quarta-feira, 10 de julho de 2013

2ª Conferência Intermunicipal de Cultura da Região Carbonífera discute os desafios do Sistema Nacional de Cultura


Criciúma (SC), 06 de julho de 2013.
“Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura”. Este foi o tema da 2ª Conferência Intermunicipal de Cultura da Região Carbonífera, realizada neste sábado, 06, no auditório da Amrec, em Criciúma. Mais de 80 pessoas, entre prefeitos, gestores e agentes de cultura, bem como integrantes da sociedade civil participaram do evento, promovido pelo Colegiado de Cultura e Turismo da Amrec.

Os objetivos da conferência foram discutir a política cultural dos municípios e eleger três delegados da sociedade civil e dois da organização governamental, que irão representar a Região Carbonífera na Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada dias 29 e 30 de agosto, em Florianópolis. Conforme a presidente do Colegiado de Cultura e Turismo da Amrec e diretora de Cultura de Forquilhinha, Isabela Niehues dos Santos, dentre as propostas defendidas para a Conferência Estadual, destacou-se a de uma maior valorização do produto cultural da região. “Nossa busca é pela integração, através dos roteiros culturais da Amrec, com o intuito de valorizar a história de cada município”, destacou Isabela.

Ela explica que foram elencadas propostas em três níveis: Municipal - voltada à qualificação, capacitação e profissionalização de agentes e gestores da área da cultura; Estadual - repasse dos recursos do Funcultural do Estado, direto aos fundos de Cultura dos municípios e Federal - aprovação da PEC 150, que regulamenta o repasse de recursos à cultura, devendo receber anualmente pelo menos 2% da receita tributária da União, dos quais 25% serão destinados aos estados e ao Distrito Federal e 25% aos municípios. “Estados e DF destinarão ao setor 1,5% de sua arrecadação com impostos, enquanto os municípios deverão aplicar o percentual de 1%. Os recursos serão empregados na preservação, produção e difusão da cultura nacional”, esclareceu a presidente do colegiado.
Para o presidente da Amrec e prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre, a conferência foi importante porque, além de unificar a discussão cultural na região, acaba incitando também o turismo. “Mesmo com a modernidade, a cultura precisa ser resgatada para não perdermos a essência da história, da preservação da origem. Investindo na manutenção e resgate da cultura, com a nossa região organizada e contando com o aporte das leis do Ministério da Cultura, todos os municípios poderão se regularizar para promover suas respectivas conferências”, salientou. “Ver o auditório da Amrec lotado em um sábado é bastante gratificante”, enalteceu Alexandre. 

O evento integrou a etapa preparatória da 3ª Conferência Nacional de Cultura, convocada pelo Ministério da Cultura, que deverá ser realizada no período de 26 a 29 de novembro de 2013, em Brasília.

Confira os representantes da sociedade civil eleitos para participar da Conferência Estadual de Cultura:
Titular - Gilmar Bonifácio
Suplente - Nabor João Teixeira
Titular - Neide de Pelegrin
Suplente - Angela Ghislandi
Titular - Stevan Grützmann Arcari
Suplente - Reginaldo Constante Vargas

Governamental:
Titular - Giliard Cesconeto Gava
Suplente - Elisangela Machieski
Titular - Daniela Miotelo Mondardo
Suplente - Dalvani Baesso