segunda-feira, 11 de maio de 2015

Plenária para aprovação do Plano Municipal de Educação será realizada na próxima semana

A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal de Cocal do Sul realizará nos dias 18 e 19 de maio, das 19h às 22h, a plenária sobre o Plano Municipal de Educação.  O evento será realizado no auditório do IMG e tem o objetivo de aprovar o documento, que norteará a educação no decênio de 2015-2024.
Durante o encontro serão apresentadas as metas e as estratégias a serem alcançadas com base na realidade do município que, posteriormente será transformado em Lei.
Segundo a Secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin, a elaboração do Plano vem sendo trabalhada desde julho do ano passado por meio de palestras, reuniões nas escolas, encontros das comissões e subcomissões, com foco na realidade do município, tendo alinhamento com o Plano Nacional de Educação e o Plano Estadual de Educação. Os encontros envolveram profissionais da educação, autoridades, representantes de entidades, associações e sociedade civil organizada.
O papel do Plano Municipal de Educação é planejar as políticas públicas para a área a longo prazo e, com isso, contribuir para a efetivação do acesso à Educação. O Plano Municipal é um instrumento de cidadania, de garantia de direitos das crianças, adolescentes e jovens e ao mesmo tempo, é uma diretriz que faz com que as políticas não sejam esquecidas à medida que as gestões vão mudando, o que infelizmente é uma situação comum no Brasil. O Plano Municipal de Educação permite ainda uma inversão na lógica adotada nas políticas públicas: não são os planos de governo que definem os planos para a educação, mas sim os planos de educação que passam a servir de base para a elaboração dos planos de governo.