quinta-feira, 14 de maio de 2015

Teatro alerta e desperta crianças no combate a violência sexual em Cocal

De forma lúdica, interativa e realista, centenas de crianças da rede municipal e estadual de Cocal do Sul tiveram uma aula diferente sobre violência sexual, nesta quinta-feira (14). Um assunto delicado, mas que despertou e alertou os alunos para terem coragem para lidar e agir diante de
situações como essas.  Assim foi o trabalho realizado pelo Governo Municipal de Cocal do Sul
através da Secretaria de Assistência Social e o Creas ao oportunizar a peça teatral “Vim ver Maria”, interpretada pelo Grupo Teatral Soarte, que retrata a situação de uma criança que sofre abusos por parte do tio e que mostra o que elas devem fazer quando passam por algo parecido. Desta forma, o espetáculo chama a atenção para a prevenção do abuso sexual infantil. A iniciativa que faz parte das ações alusivas ao dia nacional (18 de maio) de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil, no município. 
O espetáculo aconteceu no salão de festas da igreja matriz e reuniu alunos, professores, psicólogos, conselheiros tutelares e assistentes sociais. A peça também foi acompanhada pelo prefeito Ademir Magagnin e a vice, Aninha Scarpato. “Aprendi que a gente tem que contar para um adulto, à polícia ou ao Conselho Tutelar. O que assisti é muito triste e nenhuma criança merece
passar por isso”, afirmou a estudante, Beatriz Sangaletti, 9 anos. Já para a aluna, Julia Martinho a criança não pode ter vergonha para não colocar em risco toda a sua vida. “A peça foi muito boa e dentro da realidade. 
Ensinou-nos, o jeito de contar para os adultos as situações de abuso”, observou.  De acordo com a Secretária de Assistência Social, Sinara Crippa Milanez “todos esses casos são infelizmente comuns, inclusive em Cocal. Por isso buscamos orientar de forma diferente. Normalmente hoje, as denúncias acontecem pelo disk 100 ou Conselho Tutelar e queremos que essas acusações sejam cada vez mais corajosas por parte das vítimas. Que essa orientação passada para as crianças nos ajude a identificar essas pessoas, porque isso é crime e que as crianças percebam a diferença entre o carinho fraternal e o carinho malicioso”, relata. 
Para a professora do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Adriana Mattei as crianças precisam estar cientes do que pode acontecer. “É difícil elas diferenciarem o toque, o carinho verdadeiro do adulto com aquele que irá gerar a violência sexual. Por isso da importância desse alerta, para que elas não se confundam. Esse tipo de violência cresce e muito e na própria família”, relata. 
O produtor da peça, Marcelo Piraju explica que o espetáculo foi criado em 2009, em parceria com o CREAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Ourinhos. “A peça teatral temática foi desenvolvida tendo como base pesquisas e relatos cedidos por psicólogas e assistentes sociais. Com ela, pretende-se assegurar de forma lúdica, ações preventivas contra a violência  sexual, possibilitando que as crianças de 7 a 10 anos sejam educadas a identificar o abuso precocemente e gerar atitudes de autoproteção”, destaca.
Sobre a peça
“Vim ver Maria' é um espetáculo realista. É um drama infantil, que faz com que a criança se identifique. Ela apresenta a personagem Maria, a filha caçula da família, e que sofre abuso sexual dentro de casa, causado por um tio que cuida dela na ausência dos pais. Tem o objetivo de mostrar essa realidade à criança e fazer com que ela se identifique, saiba como lidar com a situação e, principalmente, saiba que não é culpada pelo que está passando e que é necessário denunciar o que está acontecendo. “Através do espetáculo, aumentam-se as denúncias, porque faz com que a criança reconheça se está passando pela mesma situação em seu universo”, finaliza Marcelo.