quinta-feira, 5 de junho de 2014

Projeto “Educação Ambiental: Pratique essa ideia

  Na Semana do Meio ambiente, alunos visitam aterro, viveiro, leito de rios e realizam panfletagem e entrega de sementes à população.
    Cocal do Sul está realizando durante a semana uma série de ações de conscientização em prol do meio ambiente que segue até sábado, 07, dia D. A iniciativa é alusiva ao dia Mundial do Meio Ambiente celebrado no dia 5 de junho e envolve crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio do Projeto
“Educação Ambiental: Pratique essa ideia”. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Educação numa parceria com a FUNDAC/SAMAE, Verde é Vida, EPAGRI, Tractebel, CIRSURES, CDL e Polícia Rodoviária. 
     Nesta semana, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o Viveiro da Tractebel, em Capivari de Baixo e realizaram visitas ao aterro sanitário do Cirsures, em Urussanga. Já nesta quara-feira, 05, os estudantes realizam uma panfletagem com entrega de sementes e convidaram os motoristas
para participarem da campanha do Lixo Eletrônico, neste sábado, 07. Para a aluna, Aline Michilin Bento, 14 anos, o mundo vive um momento delicado e que precisa da iniciativa de todos para que problemas relacionados ao meio ambiente possam ser minimizados. “A população precisa ter consciência. A gente deve mostrar que não são apenas palavras, são necessárias ações também”, afirmou. O aluno Gustavo de Oliveira Guarezzi, 13 anos, também participou das atividades e relata que a entrega de sementes e panfletos é importante para orientar, só que é preciso da contribuição dos motoristas. “As pessoas tem que ajudar. O meio ambiente está trágico, polui-se cada vez mais”, disse.  As crianças da educação infantil também conhecerão a Estação Experimental da Epagri, nesta sexta-feira, 07. Faz parte ainda da programação, o plantio e distribuição de Árvores Nativas nas Escolas. 
Fundac realiza Campanha do Lixo Eletrônico
O dia D em prol do Meio Ambiente será neste sábado, 07, em Cocal do Sul. Neste dia, a Campanha será voltada ao recolhimento do Lixo Eletrônico. Todas as pessoas estão convocadas a participar desta ação depositando lâmpadas, pilhas e eletrônicos no coletor que ficará disponível na Praça da Igreja Matriz. De acordo com a Diretora da Fundac (Fundação Municipal de Meio Ambiente), Carla Possamai Della as pessoas tem que ter consciência de que esse tipo de material é prejudicial e não pode ser jogado em lixo comum.“Eles contém substâncias tóxicas que em contato com a natureza causa danos, muitas vezes, irreparáveis ao meio ambiente”, ressalta. A Campanha irá acontecer das 8h às 17h. 
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMCS