Sabemos que o Clubinho de
Matemática é resultado da boa vontade e do trabalho de uma equipe que acredita
que pode melhorar a Educação. Quero agradecer às pessoas que nos incentivaram e
acreditaram na nossa capacidade de colocar em prática ideias simples, complicadas,
desafiadoras e até malucas!
Estamos aprendendo todos os dias.
Sabemos que não podemos nos acomodar. Reconhecemos que nem tudo deu certo.
Lutamos para colocar as coisas em ordem. Queremos buscar as melhores soluções.
Vamos continuar pesquisando e discutindo as ações mais adequadas para que o
projeto continue e que dê bons resultados sempre.
Agora é o momento de sentir a
alegria de participar de um trabalho que está dando certo e que pode até ser
referência para outros educadores.
O Portal do Professor nos
informou que precisou tomar cuidado com as palavras porque estamos em período
eleitoral e o texto foi escrito de maneira que não ferisse a lei. Por isso, o
foco está em nós, professoras. Então, queremos esclarecer que os holofotes
estão voltados para muitas pessoas. (Ana Lúcia)
Para acessar a matéria no Portal do Professor, clique AQUI.
Catarinenses
estimulam aprendizado em Clubinho de Matemática
Ana
Lúcia Pintro, Diana Morona e Maria Albertina Guizzo, professoras do município
catarinense de Cocal do Sul, participam do projeto Clubinho da Matemática,
criado para oferecer alternativas pedagógicas capazes de tornar a disciplina
mais contextualizada, interessante e lúdica. O clubinho é também uma maneira de
incentivar a dedicação dos alunos que participam da Olimpíada Brasileira de
Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e da Olimpíada de Matemática das
Escolas Municipais de Cocal do Sul (Omemcs).
O
projeto, da secretaria de educação do município, é desenvolvido com alunos do
sexto ao nono ano das escolas municipais de ensino fundamental Demétrio Bettiol
e Cristo Rei, no período do contraturno. As aulas, semanais, abordam conteúdos
como porcentagem e proporcionalidade, geometria plana e espacial, unidades de
medidas, algoritmos e álgebra. São usados jogos, vídeos, questões de olimpíadas
de matemática, passeios de estudos e outros recursos que procuram tornar as
aulas mais atraentes. Um recurso bastante usado é o cubo mágico. “Mais de 80
alunos já aprenderam a montar o cubo”, ressalta Ana Lúcia.
Todos
os encontros são registrados com fotografias e descrição das atividades
desenvolvidas, de forma a permitir às professoras e à coordenação um melhor
acompanhamento dos trabalhos. Segundo Ana Lúcia, o lema estampado na camiseta
que identifica o projeto – A Matemática tem o Poder de Abrir Portas –
reflete-se em ações que resultem em novas descobertas e pesquisas.
Para
fortalecer o aprendizado da disciplina foram criados este ano dois clubes
olímpicos de matemática, Os Euclidianos e Reino Matemático.
O
grupo Os Euclidianos, da escola Demétrio Bettiol, tem como lema Seguidores de
Euclides Decifrando e Aprendendo Matemática. A coordenadora é a professora
Diana Morona. O grupo Reino Matemático, da escola Cristo Rei, adota o lema
Matemática em sua Vida e Cálculos em sua Mente. A coordenação é das professoras
Ana Lúcia e Maria Albertina. (Fátima Schenini)