quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Educação de Cocal premia alunos destaques na Olimpíada Municipal de Matemática

Educação de Cocal premia alunos destaques na Olimpíada Municipal de Matemática 


Envolvidos pelo incentivo de aprender matemática, centenas de alunos das escolas municipais Demétrio Bettiol, Cristo Rei e neste ano, a participação da José Perucchi deram mais um show de resultado e aprendizado. A secretaria de Educação, Esporte e Cultura juntamente com o projeto Clubinho da Matemática premiou os primeiros colocados da 3ª Olimpíada Matemática das
Escolas Municipais de Cocal do Sul (OMEMCS) e 1º Olimpíada Mirim de Matemática. O projeto é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, coordenado pelas professoras do Clubinho de Matemática com apoio das direções das escolas e dos professores regentes de matemática.
A solenidade realizada nas instituições contou com a presença do Prefeito Ademir Magagnin, a Secretária de Educação e vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, professores, diretores, pais e alunos. O encontro reuniu os 10 melhores colocados divididos pelos níveis 1 (6º e 7º ano) e 2 (8º e 9º ano) de cada instituição. 
Durante a cerimônia, a expectativa dos alunos dominou o ambiente. Todos aguardavam ansiosos pelo resultado que destacou Pedro Lucas Inocente (Nível 2) , Gabriel Savi ( Nível 1) e a aluna do 5º ano Marcelle Millak dos Reis da escola Demétrio Bettiol e Vinicius de Souza Jorge (Nível 2) e Carlos Eduardo dos Santos Feliciano (Nível 1) da escola Cristo Rei como os premiados de 2015. A OMEMCS deste ano, buscou premiar os melhores colocados de cada nível e de cada escola, e para os alunos do 5º ano o melhor aluno do município. Os primeiros colocados foram premiados com um tablet e os demais alunos que obtiveram a melhor nota, com honrarias. A Secretaria de Educação também entregou durante a premiação, certificado de participação para todos os melhores colocados. “Eu sinceramente não esperava e estou emocionado comigo mesmo. Antes de participar do Clubinho achava que não seria possível, mas estudei e consegui. Adoro matemática e aprender com incentivo e dedicação dos professores é outra coisa. Também conto com o incentivo dos meus pais e irmãos”, afirmou o aluno Matheus Maffioletti. Segundo Magagnin “o Sul nunca se destacou tanto em matemática e nós estamos contribuindo para isso. Fico feliz em ver os pais participando e motivando seus filhos, pois eles estão de parabéns e tendem a avançar cada vez mais. A matemática vem cativando cada vez mais os alunos e elevando o desempenho geral das turmas”, ressaltou o prefeito. 
Para a Secretária de Educação o objetivo do governo municipal em motivar os alunos para a matemática é melhorar cada vez mais o conhecimento. “Parabéns a todos os estudantes e continuem se dedicando, pois o conhecimento ninguém tira da gente”, destacou Cirlene.  Neste ano, mais de 500 alunos da rede municipal de ensino do 5º ao 9º ano participaram da 3ª OMEMCS. A grande novidade foi a participação dos estudantes do 5º ano. “O clubinho da matemática, desde que surgiu está colhendo bons frutos, ensinamos matemático de forma divertida e lúdica. Preparamos nossos alunos para diferentes Olimpíadas de Matemática e este ano também para de Astronomia. Não damos reforço de matemática, buscamos despertar o gosto de aprender e estudar a matemática e preparar nossos alunos para as Olimpíadas de Matemática”, observa a professora Diana Morona. Diana também afirma que a paixão pela matemática e por ser professora é fundamental no processo de aprendizagem do aluno. “Sou apaixonada pelo ensinamento e busco em todas as aulas do clubinho despertar esta mesma paixão nos meus alunos. Mostrar que somos capazes de realizar todos os nossos sonhos e que aprender matemática não é esse bicho papão. E quando vejo alunos das séries menores 4º e 3º ano pedindo para entrar no clubinho da matemática percebo que está valendo a pena que o Clubinho veio para ficar e abrir portas”, finaliza a professora Diana. Olimpíada Mirim
Cocal do Sul foi o único município da Amrec que participou da V Olimpíada Regional Mirim de Matemática (ORMM), promovida pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Mais de 150 alunos dos 5º anos de Cocal participaram junto com outras escolas de Florianópolis. O motivo da participação foi por conta do bom desempenho dos estudantes da rede municipal nas Olimpíadas de Matemática e pela existência do Clubinho de Matemática. O município conseguiu classificar e premiar nesta primeira participação os nove alunos do 5º ano que no dia 29 de novembro, poderão ser contemplados durante a divulgação da UFSC dos medalhistas de ouro, prata e bronze da Olimpíada Estadual. Oito escolas de SC envolvendo quase 600 alunos participaram. “Estamos na perspectiva de quais medalhas nossos alunos irão receber. Mesmo muito jovens, os alunos dos 5º anos tiveram muita maturidade para resolver a prova e já enxergam a importância de poder participar. Realizamos aulões, trabalhamos muito nas aulas do clubinho e participamos de cinco treinamentos em Florianópolis. Tudo isso mostra que valeu a pena, analisando os resultados. As professoras do Clubinho de Matemática estão muito contentes com o desempenho de todos”, afirmou a professora Diana. Alunos premiados na Olimpíada Mirim de Matemática - (ORMM) Demétrio Bettiol Marcelle Millak dos Reis (1º lugar geral, ganhadora do tablet) Natan de Oliveira Viana (menção honrosa) Felipi Custódio Nunes (menção honrosa) José Peruchi 1ºEmilly Leopoldo Cardoso (menção honrosa) 2ºPaulo André Tomaz (menção honrosa) 3ºAna Carolina Martins Figueiredo (menção honrosa) 4ºMatheus Mafioletti (menção honrosa) 5ºEmanuela Geremias Spricigo (menção honrosa) Cristo Rei Isabelle Kanarek Nunes de Souza (menção honrosa) Leonardo Martins Scheper (menção honrosa) Maria Eduarda Pires da Luz (menção honrosa) Olivia Frasson Souza (menção honrosa) Tayná da Silva da Rosa (menção honrosa) Alunos premiados na 3ª OMEMCS Demétrio Bettiol Nível 2 1º Pedro Lucas Inocente (ganhador do tablet) 2º Roger Bertan da Rocha (menção honrosa) 3º Luiz Carlos Possa Bento (menção honrosa) 4º Vinicius Librelato (menção honrosa) 5º Carla Cristina Bitencourt (menção honrosa) Nível 1 1º Gabriel Savi (ganhador tablet) 2º Jonas Sartor (menção honrosa) 3º Alexandra Carboni Dela Justina (menção honrosa) 4º Bruna Queiroz de Oliveira (menção honrosa) 5º Anita Machado Dela Vedova (menção honrosa) Cristo Rei  Nível 1: 1º Carlos Eduardo dos Santos Feliciano (ganhador tablet) 2º Lucas Westfal (menção honrosa) 3º Larissa Magagnin (menção honrosa) 4º Ashley Katia Damasio (menção honrosa) 5º João Luiz Jung (menção honrosa) Nível 2 1º Vinicius de Souza Jorge (ganhador tablet) 2º Vinicius da Costa Alves (menção honrosa) 3º Nicole Claudino Goulart (menção honrosa) 4º Luigi Sartor Piucco (menção honrosa) 5º Fernanda Silveira Maranhão (menção honrosa)