quarta-feira, 1 de outubro de 2014

PROJETO DE COCAL EM DESTAQUE NO PORTAL DO PROFESSOR

Estamos comemorando a matéria publicada no “Portal do Professor”, no site do Ministério da Educação – MEC.
Sabemos que o Clubinho de Matemática é resultado da boa vontade e do trabalho de uma equipe que acredita que pode melhorar a Educação. Quero agradecer às pessoas que nos incentivaram e acreditaram na nossa capacidade de colocar em prática ideias simples, complicadas, desafiadoras e até malucas!
Estamos aprendendo todos os dias. Sabemos que não podemos nos acomodar. Reconhecemos que nem tudo deu certo. Lutamos para colocar as coisas em ordem. Queremos buscar as melhores soluções. Vamos continuar pesquisando e discutindo as ações mais adequadas para que o projeto continue e que dê bons resultados sempre.
Agora é o momento de sentir a alegria de participar de um trabalho que está dando certo e que pode até ser referência para outros educadores.
O Portal do Professor nos informou que precisou tomar cuidado com as palavras porque estamos em período eleitoral e o texto foi escrito de maneira que não ferisse a lei. Por isso, o foco está em nós, professoras. Então, queremos esclarecer que os holofotes estão voltados para muitas pessoas. (Ana Lúcia)
Para acessar a matéria no Portal do Professor, clique AQUI.

Catarinenses estimulam aprendizado em Clubinho de Matemática
Ana Lúcia Pintro, Diana Morona e Maria Albertina Guizzo, professoras do município catarinense de Cocal do Sul, participam do projeto Clubinho da Matemática, criado para oferecer alternativas pedagógicas capazes de tornar a disciplina mais contextualizada, interessante e lúdica. O clubinho é também uma maneira de incentivar a dedicação dos alunos que participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e da Olimpíada de Matemática das Escolas Municipais de Cocal do Sul (Omemcs).
O projeto, da secretaria de educação do município, é desenvolvido com alunos do sexto ao nono ano das escolas municipais de ensino fundamental Demétrio Bettiol e Cristo Rei, no período do contraturno. As aulas, semanais, abordam conteúdos como porcentagem e proporcionalidade, geometria plana e espacial, unidades de medidas, algoritmos e álgebra. São usados jogos, vídeos, questões de olimpíadas de matemática, passeios de estudos e outros recursos que procuram tornar as aulas mais atraentes. Um recurso bastante usado é o cubo mágico. “Mais de 80 alunos já aprenderam a montar o cubo”, ressalta Ana Lúcia.
Todos os encontros são registrados com fotografias e descrição das atividades desenvolvidas, de forma a permitir às professoras e à coordenação um melhor acompanhamento dos trabalhos. Segundo Ana Lúcia, o lema estampado na camiseta que identifica o projeto – A Matemática tem o Poder de Abrir Portas – reflete-se em ações que resultem em novas descobertas e pesquisas.
Para fortalecer o aprendizado da disciplina foram criados este ano dois clubes olímpicos de matemática, Os Euclidianos e Reino Matemático.
O grupo Os Euclidianos, da escola Demétrio Bettiol, tem como lema Seguidores de Euclides Decifrando e Aprendendo Matemática. A coordenadora é a professora Diana Morona. O grupo Reino Matemático, da escola Cristo Rei, adota o lema Matemática em sua Vida e Cálculos em sua Mente. A coordenação é das professoras Ana Lúcia e Maria Albertina. (Fátima Schenini)