quarta-feira, 7 de outubro de 2015

21° FESTIVAL DE DANÇA DE COCAL DO SUL - SEGUNDA NOITE

A segunda noite do Festival (24) abriu com a apresentação da EEB Demétrio Bettiol e a coreografia “Marinho, o marinheiro” um livro da literatura infantil que conta a história de um menino marinheiro aventureiro e curioso, escrito pelo autor brasileiro Joel Rufino dos Santos. Coreografia da professora Alitéia Santos Zabót.



A EEB Giovanni Battain representou a história “As doze princesas bailarinas” dos Irmãos Grimm. Retratando de forma simples o amor incondicional de doze princesas pela dança, a ponto de passarem noites e noites a dançar. Apresentação coreografada pela professora Sinara Sombrio.



A apresentação da EEB José Perucchi referencia o livro “O Menino Marrom”, do autor Ziraldo, que narra a história do menino marrom e do menino rosa, que a partir de uma descoberta em sala de aula, usando o Disco de Newton, aprendem que todas as cores juntas se transformam em branco e não em marrom como haviam pensado. A  coreografia representa o desejo de uma sociedade com mais amor e respeito, independente das diferenças de classes e cor. Coreografia da professora Isaura Cauduro.



A EEB Cristo Rei preparou uma apresentação com base na literatura infantil do autor Ziraldo com a obra “Bonequinha de Pano” que conta a historia de uma boneca feita de retalhos de tecido, esquecida no sótão da casa da vovó. Anos depois, ao som de uma música encantadora, as bonecas despertam no sonho da vovó e com toda a beleza e encantamento de uma boneca, elas ganham vida e começam a dançar. Professora coreógrafa Georgea Osellame.
           


A EEB Professor Padre Schuler apresentou uma coreografia baseada nas versões da história clássica “A Bela adormecida” com adaptações do filme “Malévola”. Numa mistura de encantamentos e transformações, o ódio se rende ao amor, mostrando-nos o poder do bem. Coreografia de Glauci Pagnan Darolt.



O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV representou a obra Uma Professora Muito Maluquinha” do Ziraldo. A obra conta os revolucionários métodos de ensino de uma jovem professora dos anos 40, que marcaram a vida de seus alunos. A coreografia foi elaborada pela professora Adriana Leopoldo Saccon.


O Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, foi o tema escolhido pela EEB Francisca Búrigo, os alunos da Oficina de Dança do projeto “Mais Educação” apresentaram as  fabulosas histórias de Emília, a boneca falante, Narizinho e Pedrinho, que adoram aventurar-se no mundo do faz de conta. Coreografia de Bruna Filastro.



Os alunos do Colégio Cocal apresentaram a história do “Rei Leão”, o nascimento de Simba, filho do Rei Leão Mufasa e da Rainha Sarabi trouxe mais do que alegria para seu reino, na África. O nascimento de Simba pode salvar vidas. Professor coreógrafo Igor Mouro.
           


“A Culpa é das Estrelas” é um livro da literatura juvenil escrito pelo autor americano John Green, e foi o tema escolhido pela coreógrafa Aliteia Dos Santos Zabot, apresentado pela EEB Demétrio Bettiol. A história inspiradora e emocionante coloca em destaque a alegria, encantos e desencantos do que é amar e viver apesar das dificuldades



O Balé da Academia Geórgea fez sua apresentação com base no poema infantil “A Bailarina” de Cecília Meireles. A bailarina traz todo anseio clássico, com virtudes técnicas e artísticas, aprimoradas em uma vasta mescla entre poesia e dança. Coreografia de Lucas Fernandes.



Rapunzel, a princesa perdida, que possui magia em seu longo cabelo e que realiza no dia de seu aniversário o desejo de ver as lanternas flutuantes foi o tema da apresentação do Balé da Academia Georgia, coreografado pela professora Jéssica dos Santos.


O Sonho de Bailarina foi o tema escolhido pela SD Ballet, que representou a boneca Barbie, símbolo de delicadeza e fonte de inspiração para agir, brincar e viver as aventuras encontradas nos contos infantis. Coreografia de Simone Duarte.


A SD Ballet também apresentou a coreografia “A princesa que está em você” relembrando as histórias de princesas que vivem grandes aventuras e terminam em finais felizes, representando através do balé  a mágica dos contos de fadas. Professora coreógrafa Simone Duarte.


O Clubinho da Matemática fez uma apresentação em homenagem a Literatura de Cordel, usando a geometria, que estuda as figuras geométricas bem como suas características: formas e posições. As professoras responsáveis pela apresentação foram Alitéia Santos Zabót, Diana Morona e Maria Albertina Guizzo.


A EEB Professor Padre Schuler representou o Marinheiro Popeye, desenho criado em 1929. Um marinheiro carismático que está sempre tentando proteger sua namorada Olivia Palito, das garras de seu inimigo Brutus. Coreografia de Glauci Pagnan Darolt.


O Balé da Academia Kiko Team apresentou o 1º ato de Coppelia, uma coreografia de Arthur Saint-Léon, adaptada por Aline da Silveira, história baseada num conto fantástico de E.T.A. Hoffmann intitulado "Der Sandmann" ("O homem da areia") publicado em 1815.  


Além da dança, para fechar a segunda noite do Festival a EEB Professor Padre Schuler apresentou o Teatro de Sombras. Com criatividade, desenvoltura e técnica, os alunos representaram por meio desta arte milenar, a colonização de Cocal do Sul. O projeto desenvolvido na disciplina de filosofia é orientado pelo profº Cesar Augusto Rilo Fernandes e integra os alunos do 2º ano do Ensino Médio. 



 Para a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin o evento surpreende a cada ano. “Toda beleza que assistimos durante as duas noites de festival de dança é o resultado da dedicação dos professores e alunos. Trabalho que desenvolve o talento das crianças e adolescentes e promove a interação, inventivo e valorização da cultura. Só temos a agradecer a todos os envolvidos nesta organização e aos pais e familiares pelo apoio e participação”, finaliza. 


Mais de duas mil pessoas prestigiaram o evento realizado durante a III CocalFest. A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura agradece em especial aos dançarinos, coreógrafos, as diretoras das Instituições de Ensino, a equipe da Secretaria de Educação e a todos que prestigiaram o evento.