quarta-feira, 1 de julho de 2015

SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO MARCAM PRESENÇA NO 15º FÓRUM NACIONAL DA UNDIME


As delegações dos Dirigentes Municipais de toda Santa Catarina estiveram reunidas juntamente com as delegações de todo País, na 15° edição do Fórum da Undime Nacional, que foi realizado na última semana na Mata de São João (BA).

A nossa região (AMREC) foi representada pelas Secretárias de Educação Raquel Romagna Quarezemin de Cocal do Sul, Lucilene  Pagnan Cechinel de Morro da Fumaça e Jaqueline dos Santos, de Içara.



Na oportunidade tiveram acesso a diversas palestras com representantes do Ministério da Educação, inclusive com o Ministro Renato Janine Ribeiro, que palestrou sobre Pátria Educadora. Segundo a Secretária de Educação de Cocal do Sul, Raquel Romagna Quarezemin, os participantes, puderam discutir sobre os pontos polêmicos dos Planos Nacional e Municipais de Educação. Uma questão muito importante foi a defesa das discussões sobre a igualdade de gênero nos Planos de Educação e de uma educação pública laica e democrática. “O diálogo e principalmente o respeito com todo ser humano tem que ser levado em consideração por todos os educadores e deve constar nos Planos de Educação”. Para conhecer a campanha em defesa da igualdade de gênero nos Planos de Educação, basta acessar www.deolhonosplanos.org.br

Aconteceram também debates em torno do Custo Aluno-Qualidade inicial (CAQi) que, apesar de fazer parte do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014), que ainda não está regulamentado. Segundo Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação falou sobre o prazo para que o CAQi seja implementado, que é junho de 2016. Ele destaca que é por meio do CAQi que as escolas terão acesso aos insumos mínimos de qualidade necessários para garantir uma educação de qualidade. O Governo Federal defende a construção do Sistema Nacional de Educação, mas é preciso deste indicador para que o processo aconteça. Já o CAQ é padrão de qualidade na educação mais próximo aos países desenvolvidos, a ser atingido no decênio.

O Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, criou no dia 17 de junho, por meio de portaria, uma comissão de especialistas para debater a definição de uma Base Nacional Comum, exigência do Plano Nacional de Educação, sancionado ano passado pela presidenta Dilma Roussef.

A base comum deve estabelecer os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da educação básica em todo o país. O mecanismo deve ser formalizado até junho de 2016. Segundo o ministro, a Base Nacional Comum fortalecerá a educação básica, sem interferir na autonomia e na especificidade de estados e municípios. A presidente da Undime Nacional, Cleuza Repulho, defendeu na sua fala a regulamentação de todas as pendências do Plano Nacional de Educação “para ontem” ou pelo menos até o final de 2015.
 
O Encontro Nacional dos Dirigentes de Educação foi marcado pelo descontentamento em relação aos cortes feitos na educação a nível nacional e o atraso na implementação das ações do PNE, mas, por outro lado os discursos foram afinados em relação a união dos dirigentes na busca de recursos para atender os anseios da população, pois é no município que tudo acontece.