sábado, 13 de dezembro de 2014

Cocal do Sul adquire novo ônibus escolar com recursos próprios

O transporte escolar ganhou mais um reforço em Cocal do Sul. O Governo Municipal por meio da Secretaria de Educação adquiriu um novo ônibus de 55 lugares, que será utilizado para facilitar o acesso das crianças às escolas do município. Nesta quarta-feira, 10, o veículo foi recebido pelo Prefeito Ademir Magagnin, a Vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato e a Secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin. 
 
Segundo o prefeito, Ademir Magagnin esse é o quarto veículo adquirido pelo atual governo na área da educação. “Investimos R$ 270 mil com recursos próprios na aquisição deste novo ônibus que vem para renovar a nossa frota.Temos dois em circulação já velhos e que sairão de circulação. Nosso objetivo é manter sempre a frota renovada e garantir assim, a segurança, comodidade e qualidade do transporte aos nossos alunos”, ressalta. 
 
O novo ônibus é equipado com cintos de segurança individuais, direção hidráulica, cadeira de rodas para embarque e desembarque de passageiros portadores de necessidades especiais, limitador de velocidade regulado para 70km/h, bloqueador de portas, câmeras na parte traseira e dianteira, entre outros recursos. 
 
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Cocal do Sul

domingo, 7 de dezembro de 2014

Cocal do Sul tem destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática

As oportunidades geradas pela Secretaria de Educação de Cocal do Sul nos últimos dois anos na área da matemática é destaque mais uma vez na região da Amrec.  O trabalho criativo e que desperta o interesse e atenção dos alunos por meio do projeto Clubinho da Matemática, as Olimpíadas Municipais de Matemática aliado ao engajamento, responsabilidade e preparação dos professores resultou na conquista de uma medalha de ouro, três de bronze e nove menções honrosas (oito municipais) na 10ª Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O resultado colocou o município em segundo lugar na Amrec na pontuação geral. 
Nesta quinta-feira (04), os alunos destaque foram recebidos no gabinete do Prefeito Municipal Ademir Magagnin, acompanhados da Secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin, professores, diretores e coordenadores para um ato solene de homenagem e agradecimento. “Estou muito feliz e honrado por nossos alunos. Quantos gostariam de estar neste lugar. Essa é uma conquista em nível nacional, um momento que ficará marcado. Chegamos muito longe em dois anos de trabalho com o projeto Clubinho da Matemática e isso nos faz referência na região e significa dizer que a nossa educação avança e muito”, destaca Magangin.  
Dos 22 alunos condecorados com medalha de ouro em Santa Catarina, um é de Cocal do Sul. O aluno Gabriel Savi, de 12 anos, ficou entre os 500 medalhistas do país e comemora o resultado ao lado dos professores, colegas e da família.  Ele irá receber a medalha em cerimônia com a presidente Dilma Rousseff, no Rio de Janeiro, com data ainda a ser divulgada. Gabriel concorreu com 18.193.130 alunos em todo país inscritos na primeira fase e 907.446 estudantes na segunda etapa. 
“Essa é a primeira vez que participo. Para mim é uma vitória e devo isso ao estudo preparativo para a segunda fase, incentivo dos professores e da educação do município e, claro, a minha dedicação. Eu nunca sai de SC e ir para o RJ receber uma medalha de ouro é incrível. Para o próximo ano, irei me preparar mais para ficar ainda mais bem colocado”, afirma. 
Gabriel também deixa o recado para quem tem a matemática como um bicho de sete cabeças. “Ela não é não. Ainda mais quando ela é aprendida de forma diferente e a gente vê que ela tem tudo a ver com o dia a dia. Temos que aproveitar essas oportunidades que a escola nos dá, de irmos além da sala de aula. Todos nós somos capazes e tudo o que a gente quer, com esforço conseguimos”, observa Gabriel do sexto ano da Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol. 
Segundo a professora Diana Morona das oito menções honrosas, três tiveram excelente desempenho. “O aluno Carlos Eduardo foi o 7º colocado e Jonas ficou em 42º num total de 871 classificados no nível 1. O aluno Roger foi o 3º colocado dentre 609 classificados no nível 2. Estamos muito emocionados com essas conquistas”, relata. 
Para a aluna, Heloisa Leopoldo que conquistou menção honrosa foi a preparação que culminou nesses avanços. “Mantemo-nos firmes, dedicados e o que a professora Diana nos ensinou caiu. Além disso, o Clubinho nos faz interagir mais e um ajuda o outro”, observa. 
As professoras Vilma Mari Bento e Ana Lúcia Pintro também foram premiadas e receberão certificado de homenagem e uma assinatura da Revista do Professor de Matemática.   “A região demorou 10 anos para conquistar medalhas de prata e de ouro. Até a 9ª edição tinha sido premiada com apenas 7 de bronze. Estou feliz com os resultados do nosso município. Comemorei muito a chegada de medalhas de ouro e de bronze. Acho que Cocal é um município que está indo além e conseguindo resultados expressivos por meio de seus projetos pedagógicos. Quem tem coragem de assumir posições importantes dentro das Secretarias de Educação precisa elaborar projetos, pesquisar boas ideias, criar estratégias, melhorar a base, buscar recursos e investir em treinamento para que nossos alunos sejam bem preparados para enfrentar os desafios. Só assim, teremos uma torcida vibrando e comemorando vitórias importantes. Agradeço muito à Secretaria de Educação de Cocal do Sul por confiar e apoiar o nosso projeto do Clubinho de Matemática”, destaca a professora Ana Lúcia.
Segundo a professora Vilma, é gratificante quando o resultado surpreende. “Tenho 22 anos de magistério e isso foi um prêmio para mim”, avaliou. 
Para a Secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin essa conquista é motivo de orgulho e de um trabalho reconhecido em nível nacional. “Parabéns a todos os educandos que participaram e se destacaram na OBMEP, bem como, aos educadores que fazem a diferença na vida escolar dos meninos e meninas que passam pelas nossas escolas. Com certeza esta é uma vitória coletiva, resultado de ações bem executadas dentro de um projeto maior que é o Clubinho da Matemática. Gostaria também de parabenizar às famílias que incentivam os seus filhos a participarem e acreditam no trabalho da Escola Pública. Por fim, gostaria de desejar um parabéns especial para você Gabriel, pela sua dedicação em estudar e em acreditar que tudo é possível”, frisou. 
O Estado de Santa Catarina foi premiado com 22 medalhas de ouro, 71 medalhas de prata e 190 medalhas de bronze. Um total de 2.079 alunos catarinenses recebeu Menção Honrosa. No ano passado, Cocal do Sul conquistou uma medalha de bronze com Mateus Bez Fontana, também da escola Demétrio Bettiol e nas 10 edições, foram 32 menções honrosas. 
  
