domingo, 30 de março de 2014

Família Búrigo doa livros às bibliotecas das escolas municipais

     Pensando em propagar cada vez a história do município e da família Búrigo, o historiador e patriarca da família, Venicius Búrigo realizou na manhã desta sexta-feira, 28, a doação do livro “Búrigo, de Soverzene para o mundo com escala em Cocal”, às bibliotecas das escolas municipais de Cocal do Sul. O objetivo e fazer com que cada vez mais os Sul Cocalenses tenham acesso a história da cidade, principalmente a nova geração. 
     O ato de entrega das obras foi realizado na casa do historiador à secretária de Educação e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin, ao Diretor de Cultura, Juarez Fogaça e ao Secretário de Administração e Finanças, Clédio Fachin. “É uma satisfação receber das mãos do nosso historiador esses livros que fazem
parte da nossa história. Eles serão entregues às diretoras durante a Feira do Livro que acontecerá no dia 7 de abril. Essa iniciativa é muito importante para que os nossos alunos e educadores possam conhecer a história do município por meio do legado desta família que alavancou os negócios na cidade”, ressalta Raquel. 
     A família Búrigo foi uma das fundadoras do município. O livro traz uma coletânea de histórias baseadas em resgates históricos feitos por Veniciusem 1998 e publicados durante a festa de 120 anos da Família Búrigo que reuniu mais de 4 mil pessoas. Com esse material cedido pelo historiador, o empresário Guido Búrigo e Archimedes, bisnetos de Ferdinando, tiveram aideia de publicar o livro que começou a ser escrito em 2011. Ferdinando Búrigo é o principal personagem do livro, avô de Vinicius. “Meu avô foi um
homem que veio da Itália num tempo difícil. Um grande empreendedor e, naépoca, praticamente analfabeto. Foi ele quem ascendeu os negócios. Um orgulho para os descendentes”, finaliza. Durante o encontro, as autoridades também aproveitaram para conhecer o acervo histórico do senhor Venicius.
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMCS