terça-feira, 7 de junho de 2016

I Etapa Sul-Cocalense de Xadrez Rápido reúne quase 90 crianças e jovens



Cocal do Sul recebeu, no último sábado (04), 90 crianças e adolescentes da região para uma disputa inteligente: Iª Etapa Sul-Cocalense de Xadrez Rápido. O evento foi uma realização do Governo Municipal por meio do projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação, Esporte e Cultura “Jogos de Mesa”. Xadrezistas de Sombrio, Içara, Criciúma, Cocal e Colégio Michel participaram do desafio. Uma tarde diferente que envolveu muita concentração e raciocínio lógico nas dependências da escola Municipal Demétrio Bettiol. Durante o torneio foram seis rodadas para a categoria escolar (até 14 anos) e cinco para a superior (de 15 a 18 anos). “Nosso objetivo enquanto cidade sede foi promover a socialização do Xadrez utilizando esse instrumento pedagógico como forma de desenvolvimento intelectual, social e afetivo. Estamos bastante satisfeitos com os resultados obtidos por meio do projeto Jogos de Mesa que hoje conta com mais de 150 alunos”, afirma o professor Gustavo Meneghel. 

O evento também foi acompanhado pelo prefeito Ademir Magagnin, a vice Cirlene Gonçalves Scarpato, Presidente do Legislativo, Angela Mendes Anjo, diretoras de escola, professores e pais. 

O município de Içara foi o destaque da competição, em primeiro lugar na colocação geral. Na sequência ficou Criciúma, em segundo, Cocal em terceiro, Sombrio em quarto e Colégio Michel em quinto. 

Entre os participantes estava a campeã brasileira, Mirela Pedro Tereza, 8 anos, de Criciúma.  “Eu gosto muito de xadrez e pra mim foi uma oportunidade de ouro, agora estou me preparando para o Pan que acontecerá no Uruguai em julho”, afirmou. 

Vitor Cardoso Filipe, 13 anos, de Içara participou com determinação. “Eu já jogava, mas agora com o projeto e com aulas toda semana, me envolvi muito mais. Esse é o terceiro torneio que participo e observo crescimento em minhas notas da escola diariamente. Devo tudo isso ao xadrez, pois meu raciocínio começou a ficar mais rápido, termino as provas muito antes do esperado. Pratico em casa com meu pai, contra o computador e em aplicativos, mas esses torneios nos motivam muito”, observa. 

O pai de Gabriel Cardoso (6 anos), Rangel Da Silva Cardoso acompanhou o  pequeno na disputa  e acredita que a iniciativa é importante para a socialização da criança. “Os pais devem incentivar sempre. Isso educa, movimenta, une as escolas e promove conhecimento. Que venham os próximos”, destacou.