terça-feira, 17 de novembro de 2015

Cocal premia os vencedores da 1ª Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa

Criar o gosto pela leitura e escrita, bem como, conhecer e trabalhar os vários gêneros literários. Esse é o objetivo do Governo Municipal de Cocal do Sul por meio da Secretaria de Educação ao instituir a 1ª Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa. Quase 300 alunos do 5º ao 9º anos das
escolas Demétrio Bettiol, Cristo Rei e José Perucchi participaram do desafio. A Olimpíada contou com três categorias: poemas (5º e 6º anos), memórias literárias (7º e 8º anos) e crônicas (9º ano). 
Nesta semana, o Prefeito Ademir Magagnin juntamente com a Secretária de Educação e Vice-Prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato e professores premiaram os vencedores em cada categoria. Os alunos, Clara Batista Capelari, Nicoli Claudino Goulart e Paulo Jorge Cipriano Barbosa foram os destaques nas produções poemas, memórias literárias e crônicas, respectivamente. Cada um deles recebeu um tablet como premiação. A preparação dos alunos foi baseada no material em nível nacional durante as aulas e a produção foi avaliada por uma comissão de professores. O aluno Paulo George, da escola Cristo Rei, comemora o resultado na categoria memórias literárias. “Eu adoro escrever e foi uma surpresa tão gratificante que quero me dedicar cada vez mais. Essa é uma oportunidade para a vida e para os alunos desenvolverem a escrita e a leitura”, afirmou. Para a professora, Fátima Porto a 1ª Olimpíada da Língua Portuguesa Municipal acrescentou conhecimentos múltiplos no que se refere aos diferentes gêneros literários. “Ela direcionou o educando a um processo de raciocínio lógico, proporcionando momentos de legítimo saber através do conhecimento da Língua Portuguesa”, avalia.  Segundo a Secretária de Educação, Cirlene Gonçalves Scarpato o Governo deseja com a Olimpíada de Língua Portuguesa preparar da melhor forma os alunos para desenvolverem as olimpíadas nacionais que ocorrem a cada dois anos. “Queremos que a exemplo da nossa preparação na matemática, os alunos também possam ter essa oportunidade para estimular o gosto da leitura, autonomia na escrita, melhorar a qualidade de ensino, entre outros. Nossos educadores estão de parabéns ao abraçarem a nossa olimpíada”, ressalta. 
Alunos destaque: 
Gênero/ Poema: Maria Clara Batista Capelari (6º ano - Demétrio Bettiol)
Gênero/ Memórias Literárias:- Paulo Jorge Cipriano Barbosa (7º ano - Cristo
Rei)
Gênero/ Crônica: Nicole Claudino Goulart ( 9º ano - Cristo Rei)