um prêmio para mim”, avaliou. 
Para a Secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin essa conquista é motivo de orgulho e de um trabalho reconhecido em nível nacional. “Parabéns a todos os educandos que participaram e se destacaram na OBMEP, bem como, aos educadores que fazem a diferença na vida escolar dos meninos e meninas que passam pelas nossas escolas. Com certeza esta é uma vitória coletiva, resultado de ações bem executadas dentro de um projeto maior que é o Clubinho da Matemática. Gostaria também de parabenizar às famílias que incentivam os seus filhos a participarem e acreditam no trabalho da Escola Pública. Por fim, gostaria de desejar um parabéns especial para você Gabriel, pela sua dedicação em estudar e em acreditar que tudo é possível”, frisou. 
O Estado de Santa Catarina foi premiado com 22 medalhas de ouro, 71 medalhas de prata e 190 medalhas de bronze. Um total de 2.079 alunos catarinenses recebeu Menção Honrosa. No ano passado, Cocal do Sul conquistou uma medalha de bronze com Mateus Bez Fontana, também da escola Demétrio Bettiol e nas 10 edições, foram 32 menções honrosas. 
  
Saiba mais sobre a OBMEP a 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2014) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). 

Nesta edição, a OBMEP atingiu quase a totalidade das escolas públicas brasileiras. Para a 1ª Fase foram inscritos na OBMEP um total de 18.193.130 alunos de 46.712 escolas, localizadas em 5.533 municípios (99.41% do total). Classificaram-se para fazer a prova da 2ª fase (13 de setembro), 907.446 alunos de mais de 41 mil escolas de todo o país. Os alunos que participaram da 2ª Fase da Olimpíada de Matemática concorreram, em nível nacional, a 500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata, 4.500 medalhas de bronze e até 46.200 Menções Honrosas. O Estado de Santa Catarina foi premiado com 22 medalhas de ouro, 71 medalhas de prata e 190 medalhas de bronze. Um total de 2.079 alunos catarinenses recebeu Menção Honrosa. 
Medalhistas da OBMEP
Medalha de Ouro: Gabriel Savi (EEF Demétrio Bettiol) Medalha de Bronze:
Pedro Lucas Inocente e Tiago Carboni (EEF Demétrio Bettiol) e Lucas Westfal (EEF Cristo Rei)
Menção Honrosa
EEF Demétrio Bettiol: Eloisa Leopoldo, Samuel Machado da Rosa, Gustavo Oliveira Guaresi, Jonas Sartor e Roger Bertan da Rocha.  
EEF Cristo Rei: Carlos Eduardo Feliciano, Vinicius de Souza Jorge e MariaTeresa Salvador.
Maria Luiza Da Rolt - Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Cocal do Sul

sábado, 6 de dezembro de 2014

Pnaic: Seminário reúne professores de Cocal, Urussanga e Morro da Fumaça

       Professores da Rede Municipal de Ensino de Cocal do Sul, Urussanga e Morro da Fumaça reuniram-se nesta quinta-feira, 27, no auditório do Instituto Maximiliano Gaidzinski, em Cocal do Sul para trocar experiências a cerca da alfabetização de crianças. Os governos municipais promoveram o Seminário do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). 
         O pacto tem como objetivo socializar experiências e produções de conhecimento realizados no período de formação continuada dos professores alfabetizadores e expor a importância da continuidade do programa para o desenvolvimento de metodologias de alfabetização que resultem no aprendizado da leitura, da escrita e das operações básicas de matemática até os oito anos de idade.
      A abertura do seminário foi realizada pelo prefeito de Cocal, Ademir Magagnin e a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin e contou ainda com uma apresentação de acolhida e reflexão feita pelos alunos da escola Giovanni Battain por meio da música “Cuida de mim”.“O nosso país só será melhor quando todos entenderem que o maior investimento tem que ser na educação para que possamos dar oportunidade às nossas crianças. Esse é o melhor e maior investimento”, destacou Magagnin.   
      Durante a manhã, os profissionais participaram da palestra que teve como tema “Desmistificando a MA-TEMÁTICA”, ministrada pelo professor mestre, Jovino Aragão, de Blumenau. Já durante a tarde foram realizadas as apresentações de trabalhos pelos professores desenvolvidos com as crianças em sala de aula.  Neste ano, além de dar continuidade ao trabalho iniciado em 2013 na área da linguagem, os professores do bloco alfabetizador tiveram formação sobre a alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Dessa forma, a Alfabetização Matemática é entendida como um instrumento para a leitura do mundo, uma perspectiva que supera a simples decodificação dos números e a resolução das quatro operações básicas.  
       “Preparar aulas que levem os alunos a pensar, raciocinar, refletir, compreender a função da matemática em nossas vidas, requer muito dos professores. Hoje, a escola boa é aquela que ensina a todos e que respeita as particularidades de cada um. Por isso devemos fazer a diferença na vida dos alunos que passam pelas nossas mãos todos os anos. A ação pedagógica precisa contribuir para que as crianças compreendam a intenção dos textos que lêem, no contexto das práticas de leitura de sua vida cotidiana, dentro e fora da escola. Parabéns aos professores que se dedicaram durante o ano inteiro no Pnaic, que desenvolveram as atividades com as crianças, que tiveram coragem de por em prática aquilo que aprenderam. Pois ser professor é acreditar no potencial de cada um e no próprio potencial”, finalizou a Secretária Raquel R. Quarezemin.  Participaram do seminário professores dos municípios envolvidos, autoridades, juntamente com as secretárias de Educação de Urussanga, Brigda Mariott, de Morro da Fumaça, Lucilene Pagnan Cechinel e coordenadoras e orientadoras do Pnaic de cada cidade.   

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Governo de Cocal entrega quase mil conjuntos de carteiras e cadeiras para as escolas

            O Governo de Cocal do Sul por meio da Secretaria de Educação entregou quase mil conjuntos de carteiras e cadeiras para substituir o mobiliário antigo das escolas de ensino fundamental da rede municipal. A mobília foi distribuída nas instituições Demétrio Bettiol, Cristo Rei, José Peruchi e Giovanni Battain. Um investimento de mais de R$ 145 mil. 

            Segundo a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel R. Quarezemin a troca foi importante para adequar as carteiras de acordo com a idade e dar melhores condições aos alunos. “Toda mobília estava em péssimo estado. Nós conseguimos fazer a substituição de todas elas do 1º ao 9º ano e, desta forma, também contribuir para o conforto dos estudantes. O tamanho das mesas e carteiras é variado e atende a faixa etária da turma. Elas possuem dois tamanhos diferentes, para crianças e adolescentes. Para o próximo ano, a meta é atender a educação infantil”, destaca.           
            Nos últimos dias, o prefeito Ademir Magagnin e a vice prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato visitaram as escolas juntamente com a Secretária de Educação para verificar a utilização das novas peças e a satisfação dos alunos e dos professores. “O município tem investido muito na área da educação. Todas as escolas passaram por ampliação ou reforma, receberam novos equipamentos, ampliamos os projetos pedagógicos com resultados práticos, capacitação e valorização dos professores. Tudo isso colabora para um ensino mais eficaz e para que a nossa educação seja uma das melhores da região, como o IDEB já mostrou”, ressalta Magagnin.    
            Além da sala de aula, 20 conjuntos de mobília para o professor também foram adquiridos.   

sábado, 29 de novembro de 2014

COCAL DO SUL RECEBE OURO E BRONZE NA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA


Ana Lúcia, Elaine e Diana com o medalhista de outro Gabriel Savi
    A OBMEP foi criada em 2005 e a região da AMREC demorou 10 anos para conquistar medalhas de prata e de ouro. Até a 9ª edição tinha conquistado apenas 7 medalhas de bronze. Somente nesta última – a 10ª edição – foi premiada com 3 medalhas de outro, 2 de prata, 15 de bronze e 87 menções honrosas (ano passado recebeu 106).
    As escolas municipais de Cocal do Sul comemoram o resultado obtido na 10ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas. O aluno Gabriel Savi foi premiado com medalha de ouro e os alunos Pedro Lucas Inocente, Tiago Carboni e Lucas Westfal receberam medalha de bronze.
     Nossos alunos receberam oito menções honrosas e três deles tiveram excelente desempenho. O aluno Carlos Eduardo foi o 7º colocado e o Jonas o 42º num total de 871 classificados no nível 1. O aluno Roger foi o 3º colocado dentre 609 classificados no nível 2. Estamos muito emocionados com essas conquistas” explica a professora Diana Morona.
       As professoras Vilma Mari Bento e Ana Lúcia Pintro também foram premiadas e receberão certificado de homenagem e uma assinatura da Revista do Professor de Matemática.
  A professora Ana Lúcia analisa “Não temos bons resultados a nível estadual pelas comparações que faço. Estou feliz com os resultados do nosso município, mas triste com o resultado da nossa região. Comemorei muito a chegada de medalhas de ouro e de prata, mas não vejo essas conquistas como um grande avanço, embora pareça. Para mim, é como se o Criciúma Esporte Clube fosse rebaixado para a Série B na 17ª posição e não como lanterna! Quem tem coragem de assumir posições importantes dentro das Secretarias de Educação precisa elaborar projetos, pesquisar boas ideias, criar estratégias, melhorar a base, buscar recursos e investir em treinamento para que nossos alunos sejam bem preparados para enfrentar os desafios. Só assim, teremos uma torcida vibrando e comemorando vitórias importantes e inesquecíveis. Agradeço muito à Secretaria de Educação de Cocal do Sul por confiar e apoiar o nosso projeto do Clubinho de Matemática.
     O Estado de Santa Catarina foi premiado com 22 medalhas de ouro, 71 medalhas de prata e 190 medalhas de bronze. Um total de 2079 alunos catarinenses recebeu Menção Honrosa.

Medalhistas da OBMEP
Medalha de Ouro: Gabriel Savi (EEF Demétrio Bettiol)
Medalha de Bronze: Pedro Lucas Inocente e Tiago Carboni (EEF Demétrio Bettiol) e Lucas Westfal (EEF Cristo Rei)

Menção Honrosa
EEF Demétrio Bettiol: Eloisa Leopoldo, Samuel Machado da Rosa, Gustavo Oliveira Guaresi, Jonas Sartor e Roger Bertan da Rocha.
EEF Cristo Rei: Carlos Eduardo Feliciano, Vinicius de Souza Jorge e Maria Teresa Salvador.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Saídas a campo apresentam Rio Urussanga a estudantes do IFSC e da rede municipal de Cocal do Sul

Os recursos hídricos e as edificações em seu entorno foram os temas de saídas a campo promovidas pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga nesta segunda-feira, dia 17, com a participação de estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Criciúma, e alunos do ensino fundamental da rede municipal de Cocal do Sul. Mais de 80 estudantes do curso Técnico de Edificações do IFSC visitaram a bacia nesta segunda-feira e no dia 3 de novembro com o intuito de ampliar e aprimorar o conhecimento a cerca das questões que envolvem os recursos hídricos nas disciplinas de biologia, geografia e desenho técnico.
Estudantes do 5º ano das escolas Cristo Rei e José Peruchi, de Cocal do Sul percorreram a bacia do Rio Urussanga sob a orientação da bióloga Marília Biz. Ao longo do percurso, os alunos observaram áreas preservadas e degradadas e despertaram uma consciência ecológica. "Essa saída é muito interessante. As crianças olham encantadas para o ecossistema e desenvolvem consciência, respeito e reflexão sobre os recursos hídricos", pontuou a secretária de Educação de Cocal do Sul, Raquel Quarezemin.

domingo, 23 de novembro de 2014

II Seminário Interinstitucional de Educação Matemática Escolar



     Neste sábado (22/11) aconteceu o II Seminário Interinstitucional de Educação Matemática Escolar, na capela do Museu ao Ar Livre, em Orleans. O encontro teve como objetivo oportunizar a reflexão, referente ao estado arte do ensino da matemática e as novas possibilidades, com acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
     O grupo de professoras do Clubinho de Matemática de Cocal do Sul e a coordenadora do PNAIC – Plano Nacional da Alfabetização na Idade Certa – Marenir Santa Helena participaram porque os temas - “Conceito de Número”, “Tabuada e Divisão” e “Adição, Subtração e resolução de problemas” – são importantes para discutir e repensar novas maneiras de melhorar a prática pedagógica.
A professora Ana Lúcia Pintro avalia “Foi mais um encontro provocador. Já faz tempo que eu sei que esse grupo de pesquisadores das universidades estuda e divulga as ideias do educador russo Davýdov e sinto-me incomodada porque não consigo vislumbrar como isso pode melhorar o ensino da matemática de modo geral e ao mesmo tempo, sei que deve ser algo bom para a educação porque esses profissionais são comprometidos, dedicados e demonstram amar o que fazem. Saio daqui pensando em pesquisar mais para aplicar o que pode ajudar meus alunos a compreender os conteúdos matemáticos.
     A mesa de encerramento explanou sobre o Tema “Educação Matemática Escolar no Contexto do Curso de Pedagogia” e contou com a presença de Ademir Damázio e Eloir Mondardo Cardoso (UNESC), Josélia Euzébio da Rosa (UNISUL), Miryan Cruz Debiasi e Mirosete Iolanda Volpato Hanoff (UNIBAVE).
Ademir Damázio e Eloir Mondardo Cardoso (UNESC), Josélia Euzébio da Rosa (UNISUL), Miryan Cruz Debiasi e Mirosete Iolanda Volpato Hanoff (UNIBAVE)
Agradecemos a Secretaria de Educação de Cocal por viabilizar o transporte.

