sexta-feira, 26 de julho de 2013

SEMANA PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL

 Educadores da Rede Municipal de Cocal do Sul participaram nesta sexta-feira (26/7) da continuidade do curso iniciado em fevereiro com a pedagoga Maria Helena da Silva Meller. O tema tratou do planejamento. Os professores apresentaram a razão de ser da disciplina que lecionam, o objetivo geral, os conteúdos relevantes, a metodologia e a avaliação. Também comentaram como o planejamento foi desenvolvido em rede.

As professoras de matemática convidaram os alunos Pedro Lucas Inocente (EEF Demétrio Bettiol) e Vinícius da Costa Alves (EEF Cristo Rei) para montarem o cubo mágico na presença dos cursistas. Apresentaram como motivação um trecho do filme “A procura da felicidade” em que Chris Gardner (interpretado por Will Smith) consegue um emprego após impressionar um executivo resolvendo o cubo mágico em pouco tempo. Também apresentaram um videoclipe com episódios, do Programa “Isto é Matemática”, gravados pelo matemático português Rogério Martins e utilizados em sala de aula. Aproveitaram para exibir uma mensagem gravada pelo apresentador especialmente para os alunos das duas escolas que atendem os alunos das Séries Finais.
A professora de Ciências, Franciele Piccolo, comentou sobre o livro que está lendo para seus alunos: “Uma luz no fim do túnel” de Ganymedes José. Em breve, seus alunos irão montar um vídeo falando sobre os temas drogas e gravidez na adolescência, tratado na leitura. A professora Hanielle Ronchi K. Rodrigues pediu aos alunos que observassem os rios de suas comunidades e elaborassem um roteiro de entrevista para questionar os moradores locais.
A professora de História, Charlene Cardoso, aproveitou as manifestações de protestos para discutir cidadania. Relatou que às vezes uma crítica postada e comentada no Facebook é levada para a sala de aula.
A professora de Língua Portuguesa, Tatiana Périco Sazan, falou do esforço em desenvolver um importante projeto de leitura e das expectativas para o futuro.
Outros professores também apresentaram seus planejamentos e a palestrantes fez algumas interferências.
Nos dias anteriores (24 e 25/7), os educadores participaram da palestra “Professor: Mediador de Valores” ministrada pela professora Rosandra Sclickmann Sachetti Hübbe. A palestrante usou a nova série do programa Fantástico (Rede Globo) chamado “Vai fazer o quê?” para provocar reflexões importantes. Também declamou o poema “Eu sei, mas não devia” de Marina Colasanti que traduz muito como as pessoas estão vivendo nessa época.