Professores da Rede Municipal de Ensino de Cocal do Sul, Urussanga e
Morro da Fumaça reuniram-se nesta quinta-feira, 27, no auditório do
Instituto Maximiliano Gaidzinski, em Cocal do Sul para trocar
experiências a cerca da alfabetização de crianças. Os governos
municipais promoveram o Seminário do Pacto Nacional Pela Alfabetização
na Idade Certa (Pnaic).
O
pacto tem como objetivo socializar experiências e produções de
conhecimento realizados no período de formação continuada dos
professores alfabetizadores e expor a importância da continuidade do
programa para o desenvolvimento de metodologias de alfabetização que
resultem no aprendizado da leitura, da escrita e das operações básicas
de matemática até os oito anos de idade.
A
abertura do seminário foi realizada pelo prefeito de Cocal, Ademir
Magagnin e a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna
Quarezemin e contou ainda com uma apresentação de acolhida e reflexão
feita pelos alunos da escola Giovanni Battain por meio da música “Cuida
de mim”.“O
nosso país só será melhor quando todos entenderem que o maior
investimento tem que ser na educação para que possamos dar oportunidade
às nossas crianças. Esse é o melhor e maior investimento”, destacou
Magagnin.
Durante
a manhã, os profissionais participaram da palestra que teve como tema
“Desmistificando a MA-TEMÁTICA”, ministrada pelo professor mestre,
Jovino Aragão, de Blumenau. Já durante a tarde foram realizadas as
apresentações de trabalhos pelos professores desenvolvidos com as
crianças em sala de aula. Neste
ano, além de dar continuidade ao trabalho iniciado em 2013 na área da
linguagem, os professores do bloco alfabetizador tiveram formação sobre a
alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Dessa forma, a
Alfabetização Matemática é entendida como um instrumento para a leitura
do mundo, uma perspectiva que supera a simples decodificação dos números
e a resolução das quatro operações básicas.
“Preparar
aulas que levem os alunos a pensar, raciocinar, refletir, compreender a
função da matemática em nossas vidas, requer muito dos professores.
Hoje, a escola boa é aquela que ensina a todos e que respeita as
particularidades de cada um. Por isso devemos fazer a diferença na vida
dos alunos que passam pelas nossas mãos todos os anos. A ação pedagógica
precisa contribuir para que as crianças compreendam a intenção dos
textos que lêem, no contexto das práticas de leitura de sua vida
cotidiana, dentro e fora da escola. Parabéns aos professores que se
dedicaram durante o ano inteiro no Pnaic, que desenvolveram as
atividades com as crianças, que tiveram coragem de por em prática aquilo
que aprenderam. Pois ser professor é acreditar no potencial de cada um e
no próprio potencial”, finalizou a Secretária Raquel R. Quarezemin. Participaram
do seminário professores dos municípios envolvidos, autoridades,
juntamente com as secretárias de Educação de Urussanga, Brigda Mariott,
de Morro da Fumaça, Lucilene Pagnan Cechinel e coordenadoras e
orientadoras do Pnaic de cada cidade.