sábado, 22 de novembro de 2014

Educação divulga datas para realização das matrículas na educação infantil e fundamental

A Secretaria de Educação de Cocal do Sul lançou o edital para a realização das matrículas para o ano letivo de 2015, nas instituições que oferecem Educação Infantil, etapa creche e  pré-escola, para crianças de até 5 anos de idade e as demais crianças que completam 6 anos entre 1º de agosto a 31 de dezembro do ano que ocorrer a matrícula.  A rematrícula acontecerá de 17 a 21 de novembro, já as matrículas para novos alunos será de 24 a 28 de novembro. “É importante que os pais fiquem atentos ao edital publicado para estar por dentro de todos os detalhes e os critérios que deverão ser respeitados”, ressalta a Secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin. 
 
Os pais de crianças nesta faixa etária devem procurar a instituição mais próxima da sua residência. 
 
As instituições que atendem crianças de Educação Infantil adotarão o preenchimento da Ficha de Matrícula para todas as famílias que solicitarem vagas disponíveis. No ato do preenchimento, os pais ou responsável legal, deverão apresentar toda documentação necessária conforme estabelecido no item 7 do edital.  
 
Ensino Fundamental 
As matrículas e rematrículas para o ensino fundamental também seguirão os critérios contidos no edital. A criança deverá ter 06 anos completos ou a completar até 31/07/2015 para ingressar no 1º. ano do ensino fundamental de nove anos. A rematrícula acontecerá de 17 a 21 de novembro. As novas matrículas serão realizadas em duas etapas. A primeira de 24 a 28 de novembro e a segunda de 02 a 06 de fevereiro de 2015. O atendimento acontecerá de acordo com o funcionamento da unidade escolar com horário estendido.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Abertas as inscrições para a seleção de ACT em Cocal

Estão abertas as inscrições para seleção de professores contratados – ACT, por prazo determinado, para atuarem no Magistério Público Municipal de Cocal do Sul, para o ano letivo 2015. As inscrições para Educação Infantil e Ensino Fundamental I serão realizadas nos dias 01, 02 e 03 de dezembro, e para o Ensino Fundamental II Áreas Específicas serão realizadas nos dias 04 e 05 de dezembro de 2014. O Edital completo está afixado no mural das publicações na Prefeitura Municipal de Cocal do Sul, bem como, no site www.cocaldosul.sc.gov.br. As inscrições serão realizadas na sede da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura.
O processo seletivo simplificado acontecerá por meio de análise de títulos e tempo de serviço, classificatória, aplicada as funções temporárias para os cargos.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

COCAL DO SUL A UM JOGO DA FINAL

O Departamento Municipal de Esportes (DME) de Cocal do Sul está a um jogo da final da série ouro do Campeonato Regional de Base da Liga Urussanguense de Desportos (LUD) nas categorias sub 11 e sub 13.
O jogo decisivo ocorrerá neste sábado no Estádio Valmor Mario Guollo começando às 8:00hs (Sub 11) e às 10:00hs (Sub 13). O time sub 11 vai enfrentar Forquilhinha e o time sub 13 enfrenta a Casa Lar de Araranguá.
''Esses meninos estão preste fazer história, mas desde já estão de parabéns pela dedicação do ano todo, pelos treinos e jogos, sabemos que é uma competição extremamente difícil e longa, de 20 times estamos entre os 4 melhores da região estamos a um passo do objetivo traçado lá no começo da competição que era chegar na final.''  Professor Fabricio Demétrio da categoria sub 13.   


