sexta-feira, 27 de junho de 2014

Terceiro encontro do Grupo de Inclusão

No dia 26 de junho de 2014, ocorreu na Secretaria da Educação, Esporte e Cultura, o terceiro encontro do Grupo de Inclusão. Nesse encontro, utilizou o vídeo “Cordas” para iniciar a discussão bem como as reflexões a respeito do tema Inclusão.

A partir disso, utilizou dois textos para continuar as discussões a respeito da Inclusão, da escola, da família e dos professores. Ressalva-se na importância dessas reflexões com os professores, oferecendo aos mesmos o suporte e as orientações frente às dificuldades observadas.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Professores da rede municipal de educação participam de formação continuada




Sabendo da importância da formação continuada, a Secretaria Municipal de Educação Esporte e Cultura proporcionou aos professores do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental, momentos de estudos com a Profª. Ms. Rosandra Sachetti Hübbe, nas últimas semanas. Com o tema “O Processo da Avaliação da
Aprendizagem”, os encontros tiveram como objetivo proporcionar aos educadores momentos de aprofundamento teórico e de reflexão sobre a prática pedagógica do 1º ao 9º Ano.
 
Segundo as Coordenadoras Pedagógicas, Ana Paula Cechinel e Luciane I. dos Santos Rosso Leal a capacitação contínua dos profissionais da Educação contribui para a formação integral dos alunos, proporcionando-lhes o desenvolvimento de competências para enfrentar os desafios e adversidades
sociais da atualidade. “Cada etapa de desenvolvimento da formação continuada tem como perspectiva a valorização do profissional e ao mesmo tempo o oferecimento de novas experiências, estimulando a análise crítica da prática pedagógica e da postura profissional”, destacam.
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMCS

terça-feira, 10 de junho de 2014

Município inicia preparação do Plano Municipal de Educação

A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul deu início, na última semana, aos trabalhos de preparação do Plano Municipal de Educação. As ações estão sendo assessorada pela professora Maria Helena Meller e a primeira etapa será realizada em julho por meio de uma mobilização que reunirá profissionais da Educação e sociedade civil acerca do Plano Municipal de Educação.
 
O município tem um ano para deixar pronto o documento que norteará a educação para os próximos 10 anos e estará focado nas 20 metas estabelecidas pelo Ministério da Educação. O Plano foi aprovado no final do mês de maio, após quatro anos de tramitação, pela Câmara dos Deputados. Entre as diretrizes estão a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar. O plano destina também 10% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas e bens produzidos no país) para a educação até o final dos dez anos - atualmente são investidos 5,3% do PIB. Grande parte dos
recursos vem dos municípios, 2,3% do PIB, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), que constam no Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2014, do movimento Todos pela Educação. Os estados gastam o equivalente a 2,2% do PIB, e a menor fatia, de 1% do PIB, cabe à União. A intenção é que, com o PNE, aumente o percentual da União.
 
Segundo a Secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin uma das metas do Plano Municipal é a valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE, sendo um desafio de Municípios e Estados. “Em Cocal do Sul, 77,40% do Fundeb é comprometido com a folha de pagamento dos professores, além da preocupação com a valorização do magistério, temos o compromisso com a ampliação das vagas nas creches, bem como a implantação de uma escola em tempo integral”, explica a Secretária. 
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMCS

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Projeto “Educação Ambiental: Pratique essa ideia

  Na Semana do Meio ambiente, alunos visitam aterro, viveiro, leito de rios e realizam panfletagem e entrega de sementes à população.
    Cocal do Sul está realizando durante a semana uma série de ações de conscientização em prol do meio ambiente que segue até sábado, 07, dia D. A iniciativa é alusiva ao dia Mundial do Meio Ambiente celebrado no dia 5 de junho e envolve crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio do Projeto
“Educação Ambiental: Pratique essa ideia”. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Educação numa parceria com a FUNDAC/SAMAE, Verde é Vida, EPAGRI, Tractebel, CIRSURES, CDL e Polícia Rodoviária. 
     Nesta semana, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o Viveiro da Tractebel, em Capivari de Baixo e realizaram visitas ao aterro sanitário do Cirsures, em Urussanga. Já nesta quara-feira, 05, os estudantes realizam uma panfletagem com entrega de sementes e convidaram os motoristas
para participarem da campanha do Lixo Eletrônico, neste sábado, 07. Para a aluna, Aline Michilin Bento, 14 anos, o mundo vive um momento delicado e que precisa da iniciativa de todos para que problemas relacionados ao meio ambiente possam ser minimizados. “A população precisa ter consciência. A gente deve mostrar que não são apenas palavras, são necessárias ações também”, afirmou. O aluno Gustavo de Oliveira Guarezzi, 13 anos, também participou das atividades e relata que a entrega de sementes e panfletos é importante para orientar, só que é preciso da contribuição dos motoristas. “As pessoas tem que ajudar. O meio ambiente está trágico, polui-se cada vez mais”, disse.  As crianças da educação infantil também conhecerão a Estação Experimental da Epagri, nesta sexta-feira, 07. Faz parte ainda da programação, o plantio e distribuição de Árvores Nativas nas Escolas. 
Fundac realiza Campanha do Lixo Eletrônico
O dia D em prol do Meio Ambiente será neste sábado, 07, em Cocal do Sul. Neste dia, a Campanha será voltada ao recolhimento do Lixo Eletrônico. Todas as pessoas estão convocadas a participar desta ação depositando lâmpadas, pilhas e eletrônicos no coletor que ficará disponível na Praça da Igreja Matriz. De acordo com a Diretora da Fundac (Fundação Municipal de Meio Ambiente), Carla Possamai Della as pessoas tem que ter consciência de que esse tipo de material é prejudicial e não pode ser jogado em lixo comum.“Eles contém substâncias tóxicas que em contato com a natureza causa danos, muitas vezes, irreparáveis ao meio ambiente”, ressalta. A Campanha irá acontecer das 8h às 17h. 
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMCS