segunda-feira, 30 de novembro de 2015

“A Turminha do Sulca” leva educação financeira às crianças da educação infantil de Cocal do Sul


Ter o hábito de juntar moedas é o início para a educação financeira e aplicar esse valor em uma poupança, por exemplo, é um passo para valorizar o dinheiro e ter consciência financeira. É com esse objetivo que o Sicoob Credisulca em parceria com a Secretaria de Educação de Cocal do Sul promoveu uma manhã diferente aos alunos da educação infantil. 

O encontro aconteceu no Ginásio de Esportes do município onde as crianças acompanharam a peça teatral com a Companhia do Palhaço Biriba. Criado em 2010, a iniciativa atende ao sétimo princípio do cooperativismo, que leva em consideração projetos de inclusão social, preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, além de orientar para a formação de jovens com uma vida financeira saudável.

Um dos principais objetivos da ação é promover a educação financeira nas escolas e auxiliar a formação das crianças por meio do conhecimento de noções básicas sobre a administração racional de suas finanças, estimulando o hábito de poupar, investir, analisar, comparar e evitar a realização de maus negócios, além de abrir o dialogo para toda a família sobre o valor do dinheiro. “É importante que os temas abordados durante o teatro, e também na revistinha em quadrinho desperte a curiosidade das crianças para o orçamento familiar, proporcionando que o assunto seja discutido em casa, com a família”, destaca a consultora de desenvolvimento organizacional do Sicoob Credisulca e idealizadora do projeto, Eveline Marcon Francisco Dagostin Eveline.

O projeto A Turminha do Sulca, nasceu em 2010, e abrange 18 municípios da região sul de Santa Catarina, entre Passo de Torres a Capivari de Baixo.