quinta-feira, 19 de março de 2015

Cinco alunos de Cocal participam do Programa de Iniciação Científica Jr.

Em 2015, Cocal do Sul contará com 5 alunos da rede municipal  que participarão do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Os estudantes Gabriel Savi (Medalhista de Ouro), Pedro Lucas Inocente (Medalhista de Bronze) e o Roger Bertan da Rocha (Menção Honrosa)  da Escolal Demétrio Bettiol e os estudantes Carlos Eduardo Feliciano (Menção Honrosa) e Lucas Westfal (Medalhista de Bronze) da Escola  Cristo Rei, foram beneficiados por serem medalhistas da OBMEP ou por obterem menção honrosa com notas altas.

O PIC é um programa que visa transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros.
Durante o programa, os alunos participam de atividades orientadas por professores qualificados em instituições de ensino credenciadas pelo IMPA (Instituto da Matemática Aplicada), em dois encontros mensais aos sábados, das 8h às 17h. Por meio desta iniciativa, pretende-se despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da Matemática.

Os alunos que fazem parte do Programa recebem ainda incentivo financeiro mensal no valor de R$100,00 concedido pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Além de Gabriel, Pedro e Roger, o ex-aluno Tiago Carboni (Medalhista de Bronze), que atualmente está estudando no IFSC (Instituto Federal Santa Catarina) no primeiro ano do Ensino Médio, também é contemplado no Programa.