O autismo é um transtorno global do desenvolvimento
caracterizado por apresentar déficits significativos na interação social, na
comunicação como também alterações no comportamento. Um comportamento comum ao
portador do transtorno é a repetição de movimentos, por exemplo, rodar um
lápis, apegar-se a objetos, balançar o corpo, etc. Muitas vezes, as suas áreas
de interesse são restritas.
As crianças que possuem as características do autismo
podem apresentar inteligência e linguagem sem nenhum tipo de problema, no
entanto, outros podem apresentar retardo mental, mutismo e até severos
problemas no desenvolvimento da linguagem. Podem parecer distantes, com
comportamentos rígidos e com resistências as mudanças. Todas essas
manifestações costumam aparecer antes mesmo dos três anos de idade, sendo que
na grande maioria, são crianças do sexo masculino. As causas para o Autismo
ainda não foram determinadas e estão em estudo, porém há evidências na predisposição
genética com os fatores ambientais, como a idade avançada dos pais, a
prematuridade e baixo peso do bebê ao nascer além de infecções que a gestante
pode ter durante a gestação.
Após o diagnóstico é fundamental iniciar o
tratamento para o Autismo, realizando o mesmo, a criança pode se desenvolver e
assim ter uma vida com independência. Tudo isso envolve a criança e apoio da
família e da escola que esta se encontra. A intervenção precoce é muito
importante e associa-se com terapia com fonoaudiólogo, com psicólogo além de
outros profissionais, como o terapeuta ocupacional e o neuropediatra.
Destaca-se que dependendo do grau do Autismo, a
criança poderá participar do ensino regular e isso incluirá além do professor,
um segundo professor de inclusão que auxiliará no seu processo de ensino e
aprendizagem. É necessário que no ambiente escolar, os professores estejam
atentos as características quanto nas manifestações de comportamentos.
Reforça-se na intervenção e no diagnóstico precoce, sendo essências ao
tratamento.
Cada criança é única e por isso precisamos conhecer
as suas potencialidades bem como as áreas nos quais elas possuem maior
facilidade. A estimulação é uma ferramenta de extrema importância.
Beatriz Galatto Nesi
Psicóloga