quarta-feira, 12 de novembro de 2014

COCAL DO SUL CONQUISTA MAIOR NÚMERO DE MEDALHAS DA LIGA VOLEIBOL DE SC

Todo ano a Liga Voleibol de Santa Catarina escolhe os melhores jogadores do ano em cada categoria disputada. Este ano o Projeto de Voleibol de Cocal do Sul conquistou um feito inédito: colocou 5 atletas entre as melhores do ano. Destaques:
JULIA MARIA DE NONI
MELHOR LEVANTADORA
PRÉ MIRIM
CAROLINE ALVES FLORENCIO
MELHOR LEVANTADORA
MIRIM
CAROLINE GONÇALVES PIRES
MELHOR ATACANTE
INFANTIL
VITÓRIA SILVA GOMES
MELHOR LEVANTADORA
INFANTIL
KARINE DAMIAN LUIZ
MELHOR LEVANTADORA
INFANTO

As atletas receberão o troféu em um evento organizado pela Liga, no dia 06 de dezembro em São Ludgero.
A Liga também premia com o troféu eficiência a equipe que obteve os melhores resultados em todas as categorias durante o ano. Em 2013, as Sul Cocalenses ficaram em 9° lugar e neste ano de 2014 conquistaram a terceira colocação atrás apenas de Forquilhinha 1° colocado e Braço do Norte 2°.
“É uma grande conquista para a cidade e uma responsabilidade maior ainda. Antes não tínhamos de onde partir, hoje temos a responsabilidade de trabalhar mais e melhor e assim galgar colocações melhores.” – Anderson Damian.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Olimpíada Municipal de Matemática premia alunos destaques

A Secretaria de Educação de Cocal do Sul premiou nesta semana, na presença dos pais, professores, diretores e autoridades, os primeiros colocados da 2ª Olimpíada Matemática das Escolas Municipais de Cocal do Sul (OMEMCS). O evento reuniu os 38 melhores colocados das instituições Demétrio Bettiol e Cristo Rei divididos pelos níveis 1 (6º e 7º ano) e 2 (8º e 9º ano).
A expectativa dos alunos dominou o ambiente durante a cerimônia. Eles aguardavam ansiosos pelo resultado que apontou Lucas Westfal e Maria Tereza Salvador (Cristo Rei), Gabriel Savi e Pedro Lucas Inocente (Demétrio Bettiol) como os destaques 2014. Os primeiros colocados foram premiados com um tablet pelo Prefeito Municipal Ademir Magagnin e a Secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin. Eles obtiveram a melhor média da 2ª OMEMCS. As provas foram realizadas recentemente e tiveram cerca de 20 questões objetivas. A Secretaria de Educação também entregou durante a premiação, certificado de participação para todos os melhores colocados.
Para o aluno Pedro Lucas Inocente foi uma surpresa. “Eu faço parte do Clubinho da Matemática na escola que tem me ajudado muito, pois tinha dificuldade. Hoje para mim a disciplina é de fácil compreensão, uma grande oportunidade e satisfação poder ver meus conhecimentos avançando”, afirma. O estudante Gabriel Savi não esperava pelo prêmio. “Eu gosto muito de matemática. É um desafio muitas vezes participar, mas o bom mesmo é estudar e ter esse reconhecimento”, ressalta. Já para Lucas Westfal o resultado é uma grande realização. “Pude perceber que meu trabalho pode dar muitos frutos ao adquirir conhecimento”, avalia. Enquanto que para Maria Tereza o esforço valeu à pena.
Segundo o prefeito uma das propostas do atual governo é o investimento em educação e conhecimento, pois isso ninguém vai tirar do aluno. “Nós estamos trabalhando com muito esforço para darmos as melhores condições aos estudantes. Nunca vamos deixar de investir na educação. Nenhuma sociedade será construída com dignidade sem investimentos na educação. O Sul nunca se destacou tanto em matemática e nós estamos contribuindo para isso. Pais participem da vida de seus filhos, em qualquer ato que for, pois eles estão de parabéns e tendem a avançar cada vez mais”, ressaltou Magagnin.
A Secretária não escondeu a satisfação e os resultados que o projeto Clubinho da Matemática vem proporcionando aos alunos. “Parabenizo todos os pais, as professoras envolvidas, coordenação e escola por permitirem que eles participem. As coisas estão acontecendo e nada aconteceria sem o esforço dos alunos. Nós estamos conseguindo alcançar com essa parceria avanços surpreendentes. Enquanto esses alunos estão no contra turno eles estão fazendo uma coisa boa. De forma prazerosa, a matemática vem cativando nossos adolescentes e elevando o desempenho geral das turmas”, destaca Raquel. 
Feira Catarinense de Matemática
Ainda como forma de incentivo e reconhecimento, a Secretaria de Educação de Cocal do Sul irá oportunizar a todos os alunos classificados na 2ª OMEMCS, um passeio de estudo na Feira Catarinense de Matemática em Jaraguá do Sul, nesta quinta-feira 23. Para a coordenadora pedagógica Luciane “a participação no evento de matemática será importante não somente para os alunos, mas para as professoras do projeto. Nós, da região sul do estado não temos participado dessas feiras e temos muito que aprender. Nesse ano vamos apenas visitar e quem sabe no próximo ano estejamos expondo trabalhos também”, antecipa. 
Olimpíada Municipal de Matemática
A Olimpíada Municipal é um projeto inspirado nas Olimpíadas Nacionais de matemática e direcionado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais. Mais de 400 alunos participaram das provas neste ano. Para apoiar esse projeto foram criados os clubinhos de matemática que atendem mais de 100 alunos no contra turno. As professoras responsáveis pelos projetos são: Diana Morona, Maria Albertina e Ana Lúcia Pintro coordenadas pela coordenadora pedagógica, Luciane Idene dos Santos Rosso Leal. 
 
