Autoridades e representantes da cultura estudam novo local para abrigar acervo do município
Um novo local para abrigar a história de Cocal do Sul foi o tema do encontro que reuniu, nesta terça-feira (10), autoridades e representantes do Circulo Italiano do município, no gabinete do prefeito, Ademir Magagnin. O objetivo é buscar a melhor opção para reativar o museu da cidade que conta com mais de 300 peças históricas.
Durante a reunião, a presidente do Circulo, Neide Palegrin apresentou a situação do museu, atividades desenvolvidas e um local que poderia servir para o desenvolvimento do trabalho. “Há anos o museu espera por solução. Para isso precisamos da ajuda do poder público, pois não podemos perder a nossa identidade.
Milhares de pessoas já visitaram nosso museu, escolas e todos se encantam com o que vêem. É uma volta ao passado que precisa ser conservada e valorizada’, destacou. Participaram também do encontro, a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin e o Diretor de Cultura, Juarez Fogaça, além da Presidente da Câmara Roseny Cittadin Barbosa e imprensa. Segundo Magagnin até o fim desta administração, o papel é dar suporte a cultura do município. “Avançamos muito de dois anos para cá. Sempre digo que Cocal tem uma das histórias mais linda da região e isso não pode ser jogado fora.
Estamos a meses conversando sobre o acervo cultural e essa solicitação, vindo desse grupo que realmente se preocupa com a nossa história, é importante para intensificar ainda mais esse projeto. Nas próximas semanas vamos voltar a conversar para ver o andamento, novas ideias e as
possibilidades de ativar o nosso acervo”, ressaltou.
Situação do Museu
Hoje, as peças do acervo do município estão abrigadas em uma residência da cidade e sem visitação. O museu de Cocal conta com mais de 300 peças, entre elas objetos religiosos datados de 1880 e originários da Itália, comércio, vida diária dos imigrantes, fotos, documentos e livros.