segunda-feira, 31 de março de 2014

Projeto “Jogos de Mesa” é iniciado nas escolas municipais de Cocal do Sul



  Os jogos de mesa são importantes para exercitar a mente, desenvolver o raciocínio, concentração e criatividade. Foi pensando desenvolver e oportunizar todos esses benefícios aos alunos, que a Secretaria de Educação de Cocal do Sul deu início ao projeto “Jogos de Mesa” nas escolas. As regras bem definidas de cada jogo colaboram para criar o hábito de atenção às regras de forma geral, além de ajudar ainda a auxiliar na área cognitiva e questão disciplinar. Sem perceber, o aluno se torna mais disposto a cumprir regras que são comuns a todos e a respeitar o direito do outro.
     A aula de xadrez foi a primeira delas. O aluno, Cauan Freitas, 8 anos, da escola José Peruchi terá o seu primeiro contato com o jogo a partir de agora e já se apaixonou pela atividade. “Meu objetivo é aprender e
brincando é melhor ainda. Está sendo muito legal e com certeza irá me estimular para outras atividades”, ressalta. 
     As aulas são ministradas pelo professor, Gustavo Amancio Bonetti Meneghel e acontecem uma vez por semana no contra turno. “O projeto esta sendo desenvolvido nas escolas José Peruchi, Cristo Rei e Demétrio Bettiol. Essa é uma novidade oferecida a partir deste ano aos alunos que terão a oportunidade de interagir por meio do xadrez, tênis de mesa, dama, ludo, entre outros. Estamos promovendo com essa iniciativa a cooperação, respeito e a solidariedade no ambiente escolar”, ressalta.
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMCS

domingo, 30 de março de 2014

CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Clique na imagem para visualizar melhor.

Família Búrigo doa livros às bibliotecas das escolas municipais

     Pensando em propagar cada vez a história do município e da família Búrigo, o historiador e patriarca da família, Venicius Búrigo realizou na manhã desta sexta-feira, 28, a doação do livro “Búrigo, de Soverzene para o mundo com escala em Cocal”, às bibliotecas das escolas municipais de Cocal do Sul. O objetivo e fazer com que cada vez mais os Sul Cocalenses tenham acesso a história da cidade, principalmente a nova geração. 
     O ato de entrega das obras foi realizado na casa do historiador à secretária de Educação e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin, ao Diretor de Cultura, Juarez Fogaça e ao Secretário de Administração e Finanças, Clédio Fachin. “É uma satisfação receber das mãos do nosso historiador esses livros que fazem
parte da nossa história. Eles serão entregues às diretoras durante a Feira do Livro que acontecerá no dia 7 de abril. Essa iniciativa é muito importante para que os nossos alunos e educadores possam conhecer a história do município por meio do legado desta família que alavancou os negócios na cidade”, ressalta Raquel. 
     A família Búrigo foi uma das fundadoras do município. O livro traz uma coletânea de histórias baseadas em resgates históricos feitos por Veniciusem 1998 e publicados durante a festa de 120 anos da Família Búrigo que reuniu mais de 4 mil pessoas. Com esse material cedido pelo historiador, o empresário Guido Búrigo e Archimedes, bisnetos de Ferdinando, tiveram aideia de publicar o livro que começou a ser escrito em 2011. Ferdinando Búrigo é o principal personagem do livro, avô de Vinicius. “Meu avô foi um
homem que veio da Itália num tempo difícil. Um grande empreendedor e, naépoca, praticamente analfabeto. Foi ele quem ascendeu os negócios. Um orgulho para os descendentes”, finaliza. Durante o encontro, as autoridades também aproveitaram para conhecer o acervo histórico do senhor Venicius.
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMCS

sábado, 22 de março de 2014

PROJETO CLUBINHO DE MATEMÁTICA

      A Secretaria de Educação de Cocal do Sul incentiva a continuidade do Projeto Clubinho de Matemática que atenderá alunos das Séries Finais das Escolas de Ensino Fundamental Cristo Rei e Demétrio Bettiol.
     A professora Ana Lúcia Pintro fez uma apresentação do projeto a todos os alunos das escolas. Eles assistiram a reportagem exibida pela RBS TV no quadro “A Educação Precisa de Respostas” que abordou o trabalho desenvolvido no ano de 2013. Também conheceram parte do documentário da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP – que conta as histórias de quatro adolescentes medalhistas e as mudanças provocadas em suas vidas após essas conquistas. A professora explica: “Esse trabalho de divulgação procurou esclarecer os alunos sobre as atividades, o funcionamento e a importância de estudar matemática. Encaminhamos o pedido de autorização dos pais, somente para os alunos que manifestaram interesse em participar, não queríamos que a família interferisse diretamente nessa decisão. Tivemos a grata surpresa de receber 157 inscrições para um total de 500 alunos da rede. Ou seja, 30% dos nossos alunos nos deram uma resposta positiva e faremos o possível para corresponder às expectativas deles.
       PARA ASSISTIR A REPORTAGEM DA RBS, CLIQUE AQUI.
Os alunos terão duas aulas semanais, que correspondem à 1 hora e meia de estudos, no período contra turno. As oito turmas formadas serão atendidas pelas professoras Diana Morona, Maria Albertina Guizzo e Ana Lúcia Pintro. A Secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin, destaca: “Buscamos manter a equipe de professoras do ano de 2013 no projeto, pois as mesmas criaram vínculo com os adolescentes e construíram um resultado positivo juntamente com o grupo. Este ano o Clubinho de Matemática funcionará nas duas Escolas de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol e Cristo Rei. Também faremos aquisição de materiais pedagógicos para os professores desenvolverem o trabalho”.
As inscrições serão realizadas até o dia 31 de março, quando iniciam as aulas do Clubinho de Matemática.
 
 
 

quinta-feira, 13 de março de 2014

PNAIC: Formação reúne professores alfabetizadores da rede municipal

Reiniciou nesta segunda-feira, 10, na E.E.F Demétrio Bettiol, a Formação Continuada referente ao PNAIC (Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa) para os Professores Alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Cocal do Sul. Neste ano, o trabalho terá como foco a Linguagem Matemática. O PNAIC é um programa que envolve o Governo Federal, Estadual e Municipal e tem como objetivo iniciar o processo de alfabetização e letramento com as crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental e garanti-lo até os oito anos de idade, ou seja, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental.
 
De acordo com a Orientadora do PNAIC, Marenir Santa Helena “em cada encontro de formação é propiciado aos professores momentos de reflexão e trocas de experiências, a fim de garantirmos um fazer pedagógico eficaz e de qualidade”,ressalta.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMCS