terça-feira, 10 de junho de 2014

Município inicia preparação do Plano Municipal de Educação

A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul deu início, na última semana, aos trabalhos de preparação do Plano Municipal de Educação. As ações estão sendo assessorada pela professora Maria Helena Meller e a primeira etapa será realizada em julho por meio de uma mobilização que reunirá profissionais da Educação e sociedade civil acerca do Plano Municipal de Educação.
 
O município tem um ano para deixar pronto o documento que norteará a educação para os próximos 10 anos e estará focado nas 20 metas estabelecidas pelo Ministério da Educação. O Plano foi aprovado no final do mês de maio, após quatro anos de tramitação, pela Câmara dos Deputados. Entre as diretrizes estão a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar. O plano destina também 10% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas e bens produzidos no país) para a educação até o final dos dez anos - atualmente são investidos 5,3% do PIB. Grande parte dos
recursos vem dos municípios, 2,3% do PIB, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), que constam no Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2014, do movimento Todos pela Educação. Os estados gastam o equivalente a 2,2% do PIB, e a menor fatia, de 1% do PIB, cabe à União. A intenção é que, com o PNE, aumente o percentual da União.
 
Segundo a Secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin uma das metas do Plano Municipal é a valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE, sendo um desafio de Municípios e Estados. “Em Cocal do Sul, 77,40% do Fundeb é comprometido com a folha de pagamento dos professores, além da preocupação com a valorização do magistério, temos o compromisso com a ampliação das vagas nas creches, bem como a implantação de uma escola em tempo integral”, explica a Secretária. 
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMCS