segunda-feira, 30 de março de 2015

Educação e Aprendizagem é tema de capacitação 


No dia 24 de março de 2015 os profissionais da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul reuniram-se no salão da igreja matriz para a palestra, que teve como tema “Educação e Aprendizagem: Cenários e Desafios”, ministrada pelo Prof. Dr. Lourival José Martins Filho. 
O encontro contou ainda com a participação do Prefeito, Ademir Magagnin, da Vice-Prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin, o Diretor de Cultura e Turismo, Juarez Fogaça e a Secretária de Educação de Morro da Fumaça, Lucilene Pagnan Cechinel. 
Segundo a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, as capacitações são promovidas com o objetivo de dar suporte aos profissionais para que fortaleçam o seu papel nas instituições de ensino. “Durante a palestra, o Professor Lourival destacou assuntos pertinentes à prática pedagógica, enfatizando a importância da intencionalidade diante das atividades, realizadas com os educandos, já que a escola é o espaço privilegiado para a socialização do saber, enfatizando que precisamos ser aquele professor que vai ao encontro do aluno, aquele que sabe dosar a responsabilidade e o compromisso assumido. Além disso, cada um de nós precisa de um projeto, um  Para a educadora, Gislene de Fáveri Marcelino “o encontro foi bastante produtivo e mostrou situações vivenciadas, onde é necessário conciliar a prática com a teoria. Outro assunto que me chamou atenção são as relações humanas, o ponto chave da educação hoje”. 
Atenciosamente Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Cocal do Sul Maria Luiza Da Rolt / 9911-2321

segunda-feira, 23 de março de 2015

Aulas de Jogos de Mesa na rede municipal passam a ser realizados às quintas-feiras
Os Jogos de Mesa que habitualmente aconteciam todas as sextas-feiras nas escolas José Perucchi, Demetrio Bettiol e Cristo Rei, a partir desta semana, passarão a ser realizados às quintas-feiras sem alteração nos horários. O motivo da troca de datas aconteceu para não chocar com os encontros do Clubinho da Matemática e, desta forma,  não prejudicar os alunos que participam dos dois projetos. 

Horários das aulas
Escola José Perucchi: das 7h30 às 8h20 e das 12h50 às 13h40.
Escola Demétrio Bettiol: das 9h às 9h50 e das 14h às 14h50.
Escola Cristo Rei: 10h às 10h50 e das 15h20 às 16h10
Crianças da Giovanni Battain realizam atividades para marcar o dia da Água

Na escola Municipal Giovanni Battain, de Cocal do Sul, a sexta-feira (20), foi marcada por ações de conscientização para celebrar o Dia da Água, 22 de março. A iniciativa  integrou pais, alunos e professores. Uma sequência de atividades sobre a água que tem o objetivo de enaltecer a data e alertar sobre o uso consciente.
De acordo com a Diretora, Marivalda Wasielevski uma gota em forma de papel foi encaminhada para os pais para que escrevessem ações para economizar a água. “Tudo isso foi transformado em um mural juntamente com os trabalhos dos alunos para fortalecer ainda mais as iniciativas que devem ser colocadas em prática”, afirmou. 
Uma mini garrafa de água tratada pelo Samae também foi entregue como lembrança aos alunos para agregar às iniciativas de preservação. “Precisamos mudar e ajudar a proteger a água. É a nossa vida que está em jogo”, disse a pequena Julia Martinho.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Educadores da Demétrio Bettiol participam de curso de Braille


As educadoras Elaine Correa, Juliane Zanette e Aparecida Ignácio da escola municipal Demétrio Bettiol, de Cocal do Sul, iniciaram nesta terça-feira, 17, o curso de Braille pela ADORE (Associação de Deficientes Visuais de Orleans e Região). 
A capacitação contará com 10 encontros onde serão ministradas aulas de mobilidade e de Braille. Hoje, a escola possui um aluno com deficiência visual e é uma preocupação da Secretaria de Educação propor o aprimoramento para melhor atender os seus alunos.
A Adore também produz materiais didáticos, usados em várias escolas especiais de Santa Catarina e fornece gratuitamente vários equipamentos adaptados as escolas com alunos deficientes visuais.


