Cinco alunos são premiados na Olimpíada Regional e Mirim de Matemática da UFSC. Cocal conquista primeira medalha na modalidade e menções honrosas
Mais de 600 pessoas, entre pais, professores e alunos prestigiaram atentas, no último sábado (26), no Centro de Eventos e Cultura da UFSC, em Florianópolis, a cerimônia da 19ª ORM (Olimpíada Regional de Matemática) e a 6ª ORMM(Olimpíada Regional Mirim de Matemática). O evento premiou 42 alunos da ORMM e 50 alunos da ORM com medalhas de ouro, prata, bronze, menção honrosa e alunos destaques. Neste ano da região da AMREC participaram apenas os municípios de Cocal do Sul e de Içara.
Na Olimpíada Mirim onde participaram no total 548 alunos dos 5º anos de escolas particulares e públicas, o destaque de Cocal do Sul vai para os alunos Caua Teixeira de Oliveira, Murilo Pacheco Ribeiro,Miguel Gomes Ricardo Miranda, Gabriela Padoin que receberam Menção Honrosa. Essa é a segunda vez que o município participa da Olimpíada Mirim da UFSC, uma iniciativa das professoras do Clubinho de Matemática Diana Morona, Maria Albertina Guizo . “Nossos alunos disputaram de igual para igual com estudantes de escolas particulares da grande Florianópolis e do Colégio Aplicação da UFSC, por exemplo. Estamos muito orgulhosas pelo resultado do nosso trabalho e empenho de cada um deles. Isso é sinal de que a matemática está fazendo a diferença no dia a dia dos nossos estudantes”, destacam as professoras.
Na Olimpíada Regional participaram 10 mil alunos do 6º ao 9º ano de escolas particulares e públicas. Todos coordenados pelo professor José Luiz Pinho. A prova aconteceu em duas fases. Cocal do Sul conquista a primeira medalha de bronze desta Olimpíada, com o aluno Luiz Carlos Possa Bento da Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol.
As Olimpíadas são projetos de Extensão da UFSC e acontecem no estado apenas para os alunos das escolas particulares e públicas. Os alunos premiados de Cocal foram acompanhados da Secretária de Educação Municipal Ana Paula Cechinel, das Diretorsa Elaine Correa, Marivalda Wasielevski de Costa , Tatiane Périco Sazan, das professoras Diana Morona e Maria Albertina Guizzo, além das mães dos alunos premiados. Na cerimônia também foram entregues certificados as professores Diana Morona e Maria Albertina Guizzo por incentivaram e ajudaram a fazer acontecer a ORMM e ORM em cada escola e para todos os alunos participantes. “Tanto as provas da 19ª ORM e da 6ª ORMM são testes muito bem elaborados e que necessitam alto conhecimento dos nossos alunos dos conceitos de matemática. Todos nossos alunos estão de parabéns, e estamos muito felizes por termos conquistado a primeira medalha na ORM.”, finalizam as professoras Diana e Maria Albertina.
Texto/colaboração: professora Ana Lúcia Pintro