segunda-feira, 6 de junho de 2016

Museu Municipal de Cocal do Sul é aberto ao público e resgata a história do
município por meio de centenas de peças da colonização






A cada peça observada, uma lembrança e admiração pelo passado. Em cada objeto, o sentimento de uma história de luta, trabalho e amor. Foram com essas palavras que o ex-professor Celeste Candiotto descreveu a emoção que sentiu ao observar as peças históricas que compõem o acervo cultural do município. Assim como ele, centenas de pessoas compartilharam do mesmo anseio na sexta-feira, 03, durante a inauguração do Museu Municipal de Cocal do Sul. O novo espaço idealizado pelo Governo Municipal em parceria com o Circulo Italiano concentra 450 peças restauradas e preparadas para valorizar e contar a história do município marcada pelo trabalho, fé esperança de um povo. 
 
A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, regionais, famílias tradicionais, representantes de entidades, alunos, professores e comunidade. Os corais Demétrio Bettiol e Serenata D’ Amore abrilhantaram o momento com canções folclóricas italianas e populares. Os padres Zezinho e Orlando Cechinel, juntamente com o Pastor Joelson Da Silva, abençoaram o local.   

O Prefeito Ademir Magagnin destacou que a vida dos antepassados foi difícil e as peças demonstram a
evolução e costumes que é preciso valorizar. “É um 
orgulho entregar para Cocal do Sul esse acervo que estima uma história de mais de 130 anos. Nosso comprometimento com a cultura é transformado em obra. Por meio do museu queremos compreender a história do município, sua trajetória e dinâmica no decorrer do tempo e recuperar fatos e sujeitos do passado responsáveis pela construção e desenvolvimento da nossa cidade”, relata. 

Para a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato Cocal do Sul ganha um presente. “Não precisa dizer muito, nossas ações falam mais alto do que as nossas palavras. Nosso compromisso enquanto gestor é resgatar a história do povo e mantê-la viva. Se depender de nós, esse museu só sairá daqui para um espaço próprio. Ele será muito bem cuidado com trabalho e amor, como a nossa cultura merece”, afirmou. 

A presidente do Circulo Italiano, Neide de Pelegrin relata que esta é uma conquista gratificante, pois o poder público esta abraçando a cultura e a história. “Obrigada por entregar para Cocal esse patrimônio. Dedico ainda
essa obra ao nosso mentor e grande  incentivador Vinicíus Búrigo. Foi ele quem começou a nos dar as primeiras peças. Estou muito realizada, pois ficou muito bonito. Nós temos um grande acervo representativo para as pessoas que amam e valoriza a sua história e italianidade”, descreve. 

Para o Diretor de Cultura, Juarez Fogaça hoje Cocal do Sul dá um do passos mais importantes para a consolidação de seu resgate e valorização de sua cultura. “Solidificamos um sonho com trabalho e amor por todos aqueles que aqui deixaram e contribuíram para o que o nosso município é hoje”, afirma. 

A maioria das peças foi trazida pelos primeiros imigrantes por volta de 1885. O museu destaca ainda algumas relíquias de uso pessoal, livros e vestimentas dos primeiros padres. O acervo é feito por doações de famílias
de Cocal que tiveram início pelo historiador da cidade, Vinícius Búrigo que sempre foi um incentivador do museu. Hoje, ele se soma às doações das famílias de Aquiles Dajori, Manoel João Teixeira, Zilda Búrigo Bosa, Lucinda Galli Búrigo, Ivanir Búrigo Issa, Padre Orlando Antônio Cechinel, Padre José Aires, Padre Eloir Borges, entre tantas outras. 

O Museu Municipal de Cocal do Sul funcionará de segunda a sexta-feira,das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Nos finais de semana e horários especiais para grupos, a visita deverá ser agendada. As pessoas que desejarem doar peças antigas pertencentes a seus antepassados também podem procurar pela equipe do museu para avaliação. O novo espaço está localizado na rodovia SC 108, Km 364 Sala 02, no bairro Jardim das Palmeiras, antes da Polícia Rodoviária para quem vem de Criciúma. 


O que as autoridades disseram: 

- “Vim para prestigiar a minha família que de Cocal se originou. Por isso quero fazer uma saudação especial aos nossos antepassados que tão bem souberam deixar o seu legado marcado por muita luta e trabalho. Cocal do Sul dá um exemplo ao entregar esse espaço que é foco centralizador de toda a história do município. Tudo isso deve ser visitado por todos os escolares e que se incentive a busca pela história. Quando não se conhece o passado, não se terá uma ligação forte com a história da nossa gente. A história não pode ser esquecida”, Prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo.  

“É sempre motivo de satisfação participar de mais uma ação de um prefeito e uma equipe realizadora, competente e séria. Gestão que é referência no Sul do estado. Esse museu será uma ferramenta importante para a educação. Um povo culto e inteligente precisa conhecer a sua história”, Deputado Estadual, Ricardo Guidi.  
 

- “Venho acompanhando há anos a luta de muitas pessoas para que o museu de Cocal se tornasse uma realidade. Aqui ele está. Sinto-me feliz porque como professora de história, a cultura é algo expressivo na vida de cada um. Cada cidade que tem um museu preserva a sua história e aqui temos uma rica história que deve ser compartilhada com crianças e jovens. A partir de hoje teremos um local apropriado onde as pessoas sairão com ainda mais paixão pelo nosso município. Parabéns à administração e obrigada por nos presentear com este museu que ficará marcado na história da nossa cidade”, Presidente da Câmara de Vereadores, Angela Mendes Anjo. 

- “A gente fica contente e faz um apelo para que todos cuidem deste espaço. Que esse local seja preservado e seja um local de meditação e reflexão. Aqui podemos observar o quanto a nossa vida caminha e vai mudando. Que tudo isso seja eternizado por meio desta valorização cultural”, Padre Orlando Cechinel.

- “Tenho certeza que esse espaço será um ponto turístico e será muito visitado pelas pessoas e nossas crianças como um local de propagação da história e educação”, Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Ana Paula
Cechinel.  

O Museu 

O Museu de Cocal teve início em 2008 com o incentivo do comerciante, Vinicius Búrigo que além de doar peças, cedeu um espaço no casarão onde a  geração da família Búrigo morava, no Centro da cidade. O prédio foi construído em 1906. O museu permaneceu por seis anos no local e era mantido pelo Circulo Italiano de Cocal do Sul e um grupo de voluntários. Devido à estrutura estar comprometida, há anos existia o apelo para que o poder público pudesse abraçar e manter o acervo. De lá pra cá algumas medidas paliativas foram tomadas, mas ainda que em vão. “Hoje estamos realizando um sonho e só temos a agradecer a valorização e iniciativas em prol da cultura concedida pela atual administração. O museu se transformou em um grande ponto de concentração da história de Cocal que teve início em 1885 com a chegada dos primeiros imigrantes italianos. Agora, o nosso museu esta rico, bonito e atrativo, além disso, as pessoas estão confiantes na doação de suas peças”, destaca Neide de Pelegrin. 


Mais informações pelo telefone: 9984.8494 – Juarez Fogaça.