Saiba mais sobre a OBMEP a 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2014) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). 

Nesta edição, a OBMEP atingiu quase a totalidade das escolas públicas brasileiras. Para a 1ª Fase foram inscritos na OBMEP um total de 18.193.130 alunos de 46.712 escolas, localizadas em 5.533 municípios (99.41% do total). Classificaram-se para fazer a prova da 2ª fase (13 de setembro), 907.446 alunos de mais de 41 mil escolas de todo o país. Os alunos que participaram da 2ª Fase da Olimpíada de Matemática concorreram, em nível nacional, a 500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata, 4.500 medalhas de bronze e até 46.200 Menções Honrosas. O Estado de Santa Catarina foi premiado com 22 medalhas de ouro, 71 medalhas de prata e 190 medalhas de bronze. Um total de 2.079 alunos catarinenses recebeu Menção Honrosa. 
Medalhistas da OBMEP
Medalha de Ouro: Gabriel Savi (EEF Demétrio Bettiol) Medalha de Bronze:
Pedro Lucas Inocente e Tiago Carboni (EEF Demétrio Bettiol) e Lucas Westfal (EEF Cristo Rei)
Menção Honrosa
EEF Demétrio Bettiol: Eloisa Leopoldo, Samuel Machado da Rosa, Gustavo Oliveira Guaresi, Jonas Sartor e Roger Bertan da Rocha.  
EEF Cristo Rei: Carlos Eduardo Feliciano, Vinicius de Souza Jorge e MariaTeresa Salvador.
Maria Luiza Da Rolt - Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Cocal do Sul

sábado, 6 de dezembro de 2014

Pnaic: Seminário reúne professores de Cocal, Urussanga e Morro da Fumaça

       Professores da Rede Municipal de Ensino de Cocal do Sul, Urussanga e Morro da Fumaça reuniram-se nesta quinta-feira, 27, no auditório do Instituto Maximiliano Gaidzinski, em Cocal do Sul para trocar experiências a cerca da alfabetização de crianças. Os governos municipais promoveram o Seminário do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). 
         O pacto tem como objetivo socializar experiências e produções de conhecimento realizados no período de formação continuada dos professores alfabetizadores e expor a importância da continuidade do programa para o desenvolvimento de metodologias de alfabetização que resultem no aprendizado da leitura, da escrita e das operações básicas de matemática até os oito anos de idade.
      A abertura do seminário foi realizada pelo prefeito de Cocal, Ademir Magagnin e a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin e contou ainda com uma apresentação de acolhida e reflexão feita pelos alunos da escola Giovanni Battain por meio da música “Cuida de mim”.“O nosso país só será melhor quando todos entenderem que o maior investimento tem que ser na educação para que possamos dar oportunidade às nossas crianças. Esse é o melhor e maior investimento”, destacou Magagnin.   
      Durante a manhã, os profissionais participaram da palestra que teve como tema “Desmistificando a MA-TEMÁTICA”, ministrada pelo professor mestre, Jovino Aragão, de Blumenau. Já durante a tarde foram realizadas as apresentações de trabalhos pelos professores desenvolvidos com as crianças em sala de aula.  Neste ano, além de dar continuidade ao trabalho iniciado em 2013 na área da linguagem, os professores do bloco alfabetizador tiveram formação sobre a alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Dessa forma, a Alfabetização Matemática é entendida como um instrumento para a leitura do mundo, uma perspectiva que supera a simples decodificação dos números e a resolução das quatro operações básicas.  
       “Preparar aulas que levem os alunos a pensar, raciocinar, refletir, compreender a função da matemática em nossas vidas, requer muito dos professores. Hoje, a escola boa é aquela que ensina a todos e que respeita as particularidades de cada um. Por isso devemos fazer a diferença na vida dos alunos que passam pelas nossas mãos todos os anos. A ação pedagógica precisa contribuir para que as crianças compreendam a intenção dos textos que lêem, no contexto das práticas de leitura de sua vida cotidiana, dentro e fora da escola. Parabéns aos professores que se dedicaram durante o ano inteiro no Pnaic, que desenvolveram as atividades com as crianças, que tiveram coragem de por em prática aquilo que aprenderam. Pois ser professor é acreditar no potencial de cada um e no próprio potencial”, finalizou a Secretária Raquel R. Quarezemin.  Participaram do seminário professores dos municípios envolvidos, autoridades, juntamente com as secretárias de Educação de Urussanga, Brigda Mariott, de Morro da Fumaça, Lucilene Pagnan Cechinel e coordenadoras e orientadoras do Pnaic de cada cidade.   

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Governo de Cocal entrega quase mil conjuntos de carteiras e cadeiras para as escolas

            O Governo de Cocal do Sul por meio da Secretaria de Educação entregou quase mil conjuntos de carteiras e cadeiras para substituir o mobiliário antigo das escolas de ensino fundamental da rede municipal. A mobília foi distribuída nas instituições Demétrio Bettiol, Cristo Rei, José Peruchi e Giovanni Battain. Um investimento de mais de R$ 145 mil. 

            Segundo a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel R. Quarezemin a troca foi importante para adequar as carteiras de acordo com a idade e dar melhores condições aos alunos. “Toda mobília estava em péssimo estado. Nós conseguimos fazer a substituição de todas elas do 1º ao 9º ano e, desta forma, também contribuir para o conforto dos estudantes. O tamanho das mesas e carteiras é variado e atende a faixa etária da turma. Elas possuem dois tamanhos diferentes, para crianças e adolescentes. Para o próximo ano, a meta é atender a educação infantil”, destaca.           
            Nos últimos dias, o prefeito Ademir Magagnin e a vice prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato visitaram as escolas juntamente com a Secretária de Educação para verificar a utilização das novas peças e a satisfação dos alunos e dos professores. “O município tem investido muito na área da educação. Todas as escolas passaram por ampliação ou reforma, receberam novos equipamentos, ampliamos os projetos pedagógicos com resultados práticos, capacitação e valorização dos professores. Tudo isso colabora para um ensino mais eficaz e para que a nossa educação seja uma das melhores da região, como o IDEB já mostrou”, ressalta Magagnin.    
            Além da sala de aula, 20 conjuntos de mobília para o professor também foram adquiridos.