sexta-feira, 3 de junho de 2016

Cocal do Sul inaugura Museu Municipal nesta sexta-feira


Fotos: Maria Luiza Da Rolt - Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul
Fotos: Maria Luiza Da Rolt - Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul
Visando compreender a história do município, sua trajetória e dinâmica no decorrer do tempo e recuperar fatos e sujeitos do passado responsáveis na construção e desenvolvimento de Cocal do Sul, o Governo Municipal em parceria com o Circulo Italiano irão inaugurar nesta sexta-feira, 03 de junho, o seu Museu.
Num espaço amplo, bem na entrada da cidade, o município conservará um acervo composto por mais de 450 peças que fazem parte da história.
A cerimônia será realizada às 15h, na rodovia SC 108, Km 364 Sala 02, no bairro Jardim das Palmeiras, antes da Polícia Rodoviária para quem vem de Criciúma.
Segundo o Diretor de Cultura, Juarez Fogaça grande parte das peças foi trazida pelos primeiros imigrantes por volta de 1885. “Temos ainda algumas relíquias de uso pessoal, livros e vestimentas dos primeiros padres. O acervo é feito por doações de famílias de Cocal que tiveram início pelo historiador da cidade, Vinícius Búrigo que sempre foi um incentivador do museu. Só temos a agradecer a atenção de todos neste trabalho cultural com o propósito de valorizar e manter viva a nossa história”, destaca.
Hoje, o acervo se soma às doações das famílias de Aquiles DajoriManoel João TeixeiraZilda Búrigo BosaLucinda Galli Búrigo, Ivanir Búrigo IssaPadre Orlando Antônio CechinelPadre José AiresPadre Eloir Borges, entre tantas outras. 
Para a presidente do Circulo Italiano, Neide De Pelegrin o grupo luta por um espaço amplo e adequado há 13 anos. “Nós sempre abraçamos esse sonho junto com o historiador Vinicius Búrigo. Nós queríamos que o poder público assumisse o museu. Todo mundo tem o anseio de saber da onde veio. Agora, o nosso museu esta rico. Recebemos muitas doações e não imaginava tantas pessoas com tantos objetos em casa dispostas a ajudar. Esperamos que o poder público continue valorizando e a população também. Temos muita história ali, o museu esta atrativo, bonito de se ver”, observa
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt - Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul