Visando compreender a história do município, sua trajetória e dinâmica no decorrer do tempo e recuperar fatos e sujeitos do passado responsáveis na construção e desenvolvimento de Cocal do Sul, o Governo Municipal em parceria com o Circulo Italiano irão inaugurar nesta sexta-feira, 03 de junho, o seu Museu.
Num espaço amplo, bem na entrada da cidade, o município conservará um acervo composto por mais de 450 peças que fazem parte da história.
A cerimônia será realizada às 15h, na rodovia SC 108, Km 364 Sala 02, no bairro Jardim das Palmeiras, antes da Polícia Rodoviária para quem vem de Criciúma.
Segundo o Diretor de Cultura, Juarez Fogaça grande parte das peças foi trazida pelos primeiros imigrantes por volta de 1885. “Temos ainda algumas relíquias de uso pessoal, livros e vestimentas dos primeiros padres. O acervo é feito por doações de famílias de Cocal que tiveram início pelo historiador da cidade, Vinícius Búrigo que sempre foi um incentivador do museu. Só temos a agradecer a atenção de todos neste trabalho cultural com o propósito de valorizar e manter viva a nossa história”, destaca.
Hoje, o acervo se soma às doações das famílias de Aquiles Dajori, Manoel João Teixeira, Zilda Búrigo Bosa, Lucinda Galli Búrigo, Ivanir Búrigo Issa, Padre Orlando Antônio Cechinel, Padre José Aires, Padre Eloir Borges, entre tantas outras.
Para a presidente do Circulo Italiano, Neide De Pelegrin o grupo luta por um espaço amplo e adequado há 13 anos. “Nós sempre abraçamos esse sonho junto com o historiador Vinicius Búrigo. Nós queríamos que o poder público assumisse o museu. Todo mundo tem o anseio de saber da onde veio. Agora, o nosso museu esta rico. Recebemos muitas doações e não imaginava tantas pessoas com tantos objetos em casa dispostas a ajudar. Esperamos que o poder público continue valorizando e a população também. Temos muita história ali, o museu esta atrativo, bonito de se ver”, observa
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt - Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul