quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Olimpíada Municipal de Matemática premia alunos destaques

A Secretaria de Educação de Cocal do Sul premiou nesta semana, na presença dos pais, professores, diretores e autoridades, os primeiros colocados da 2ª Olimpíada Matemática das Escolas Municipais de Cocal do Sul (OMEMCS). O evento reuniu os 38 melhores colocados das instituições Demétrio Bettiol e Cristo Rei divididos pelos níveis 1 (6º e 7º ano) e 2 (8º e 9º ano).
A expectativa dos alunos dominou o ambiente durante a cerimônia. Eles aguardavam ansiosos pelo resultado que apontou Lucas Westfal e Maria Tereza Salvador (Cristo Rei), Gabriel Savi e Pedro Lucas Inocente (Demétrio Bettiol) como os destaques 2014. Os primeiros colocados foram premiados com um tablet pelo Prefeito Municipal Ademir Magagnin e a Secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin. Eles obtiveram a melhor média da 2ª OMEMCS. As provas foram realizadas recentemente e tiveram cerca de 20 questões objetivas. A Secretaria de Educação também entregou durante a premiação, certificado de participação para todos os melhores colocados.
Para o aluno Pedro Lucas Inocente foi uma surpresa. “Eu faço parte do Clubinho da Matemática na escola que tem me ajudado muito, pois tinha dificuldade. Hoje para mim a disciplina é de fácil compreensão, uma grande oportunidade e satisfação poder ver meus conhecimentos avançando”, afirma. O estudante Gabriel Savi não esperava pelo prêmio. “Eu gosto muito de matemática. É um desafio muitas vezes participar, mas o bom mesmo é estudar e ter esse reconhecimento”, ressalta. Já para Lucas Westfal o resultado é uma grande realização. “Pude perceber que meu trabalho pode dar muitos frutos ao adquirir conhecimento”, avalia. Enquanto que para Maria Tereza o esforço valeu à pena.
Segundo o prefeito uma das propostas do atual governo é o investimento em educação e conhecimento, pois isso ninguém vai tirar do aluno. “Nós estamos trabalhando com muito esforço para darmos as melhores condições aos estudantes. Nunca vamos deixar de investir na educação. Nenhuma sociedade será construída com dignidade sem investimentos na educação. O Sul nunca se destacou tanto em matemática e nós estamos contribuindo para isso. Pais participem da vida de seus filhos, em qualquer ato que for, pois eles estão de parabéns e tendem a avançar cada vez mais”, ressaltou Magagnin.
A Secretária não escondeu a satisfação e os resultados que o projeto Clubinho da Matemática vem proporcionando aos alunos. “Parabenizo todos os pais, as professoras envolvidas, coordenação e escola por permitirem que eles participem. As coisas estão acontecendo e nada aconteceria sem o esforço dos alunos. Nós estamos conseguindo alcançar com essa parceria avanços surpreendentes. Enquanto esses alunos estão no contra turno eles estão fazendo uma coisa boa. De forma prazerosa, a matemática vem cativando nossos adolescentes e elevando o desempenho geral das turmas”, destaca Raquel. 
Feira Catarinense de Matemática
Ainda como forma de incentivo e reconhecimento, a Secretaria de Educação de Cocal do Sul irá oportunizar a todos os alunos classificados na 2ª OMEMCS, um passeio de estudo na Feira Catarinense de Matemática em Jaraguá do Sul, nesta quinta-feira 23. Para a coordenadora pedagógica Luciane “a participação no evento de matemática será importante não somente para os alunos, mas para as professoras do projeto. Nós, da região sul do estado não temos participado dessas feiras e temos muito que aprender. Nesse ano vamos apenas visitar e quem sabe no próximo ano estejamos expondo trabalhos também”, antecipa. 
Olimpíada Municipal de Matemática
A Olimpíada Municipal é um projeto inspirado nas Olimpíadas Nacionais de matemática e direcionado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais. Mais de 400 alunos participaram das provas neste ano. Para apoiar esse projeto foram criados os clubinhos de matemática que atendem mais de 100 alunos no contra turno. As professoras responsáveis pelos projetos são: Diana Morona, Maria Albertina e Ana Lúcia Pintro coordenadas pela coordenadora pedagógica, Luciane Idene dos Santos Rosso Leal. 
 
 
Classificados EEF Demétrio Bettiol
Nível 1: Anita Machado Delavedova, Bruna Queiroz Oliveira, Gabriel Savi, Giovane de S. Da Silva, João Vitor Tezza, Jonas Sartor e Laura Janice Scarpato.
Nível 2:Aline Michilin Bento, Ana Beatriz Zata, Carla Cristina Bittencourt, Eloisa Leopoldo, Francisco de Assis Ramos, Graziele da S. dos Santos, Gustavo Maffioletti, Laura SaviRosso, Liliane de Melo Morona, Pedro Lucas Inocente, Roger Bertan da Rocha e Tiago Cardoso Carboni.
Classificados EEF Cristo Rei
Nível 1: Carlos Eduardo dos Santos, João Luiz Jung, João Vitor Zeferino Rossa, Lucas Westfal, Maiane Manoel Fernandes, Paola Medeiros Antunes e Paulo Henrique Schmoller.
Nível 2: Maria Tereza Salvador, Caetano Luiz Costa, Caroline Goulart, Dienifer Luiz, Elisa Felizardo, Ester da Rosa, Leticia Vieira, Luigi Sartor Piucco, Mariele De Bona, Mateus Serafim, Nicole Claudino Goulart e Vinicius Da Costa Alves.