terça-feira, 26 de agosto de 2014

A importância da escola na socialização

Quando falamos em socialização, lembramos que ela está relacionada com a questão de estar inserido dentro de uma comunidade, isto é, um processo no qual você irá conhecer e adquirir conhecimentos, normas, hábitos e a cultura em si. Aprenderá o que é considerado correto e saberá identificar o que é julgado incorreto. Também aprenderá os valores que ali se encontram.

Desse modo, a escola possui um papel significativo na socialização, onde a criança irá conhecer e identificar com os outros colegas a questão do convívio social quanto ao meio em que se vive. Na escola, surgem as regras, os limites, as normas que influenciarão na capacidade de se expressar e até de respeitar a individualidade de cada um. Ela oferece um espaço de construção da identidade, daquilo que podemos ser quanto ao mundo em que pertencemos.


Ressalta-se na importância de existir a interação entre a escola e a criança, pois isso contribuirá para os aspectos pessoais, sociais, intelectuais e familiares. No entanto, destaca-se que a família possui o seu papel, visto que a socialização inicia no convívio com a família, influenciando em valores, normas e formas de se relacionar. A socialização, por fim, possibilita o processo de aprendizagem, troca de experiências e informações. Assim a escola e a família possuem papéis essenciais.

Beatriz Galatto Nesi
Psicóloga