quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Cocal recebe 2ª medalha de ouro nas Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas no Rio de Janeiro




Cocal do Sul comemora nesta semana mais uma conquista na área da educação. Na última segunda-feira, dia 07, o aluno Carlos Eduardo dos Santos Feliciano, 14 anos, da escola Municipal Cristo Rei, recebeu a 2ª Medalha de Ouro do município nas Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2015). A cerimônia de premiação foi realizada no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, reunindo 500 alunos medalhistas do Brasil. O prêmio foi entregue pelos Ministros da Educação, José Mendonça Filho e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. A OBMEP é considerada a maior olimpíada escolar do mundo. 

O medalhista, Carlos Eduardo participou da premiação ao lado da mãe, Marines Simão dos Santos Feliciano e da professora do Clubinho da Matemática, Maria Albertina Guizzo. Ele celebra com muita emoção a conquista.   “É um orgulho representar Cocal do Sul e o trabalho da minha escola e professores. Em 2014
eu recebi uma moção honrosa e uma no depois o ouro. Percebo como eu avancei. Eu adoro matemática e o Clubinho só trouxe coisas boas para o meu aprendizado e desenvolvimento, além de me proporcionar conhecer o Rio de Janeiro, fazer minha primeira viagem de avião e conhecer pessoas de diversos lugares do país, suas culturas e sotaques. Agora vou me dedicar ainda mais para continuar me destacando”, afirma. 

De volta a Cocal do Sul, o aluno foi recebido nesta quinta-feira, 10, pelo Prefeito Ademir Magagnin, a vice Cirlene Gonçalves Scarpato, Secretária de Educação, Ana Paula Cechinel, diretora Tatiane Périco Sazan, professora Maria Albertina e os pais do estudante para uma saudação especial.  “Esse é um momento que marca a vida da gente enquanto gestores. Valeu à pena investir e incentivar os alunos nesta busca e dedicação pela matemática. E com certeza, valeu à pena o Carlos ter estudado um pouco a mais e ter se dedicado naquilo que gosta. Essa é uma recompensa que nos orgulha e que nos coloca no caminho certo. Parabéns a toda equipe da educação, aos pais do Carlos pela participação e a força de vontade do nosso medalhista”, destacam
Ademir e Aninha.  

De Santa Catarina, 38 alunos foram condecorados com medalha de ouro. Na região da Amrec apenas Cocal e Içara se destacaram em nível nacional. O medalhista concorreu com mais de 17 milhões de alunos de todo país inscritos na primeira fase e mais de 800 mil estudantes na segunda etapa da Olimpíada.


Para a professora Maria Albertina é uma satisfação poder realizar um trabalho de preparação e incentivo e colher os frutos em nível máximo. “Acredito que o resultado seja um conjunto de esforço e dedicação entre
escola, secretaria de Educação, pais, professores e alunos por meio da implantação do projeto municipal Clubinho da Matemática que reúne centenas de estudantes, com aula extraclasse, uma vez por semana nas escolas. Nós professores temos que acreditar e incentivar. A matemática tem o poder de abrir portas para o sucesso e é isso que nós desejamos aos nossos alunos”, declara. 

O Clubinho da Matemática foi criado em 2013 para estimular o raciocínio lógico. De lá pra cá, o município já conquistou 2 medalhas de ouro, 1 de prata, 7 de bronze e 39 moções honrosas.  O Projeto é mantido pelo Governo Municipal através da Secretaria de Educação Esporte e Cultura e tem como professoras responsáveis, Maria Albertina e Diana Morona, atendendo crianças do 4º ao 9º ano. Durante o ano também são realizadas as Olimpíadas Municipal de Matemática com premiação.