Cinco alunos de Cocal participam do Programa de Iniciação Científica Jr.

Em 2015, Cocal do Sul contará com 5 alunos da rede municipal  que participarão do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Os estudantes Gabriel Savi (Medalhista de Ouro), Pedro Lucas Inocente (Medalhista de Bronze) e o Roger Bertan da Rocha (Menção Honrosa)  da Escolal Demétrio Bettiol e os estudantes Carlos Eduardo Feliciano (Menção Honrosa) e Lucas Westfal (Medalhista de Bronze) da Escola  Cristo Rei, foram beneficiados por serem medalhistas da OBMEP ou por obterem menção honrosa com notas altas.

O PIC é um programa que visa transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros.
Durante o programa, os alunos participam de atividades orientadas por professores qualificados em instituições de ensino credenciadas pelo IMPA (Instituto da Matemática Aplicada), em dois encontros mensais aos sábados, das 8h às 17h. Por meio desta iniciativa, pretende-se despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da Matemática.

Os alunos que fazem parte do Programa recebem ainda incentivo financeiro mensal no valor de R$100,00 concedido pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Além de Gabriel, Pedro e Roger, o ex-aluno Tiago Carboni (Medalhista de Bronze), que atualmente está estudando no IFSC (Instituto Federal Santa Catarina) no primeiro ano do Ensino Médio, também é contemplado no Programa.




terça-feira, 17 de março de 2015

Projeto Clubinho da Matemática inicia atividades e reúne 250 alunos da rede municipal



A matemática começa a ser o foco dos 250 alunos inscritos no projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação de Cocal do Sul, Clubinho da Matemática. O trabalho teve início na última semana e contempla as escolas EEF Cristo Rei e EEF Demétrio Bettiol, sob coordenação das professoras Diana Morona e Maria Albertino Ghizzo. As aulas do Clubinho acontecem nas escolas todas as sextas-feiras, com horários diferenciados para turmas de 5º ano (mirin), 6º e 7º ano (nível 1), 8º e 9º ano (nível 2). A novidade este ano é a participação dos alunos do 5º ano da EEF José Perucchi  com a professora Julia Teixeira.
Durante o primeiro encontro, os alunos 6º e 7º (nível 1), 8º e 9º ano (nível 2) tiveram as aulas planejadas para despertar o raciocínio lógico. Por isso as professoras optaram em ensinar a resolver o  Quadrado Mágico, uma tabela quadrada de números em que a soma de cada coluna, de cada linha e das duas diagonais são iguais. “Sua origem não é conhecida, mas há registros de sua existência em épocas anteriores a nossa era na China e na Índia. O quadrado de nove casas (3 x 3) é encontrado pela primeira vez num manuscrito árabe, no fim do Século VIII, e atribuído a Apolônio de Tiana (I Século) por Marcellin Berthelot. Na Idade Média, os quadrados mágicos se tornaram muito populares pelo seu uso comoTalismãs, onde eram associados a Planetas que atribuíam a eles o poder de atrair proteção astral para seus detentores”, explicou a professora Diana.
Para os alunos 5º ano (mirim), as professoras contaram a história do mundo mágico dos números, onde as professoras se vestiram de mágicos, fizeram truques, mostraram imagens e objetos para apresentar história dos 10 algarismos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9) conhecidos por todos atualmente.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Jogos de mesa iniciam atividades nas escolas
       
