domingo, 23 de novembro de 2014

II Seminário Interinstitucional de Educação Matemática Escolar



     Neste sábado (22/11) aconteceu o II Seminário Interinstitucional de Educação Matemática Escolar, na capela do Museu ao Ar Livre, em Orleans. O encontro teve como objetivo oportunizar a reflexão, referente ao estado arte do ensino da matemática e as novas possibilidades, com acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
     O grupo de professoras do Clubinho de Matemática de Cocal do Sul e a coordenadora do PNAIC – Plano Nacional da Alfabetização na Idade Certa – Marenir Santa Helena participaram porque os temas - “Conceito de Número”, “Tabuada e Divisão” e “Adição, Subtração e resolução de problemas” – são importantes para discutir e repensar novas maneiras de melhorar a prática pedagógica.
A professora Ana Lúcia Pintro avalia “Foi mais um encontro provocador. Já faz tempo que eu sei que esse grupo de pesquisadores das universidades estuda e divulga as ideias do educador russo Davýdov e sinto-me incomodada porque não consigo vislumbrar como isso pode melhorar o ensino da matemática de modo geral e ao mesmo tempo, sei que deve ser algo bom para a educação porque esses profissionais são comprometidos, dedicados e demonstram amar o que fazem. Saio daqui pensando em pesquisar mais para aplicar o que pode ajudar meus alunos a compreender os conteúdos matemáticos.
     A mesa de encerramento explanou sobre o Tema “Educação Matemática Escolar no Contexto do Curso de Pedagogia” e contou com a presença de Ademir Damázio e Eloir Mondardo Cardoso (UNESC), Josélia Euzébio da Rosa (UNISUL), Miryan Cruz Debiasi e Mirosete Iolanda Volpato Hanoff (UNIBAVE).
Ademir Damázio e Eloir Mondardo Cardoso (UNESC), Josélia Euzébio da Rosa (UNISUL), Miryan Cruz Debiasi e Mirosete Iolanda Volpato Hanoff (UNIBAVE)
Agradecemos a Secretaria de Educação de Cocal por viabilizar o transporte.