quarta-feira, 7 de outubro de 2015

21° FESTIVAL DE DANÇA DE COCAL DO SUL

O 21° Festival de Dança de Cocal do Sul realizado nos dias 23 e 24 de setembro de 2015 teve como tema a Literatura. O palco se transformou em um belo espetáculo de cores e movimentos que encantou o público. “Foram duas noites muito bonitas. Fiquei encantada com as coreografias, figurino e organização. Estão de parabéns”, avaliou a visitante Alice de Jesus.Trinta danças foram apresentadas pelos alunos das escolas municipais, estaduais, particulares e academias. Cada uma delas expressou clássicos da literatura. A primeira noite do Festival (23) abriu com a apresentação do Coral Musical da EEF Demétrio Bettiol, sob regência da Maestrina Silvia Teixeira.

Em seguida a IEI Fernando De Fáveri “Pequeno Príncipe” prestou uma homenagem a Maria Clara Machado, um dos nomes mais importantes da dramaturgia infantil brasileira, com a apresentação de uma de suas obras “Dança dos Livros”, coreografada pela professora Sinara Sombrio.



O CALA/APAE apresentou o conto “O Soldadinho de Chumbo e a Boneca Bailarina” mostrando que somos capazes de superar e enfrentar as diferenças, sob a coreografia das professoras Juliana Idêne dos Santos e Mariane Nola.



A história “A Valente Princesa” foi apresentada pela IEI Maria Nunes Trichês “Recanto feliz”, seus príncipes e princesas valentes nos lembraram que para ser uma princesa o que importa é o que está no coração. Professoras coreógrafas: Kenia Custódio e Josilane Nagildo.



A IEI Cantinho Alegre apresentou a história do Aladim nos transmitindo a importância de alertarmos nossos filhos quanto à aproximação de pessoas estranhas e nos lembrando que a confiança é algo nobre no ser humano, devemos sempre valorizar as pessoas honestas e verdadeiras. Coreografia da professora Xandra Josefa Caetano.



Os Clássicos Infantis foram relembrados pela EEB Demétrio Bettiol, as história da Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Magico de Oz, Três Porquinhos, A bela e a fera e Cinderela fizeram e fazem parte da infância de todos nós. As crianças dançaram e se divertiram com a coreografia do professor Gustavo Amancio Bonetti Meneghel.


A IEI Os Amigos apresentou a coreografia “A magia das bruxas e dos lobos” nos relembrando personagens consagrados através dos tempos, que ainda hoje fazem sucesso entre as crianças, mesmo que não estejam presentes no contexto real de suas vidas, como a bruxa e o lobo mau. As professoras responsáveis pela coreografia foram Bárbara Zuchinali e Sandra Bez Bati Pessi.


A IEI Fernando De Fáveri “Pequeno Príncipe” também prestou uma homenagem ao escritor Ziraldo apresentando “ O Menino Maluquinho” seu maior sucesso editorial, onde um garoto que de maluquinho não tem nada, sabia viver a vida apesar dos problemas e de maneira feliz, a coreografia foi elaborada pela professora Sinara Sombrio.



A história de Peter Pan, um menino que morava na Terra do Nunca e sempre aparecia para tirar seus amigos do perigo, demonstrando amizade e coragem foi apresentada pela IEI Cantinho Alegre, por meio da coreografia da professora Xandra Josefa Caetano.



Sereias e Príncipes da IEI Professora Maria Nunes Trichês “Recanto Feliz” encenaram a história “A Pequena Sereia” que narra a tentativa dos peixes de mostrar para Ariel que a vida no mar é muito boa em comparação ao modo que os humanos vivem. Os peixes nos fazem refletir sobre a importância de ser feliz, valorizando aquilo que cada um tem. Coreografia da professora Kenia custódio.



O Balé Kiko Team fez sua apresentação com base na readaptação da história “O circo já chegou”, de Minéia Pacheco. Apresentou o espetáculo “Hoje tem palhaçada?” relembrando o personagem principal do circo, aquele que todas as crianças amam e arranca gargalhadas de todos: o palhaço!!!  Professora coreógrafa: Aline da Silveira.



As bailarinas do Balé Kiko Team também encenaram o papel da bailarina equilibrista – aquela moça vestida de tutu que passeia por uma corda bamba com uma sombrinha nas mãos. Coreografia de Aline da Silveira.



O Studio Fitness e Ritmo representou a história de uma menina, cujas madrinhas tinham sido as fadas de todo o reino, menos uma, a fada má, que não foi convidada para o batizado da pequena Princesa Aurora. A coreografia: “o nascimento da princesa” é uma homenagem a chegada da nova princesa.  Coreógrafa: Tamara Dal Molin



Em seguida o balé Studio Fitness e Ritmo representou a chegada da princesa Aurora, em seu nascimento todos estão em festa, chega a grande Corte para homenageá-la com uma linda coreografia de Tamara Dal Molin.


 E fechando com sucesso a primeira noite do 21° Festival de Dança de Cocal do Sul a IEI Fernando de Fáveri “Pequeno Príncipe” relembrou as histórias da Turma da Mônica de Mauricio Araújo de Sousa, um dos mais famosos cartunistas do Brasil e membro da Academia Paulista de Letras. Em seus quadrinhos apresenta uma turma divertida e engraçada, com Mônica, Magali, Cascão, Cebolinha e nosso querido Chico Bento. Coreografia de Sinara Sombrio.