sábado, 6 de dezembro de 2014

Pnaic: Seminário reúne professores de Cocal, Urussanga e Morro da Fumaça

       Professores da Rede Municipal de Ensino de Cocal do Sul, Urussanga e Morro da Fumaça reuniram-se nesta quinta-feira, 27, no auditório do Instituto Maximiliano Gaidzinski, em Cocal do Sul para trocar experiências a cerca da alfabetização de crianças. Os governos municipais promoveram o Seminário do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). 
         O pacto tem como objetivo socializar experiências e produções de conhecimento realizados no período de formação continuada dos professores alfabetizadores e expor a importância da continuidade do programa para o desenvolvimento de metodologias de alfabetização que resultem no aprendizado da leitura, da escrita e das operações básicas de matemática até os oito anos de idade.
      A abertura do seminário foi realizada pelo prefeito de Cocal, Ademir Magagnin e a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin e contou ainda com uma apresentação de acolhida e reflexão feita pelos alunos da escola Giovanni Battain por meio da música “Cuida de mim”.“O nosso país só será melhor quando todos entenderem que o maior investimento tem que ser na educação para que possamos dar oportunidade às nossas crianças. Esse é o melhor e maior investimento”, destacou Magagnin.   
      Durante a manhã, os profissionais participaram da palestra que teve como tema “Desmistificando a MA-TEMÁTICA”, ministrada pelo professor mestre, Jovino Aragão, de Blumenau. Já durante a tarde foram realizadas as apresentações de trabalhos pelos professores desenvolvidos com as crianças em sala de aula.  Neste ano, além de dar continuidade ao trabalho iniciado em 2013 na área da linguagem, os professores do bloco alfabetizador tiveram formação sobre a alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Dessa forma, a Alfabetização Matemática é entendida como um instrumento para a leitura do mundo, uma perspectiva que supera a simples decodificação dos números e a resolução das quatro operações básicas.  
       “Preparar aulas que levem os alunos a pensar, raciocinar, refletir, compreender a função da matemática em nossas vidas, requer muito dos professores. Hoje, a escola boa é aquela que ensina a todos e que respeita as particularidades de cada um. Por isso devemos fazer a diferença na vida dos alunos que passam pelas nossas mãos todos os anos. A ação pedagógica precisa contribuir para que as crianças compreendam a intenção dos textos que lêem, no contexto das práticas de leitura de sua vida cotidiana, dentro e fora da escola. Parabéns aos professores que se dedicaram durante o ano inteiro no Pnaic, que desenvolveram as atividades com as crianças, que tiveram coragem de por em prática aquilo que aprenderam. Pois ser professor é acreditar no potencial de cada um e no próprio potencial”, finalizou a Secretária Raquel R. Quarezemin.  Participaram do seminário professores dos municípios envolvidos, autoridades, juntamente com as secretárias de Educação de Urussanga, Brigda Mariott, de Morro da Fumaça, Lucilene Pagnan Cechinel e coordenadoras e orientadoras do Pnaic de cada cidade.