O projeto “Jogos de Mesa” criado no ano passado em parceria com a Secretaria de Educação que Cocal do Sul já iniciou suas atividades no contra turno, nas escolas municipais. Coordenado pelo professor Gustavo Meneghel, a iniciativa tem o objetivo de proporcionar a aprendizagem dos mais diversos jogos de mesa, principalmente o tênis de mesa e o xadrez. 
Mais de 120 alunos foram inscritos neste ano, 40 participantes a mais em relação ao ano passado. A parceira com a Secretaria de Educação está proporcionando muitas novidades para este ano, como a aquisição de novos jogos e a participação em mais campeonatos.
Segundo o professor Gustavo Meneghel os jogos de mesa são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois desenvolvem a concentração, memorização, disciplina, raciocínio rápido e tantas outras áreas do cérebro. “Estamos muito felizes com a procura dos alunos para participar do projeto. O número de escritos surpreendeu e sabemos que isso é o resultado do bom trabalho realizado em 2014”, destaca.
As aulas de Jogos de Mesa são realizadas todas às sextas-feiras, nos períodos matutinos e vespertinos, nas escolas José Perucchi, Cristo Rei e Demetrio Bettiol. Cada aula tem duração de 50 minutos.


quarta-feira, 11 de março de 2015

Autoridades e representantes da cultura estudam novo local para abrigar acervo do município
Um novo local para abrigar a história de Cocal do Sul foi o tema do encontro que reuniu, nesta terça-feira (10), autoridades e representantes do Circulo Italiano do município, no gabinete do prefeito, Ademir Magagnin. O objetivo é buscar a melhor opção para reativar o museu da cidade que conta com mais de 300 peças históricas. 
Durante a reunião, a presidente do Circulo, Neide Palegrin apresentou a situação do museu, atividades desenvolvidas e um local que poderia servir para o desenvolvimento do trabalho. “Há anos o museu espera por solução. Para isso precisamos da ajuda do poder público, pois não podemos perder a nossa identidade. 
Milhares de pessoas já visitaram nosso museu, escolas e todos se encantam com o que vêem. É uma volta ao passado que precisa ser conservada e valorizada’, destacou.  Participaram também do encontro, a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin e o Diretor de Cultura, Juarez Fogaça, além da Presidente da Câmara Roseny Cittadin Barbosa e imprensa. Segundo Magagnin até o fim desta administração, o papel é dar suporte a cultura do município. “Avançamos muito de dois anos para cá. Sempre digo que Cocal tem uma das histórias mais linda da região e isso não pode ser jogado fora. 
Estamos a meses conversando sobre o acervo cultural e essa solicitação, vindo desse grupo que realmente se preocupa com a nossa história, é importante para intensificar ainda mais esse projeto. Nas próximas semanas vamos voltar a conversar para ver o andamento, novas ideias e as
possibilidades de ativar o nosso acervo”, ressaltou. 
Situação do Museu
Hoje, as peças do acervo do município estão abrigadas em uma residência da cidade e sem visitação. O museu de Cocal conta com mais de 300 peças, entre elas objetos religiosos datados de 1880 e originários da Itália, comércio, vida diária dos imigrantes, fotos, documentos e livros. 

segunda-feira, 9 de março de 2015

Entrega de rosas marca o dia internacional da Mulher em Cocal 
Com flores, o Prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin e a vice, Cirlene Gonçalves Scarpato prestaram homenagem a todas as servidoras do município nesta sexta-feira, 06, em homenagem ao dia Internacional da Mulher. A homenagem também se estendeu às mulheres que atuam na Feira Livre e comércio. “Para mim, todo dia é Dia da Mulher, mas esta data nos leva a refletir o quanto é importante a valorização e o respeito para com essas guerreiras que nos ajudam no dia a dia. Elas têm um papel fundamental no crescimento e no desenvolvimento de nossa cidade. Que todas as mulheres do nosso município possam se sentir abraçadas neste dia”, ressaltou o prefeito.
Para a servidora, Sôenia Zaccaron o momento foi especial. “Quem não gosta de receber rosas, não é mesmo? Esta ação de hoje é um carinho que a gente recebe e que nos faz sentir ainda mais valorizadas”, afirmou. 

História do dia 8 de março
No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, em um ato totalmente desumano. No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram
na fábrica em 1857, mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).