A avaliação é
substancialmente reflexão, capacidade única e exclusiva do ser humano,
de pensar sobre seus
atos, de analisá-los, julgá-los, interagindo com o mundo e com outros seres,
influindo e sofrendo influências sobre seu pensar e seu agir. (HOFFMANN, 2001)
A seguir alguns
questionamentos que poderão servir como subsídios para a avaliação dos alunos
na perspectiva de uma educação inclusiva:
1.
Estabelece
interação com o grupo? De que forma?
2.
Explica o que
deseja? De que forma?
3.
Tem iniciativas? É
autônomo, em que situações?
4.
É independente na
utilização e exploração do espaço físico escolar? Necessitam de mediações e
auxílio, quais?
5.
Como ocorre o
processo da elaboração da linguagem oral, leitura e escrita?
6.
Usa a fala para
organizar sua ação?
7.
Fala articulando
fatos?
8.
Consegue ser
compreendido pelo grupo, e por outros interlocutores?
9.
Explora outras
formas de comunicação? Gestos, sinais, mímicas, expressão facial, expressão
corporal, desenhos, objetos, outros?
10. Interpreta o que ouve, como? Produz conclusões e
explicações próprias? Acrescenta sua opinião? Em que situações?
11. Utiliza símbolos diversos? Compreende suas formas
de representação?
12. Faz leitura incipiente (Que começa; principiante)?
13. Lê o que escreve? Representa fatos através de
desenhos?
14. Registra, ainda que não convencionalmente,
atividades de pesquisa em livros, jornais, revistas, dicionários. Passeios,
experiências práticas, maquetes, mapas, museus, etc.
15. Utiliza a escrita convencional como forma de
registro e de comunicação?
16. Utiliza-se de observações, manipulações e/ou
vivências no processo de elaboração conceitual? Quando? Como?
17. Estabelece relações entre os conteúdos estudados?
Como?
18. Consegue apropriar-se dos conhecimentos propostos
utilizando-os para interagir com o meio?
A avaliação
deve se definir a partir dos objetivos traçados e os instrumentos utilizados
devem ser pertinentes ao que se pretende avaliar, observando o que a escola
propõe no seu Projeto Político Pedagógico. A avaliação deve ser contínua,
evitando-se a comparação entre os alunos.
Avaliamos para
conhecer não apenas os progressos dos nossos alunos, mas também para refletir
sobre a prática pedagógica em nossa sala de aula.
Algumas reflexões para
os professores:
·
Qual a função do professor no processo educativo?
·
De que forma pode-se avaliar sem classificar?
·
Que espaços e que tempo o professor possibilita para que os alunos
possam expressar o que sentem e o que pensam?
·
Será que o professor está atento para as diferentes formas de linguagem
e aprendizagens?
·
Que paradigmas precisam ser rompidos para que a prática pedagógica
contribua na construção de uma sociedade mais justa que respeite as diferenças?
Organização: Equipe do
SAEDE/ DM da FCEE