segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Escritor Rubem Alves é homenageado durante desfile Cívico


Trinta instituições de ensino, entidades e lideranças de Cocal do Sul deram exemplo de civismo durante o desfile realizado, na manhã deste domingo (7 de setembro), na Avenida Polidoro Santiago. Ao som da banda Marcial, milhares de crianças, jovens e adultos fizeram valer as palavras do hino da independência. O evento
o organizado pelo Governo Municipal por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura foi acompanhado por centenas de pessoas, entre elas autoridades municipais e militares.
O Hino Nacional foi executado pela Orquestra Sinfonia de Louvor, da Assembleia de Deus e as alunas da escola municipal Demétrio Bettiol apresentaram a coreografia de abertura que teve como elemento principal a ginástica rítmica desportiva com arcos. Durante o desfile, as escolas deixaram sua mensagem de paz, destacaram projetos desenvolvidos ao longo do ano de valorização à educação e causas sociais com muita criatividade. A rede municipal também prestou homenagem ao escritor, Rubem Alves como forma de agradecimento pelo conhecimento e ensinamentos na área da educação. O escritor faleceu neste ano e é amado por milhões de pessoas que foram sensibilizadas por sua mensagem de amor à educação. O professor, filósofo, teólogo e psicanalista ainda foi um excelente contador de histórias e admirado por seus escritos poéticos.
Outra homenagem prestada durante o desfile foi do Colégio Maximiliano Gaidzinski que comemora 35 anos história. A Instituição entregou uma placa comemorativa ao Prefeito Ademir Magagnin e a Vice, Cirlene Gonçalves Scarpato. Também foram destaques os 30 anos da Escola de Educação Infantil Os Amigos e 30 anos de fundação da José Peruchi.
“Esta é a celebração de uma momento histórico importante para o país. Refletimos sobre o papel da educação na transformação das pessoas e na sociedade e prestamos esta singela homenagem a Rubem Alves por todos os seus feitos pela educação. Cocal também comemora o destaque no IDEB, ficando como o municípioexemplo na região pelo índice conquistado”, ressalta Raquel Romagna Quarezemin, Secretária de Educação, Esporte e Cultura.
O Desfile alusivo a Independência contou ainda com a participação do Lions e Leo Clube, Brigada de Bombeiros Voluntários das empresas Eliane Revestimentos Cerâmicos, grupo ADAD da Assembleia De Deus, Escoteiros, projeto Oficina do Atleta do Departamento Municipal de Esportes, Terceira Idade, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Unibave, Instituto Maximiliano Gaidzinski, Grupo de Voluntários em prol da doação de medula óssea, Cala/Apae, PROERD , Clubinho da Matemática, Instituições de Ensino Infantil Prof. Lenita Izabel da Silva, Helena Savi, Morada da Alegria, Os Amigos, Cantinho Alegre, Pequeno Príncipe, Recanto Feliz, escolas municipais Prof. José Perucchi, Giovanni Battain, Demétrio Bettiol, Cristo Rei, Colégio Cocal, Colégios Estaduais Professora Francisca M. de Oliveira Búrigo e Professor Padre Schuller, fechando com o carro da Rainha e Princesas da II CocalFest.

PARA VER AS FOTOS DO DESFILE CLIQUE AQUI.