sexta-feira, 5 de setembro de 2014

ALUNOS RECEBEM TREINAMENTO PARA A OBMEP

    Nesta sexta-feira (5/9) um grupo de 25 alunos da EEF Demétrio Bettiol e EEF Cristo Rei participaram de um aulão preparatório para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.
     O trabalho foi monitorado pelo professor Lucas Spillere Barchinski do Instituto Federal Catarinense (IFC - Sombrio) que trabalha há cinco anos no Programa de Iniciação Científica – PIC - programa criado para os medalhistas da OBMEP.
     Os exercícios foram baseados em uma das questões da prova dissertativa do ano passado e explorou o conteúdo de geometria plana. A aluna Eloisa Leopoldo avaliou: “O professor é bem calmo e nos passou tranquilidade. Recebemos dicas importantes, como prestar atenção nos padrões que surgem nas provas e ficamos sabendo que podemos ser medalhistas mesmo se não soubermos responder todas as questões.A colega AlLana Kunzler complementou: "Eu não vi o tempo passar, coisa difícil de acontecer. Adorei, o professor soube entrar na matemática sem ser "de soco" e soube fazer a gente se apegar no assunto sem perceber, quando me dei por conta eu já estava fazendo cálculos. Nunca foi tão fácil resolver problemas com área e perímetro, como foi hoje depois da explicação. Gostaria de ter essas oportunidades mais vezes."
     O participante Lucas Westfal comentou: “A aula foi bem esclarecedora, o assunto difícil das provas recebeu uma resposta simples. Além de explicar muito sobre os problemas, ele nos deixou mais preparados e confiantes. Esses aulões deveriam ser passados pra todos os interessados, não apenas para quem passou na primeira fase da olimpíada de matemática."
     As professoras do projeto e os alunos agradecem ao professor Lucas pela colaboração: “É importante que uma pessoa diferente de nós, que atuamos nas escolas, fale com eles sobre as olimpíadas e os incentive. A experiência e a dedicação do Lucas tem um valor grandioso e certamente refletirá no futuro de nossos alunos porque as mensagens deixadas por educadores que amam o que fazem, deixam marcas.”
     O Clubinho de Matemática, projeto da Secretaria Municipal de Educação, incentiva os alunos para participarem das olimpíadas de matemática e realiza muitas atividades que envolvem questões das provas. Esse encontro foi promovido com o objetivo de preparar e treinar um pouco mais os alunos das escolas municipais classificados para realizar a prova da 2ª fase da OBMEP, que acontecerá no dia 13 de setembro na EEB Professor Padre Schuler.