segunda-feira, 8 de julho de 2013

AUTISMO


O autismo é um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por apresentar déficits significativos na interação social, na comunicação como também alterações no comportamento. Um comportamento comum ao portador do transtorno é a repetição de movimentos, por exemplo, rodar um lápis, apegar-se a objetos, balançar o corpo, etc. Muitas vezes, as suas áreas de interesse são restritas.
As crianças que possuem as características do autismo podem apresentar inteligência e linguagem sem nenhum tipo de problema, no entanto, outros podem apresentar retardo mental, mutismo e até severos problemas no desenvolvimento da linguagem. Podem parecer distantes, com comportamentos rígidos e com resistências as mudanças. Todas essas manifestações costumam aparecer antes mesmo dos três anos de idade, sendo que na grande maioria, são crianças do sexo masculino. As causas para o Autismo ainda não foram determinadas e estão em estudo, porém há evidências na predisposição genética com os fatores ambientais, como a idade avançada dos pais, a prematuridade e baixo peso do bebê ao nascer além de infecções que a gestante pode ter durante a gestação.
Após o diagnóstico é fundamental iniciar o tratamento para o Autismo, realizando o mesmo, a criança pode se desenvolver e assim ter uma vida com independência. Tudo isso envolve a criança e apoio da família e da escola que esta se encontra. A intervenção precoce é muito importante e associa-se com terapia com fonoaudiólogo, com psicólogo além de outros profissionais, como o terapeuta ocupacional e o neuropediatra.
Destaca-se que dependendo do grau do Autismo, a criança poderá participar do ensino regular e isso incluirá além do professor, um segundo professor de inclusão que auxiliará no seu processo de ensino e aprendizagem. É necessário que no ambiente escolar, os professores estejam atentos as características quanto nas manifestações de comportamentos. Reforça-se na intervenção e no diagnóstico precoce, sendo essências ao tratamento.
Cada criança é única e por isso precisamos conhecer as suas potencialidades bem como as áreas nos quais elas possuem maior facilidade. A estimulação é uma ferramenta de extrema importância. 

Beatriz Galatto Nesi
Psicóloga