 
Classificados EEF Demétrio Bettiol
Nível 1: Anita Machado Delavedova, Bruna Queiroz Oliveira, Gabriel Savi, Giovane de S. Da Silva, João Vitor Tezza, Jonas Sartor e Laura Janice Scarpato.
Nível 2:Aline Michilin Bento, Ana Beatriz Zata, Carla Cristina Bittencourt, Eloisa Leopoldo, Francisco de Assis Ramos, Graziele da S. dos Santos, Gustavo Maffioletti, Laura SaviRosso, Liliane de Melo Morona, Pedro Lucas Inocente, Roger Bertan da Rocha e Tiago Cardoso Carboni.
Classificados EEF Cristo Rei
Nível 1: Carlos Eduardo dos Santos, João Luiz Jung, João Vitor Zeferino Rossa, Lucas Westfal, Maiane Manoel Fernandes, Paola Medeiros Antunes e Paulo Henrique Schmoller.
Nível 2: Maria Tereza Salvador, Caetano Luiz Costa, Caroline Goulart, Dienifer Luiz, Elisa Felizardo, Ester da Rosa, Leticia Vieira, Luigi Sartor Piucco, Mariele De Bona, Mateus Serafim, Nicole Claudino Goulart e Vinicius Da Costa Alves.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Centenas de professores são homenageados em Cocal em noite de confraternização

Os professores da rede municipal de Cocal do Sul foram homenageados na noite desta terça-feira, 14, no salão paroquial da igreja matriz. O evento foi organizado pelo Governo Municipal por meio da Secretaria de Educação. Uma homenagem especial foi feita pelos alunos do projeto das aulas de violão com voz da aluna Bruna da Demétrio Bettiol e a animação ficou por conta do grupo João Batista e Banda.

Mais de 200 professores, motoristas e profissionais da comunidade escolar participaram do evento. A cerimônia foi aberta pelas educadoras e ex-educadoras, Secretária de Educação, Raquel R. Quarezemin, a vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato que também representou o prefeito Ademir Magagnin que está em Brasília e a primeira-dama, Maria de Fátima Dajori Magagnin. 
Raquel relatou todas as ações, projetos e iniciativas que estão sendo feitos na área da educação para a valorização do professor e melhoria da qualidade de ensino, assim como na estrutura física. “É importante neste dia reconhecer o esforço dos professores. E é por tudo isso que não podemos
parar. Parabenizamos a todos os educadores que não medem esforços em sala de aula para que possamos oferecer uma educação de qualidade e reconhecida na região”, destacou a secretária. Segundo a vice-prefeita “o presente para o prefeito e para mim é a presença de todos os professores neste encontro de confraternização e gratidão. É um orgulho participar com todos vocês nesta jornada. O professor merece aplausos e respeito a cada dia. Tudo está nas mãos dele. Parabéns pelo seu dia e obrigada por tudo”, destacou Aninha. 
  
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMCS