quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Cocal conquista 5 medalhas na 11ª OBMEP Olimpíada Brasileira Matemáticas das Escolas Públicas e é a 8º medalha de ouro do estado das 37 alcançadas

O trabalho criativo, focado e o incentivo que desperta o interesse e a atenção dos alunos por meio do projeto Clubinho da Matemática resultou na conquista de uma medalha de ouro, uma de prata, três de bronze e onze menções honrosas na 11ª Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2015). O resultado foi divulgado recentemente e coloca o município como um dos destaques da região e do Estado.

Nesta quinta-feira, 03, o Prefeito Ademir Magagnin juntamente com a Vice-Prefeita e Secretária de Educação, Cirlene Gonçalves Scarpato receberam no gabinete os alunos premiados, as professoras do Clubinho da Matemática e as diretoras das escolas Demétrio Bettiol e Cristo Rei. 


“Esse é um final de ano coroado de sucesso para nós da Administração. Nós temos que continuar com essa persistência, buscar e lutar pelo nosso objetivo, assim como esses alunos fizeram. A base de tudo é a matemática, principalmente na área científica. Aquele aluno que busca e trabalha com o raciocínio lógico só tende a ganhar. Eu me orgulho de vocês alunos e de todos aqueles que estão buscando esse diferencial para a vida. Também me orgulho dos professores que com certeza fazem toda a diferença na vida desses alunos e estão construindo uma história diferente dentro da nossa educação. Nós estamos dando não só para Cocal esse diferencial, mas para o estado e para o país”, ressaltou o prefeito. 

Para Cirlene o sonho desses alunos e o interesse e dedicação é o caminho para alcançar sempre esse diferencial. “Todos estão de parabéns e tenho certeza que chegarão ainda mais longe. E esse é o nosso papel enquanto educadores e poder público, trabalhar para ajudar os nossos alunos a buscarem o seu espaço e o aprendizado ideal”, afirmou a vice-prefeita. 

Dos 37 alunos condecorados com medalha de ouro em Santa Catarina, o 8º lugar é de Cocal do Sul com o estudante da escola municipal Cristo Rei, Carlos Eduardo dos Santos Feliciano, de 13 anos. Além de ficar entre os 10 melhores do estado, ele está entre os 500 medalhistas do país e entre os 200 melhores  do nível 1. O adolescente comemora o resultado ao lado dos professores, colegas e da família. “Essa é a minha primeira medalha. Acredito que eu represento o esforço de todos os meus amigos e professoras. No ano passado eu consegui uma menção honrosa e este ano esperava por uma medalha de bronze e fui além. Isso é muito gratificante, pois espero com tudo isso alcançar um bom emprego futuramente. Só tenho a agradecer ao Clubinho da matemática e ao incentivo dos professores, da minha escola e da minha família”, destaca. 

Durante a Olimpíada Brasileira participaram cerca de 19 milhões de estudantes de escolas públicas do país. Desses, 48.784 foram premiados, sendo 500 alunos com medalhas de ouro, 1.500 com medalhas de prata, 4.501 com medalhas de bronze e 42.283 com menções honrosas. Os medalhistas ainda serão contemplados com um convite para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) em 2016.

De acordo com as professoras do Clubinho da Matemática a cada ano Cocal do Sul, está se destacando nas Olimpíadas de Matemáticas, sejam elas estaduais ou nacionais. “Isso é muito gratificante e temos que ter orgulho. Saber que conseguimos colocar a nossa cidade no mapa das Olimpíadas de Matemática, mostrar que quando existe um trabalho de equipe entre Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Escola, Professores, Pais e Alunos só podemos colher excelentes frutos”, destacam Diana Morona, Maria Albertina Guizo e Júlia Cardoso. 

Premiações
Medalha de Ouro: Carlos Eduardo dos Santos Feliciano
Medalha de Prata: Lucas Westfal 
Medalha de Bronze: Gabriel Savi 
Medalha de Bronze: Pedro Lucas Inocente
Medalha de Bronze: Luiggi Sartor Piucco

Menção Honrosa
Luiz Carlos Possa Bendo
Paula Guollo
Grazi Silva
Liliane Melo Morona
Roger da Rocha Bertan
Jonas Sartor
João Luiz Jung 
Rafaela Cardoso Fernandes 
Geziane Matos Zomer 
Carla Cristina Bitecourt 
Vinicius da Costa Alves