segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA ESCOLA

A afetividade tem um papel importante na vida do ser humano, contribuirá não só para o desenvolvimento social, emocional e familiar, mas o lado intelectual. O afeto envolve os sentimentos, as emoções, os interesses, os desejos, os valores, etc. É essencial para a autoestima e se torna necessário na aprendizagem da criança.

Tudo isso desenvolve não só a motivação, mas facilita no processo de ensino e aprendizagem, visto que será um ponto positivo para a relação com o aluno e o seu professor.

Destaca-se que no ambiente escolar, o professor desempenha funções essenciais, não só na aprendizagem, mas ele precisa estar atento ao seu aluno, pois este como qualquer ser humano, tem necessidades e anseios, de ser respeitado, valorizado e amado. A escola acaba sendo um espaço onde o aluno pode demonstrar esses comportamentos que venham exemplificar as suas emoções. É fundamental ressaltar o quanto as interações são precisas e contribuem para a vida, seja em qualquer aspecto.


O afeto não significa retirar os limites, mas explicar o que é certo e errado. O professor deve conquistar o aluno para que o mesmo se sinta motivado e seguro para seguir em frente. Percebe-se que os sentimentos positivos transmitidos à criança contribuem para o seu desenvolvimento e aprendizagem. Enquanto que sentimentos negativos, como a raiva, o medo, a tristeza, revelam a baixa autoestima como insegurança e a falta de confiança.

Beatriz Galatto Nesi
Psicóloga