segunda-feira, 8 de julho de 2013

SÍNDROME DE DOWN

 
      No dia 21 de março, comemora-se o dia Internacional da Síndrome de Down. Essa data representa as lutas e as ações de pessoas que buscam igualdade e respeito aos portadores da Síndrome de Down.
  Todo o nosso corpo é formado por células e dentro dessas células, contém os cromossomos, sendo que esses carregam os genes, que determinam todas as nossas características.
     No caso da Síndrome de Down, ocorre uma alteração no cromossomo 21. Esse processo decorre de um acidente genético na divisão celular, ocorrido durante a fase embrionária.      
    Existem fatores que podem ocasionar a síndrome, sendo os fatores genéticos, quando já existe um caso na família, ou até a idade avançada da mãe, onde há uma predisposição maior.
    Essa síndrome é conhecida por apresentar um atraso no desenvolvimento, seja nas funções motoras ou mentais, e as suas características envolvem as questões físicas, como olhos amendoados, propensão ao desenvolvimento de algumas doenças, alteração no tônus muscular, tornando-se mais flácido. Podem ter também deficiências intelectuais.  
    Os pais precisam saber que a Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma condição inerente à pessoa. É importante ressaltar que o cuidado com a saúde é fundamental, desde o nascimento.
    Outro aspecto importante é que não existem graus de Síndrome de Down, a intensidade de cada um dos aspectos, varia de pessoa para pessoa. O desenvolvimento dos indivíduos está relacionado ao incentivo e ao estímulo que recebem, em especial, nos primeiros anos de vida.
    Por fim, independente de o seu filho ter a Síndrome de Down, é necessário descobrir de que forma ele pode alcançar um bom desenvolvimento, tanto das suas capacidades como da autonomia.

    E não se esqueça de que ele terá habilidade para poder ler, escrever, ir à escola e terá capacidade para se divertir, trabalhar e amar. 

Beatriz Galatto Nesi
Psicóloga