segunda-feira, 18 de junho de 2012

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Quando nada parece ajudar, eu vou ver o cortador de pedras, cortando sua rocha cem vezes, sem que uma só rachadura apareça.
No entanto, na centésima primeira martelada, a pedra se abre em duas e eu sei que não foi só aquela que conseguiu, mas todas que vieram antes.
(JACOB RIIS)

REELABORAÇÃO DE CONCEITOS...
Deficiência? Diagnóstico? Escola? Gestão? Professor? Aluno? Currículo? Avaliação?

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA...

ACESSO
1994 – Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais: Acesso e Qualidade (Salamanca): dispõe sobre a obrigatoriedade das escolas de acolher todas as crianças, independentemente de suas condições pessoais.

Em 2004, o Ministério Público Federal divulgou o documento O Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular

PERMANÊNCIA
A Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, Lei Nº 9.394, de20-12-1996, trata, especificamente, no Capítulo V, da Educação Especial. Definindo-a como "modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais especiais”.

APRENDIZAGEM
Segundo Michaelis:  aprendizagem
a.pren.di.za.gem
sf (aprendiz+agem) 1 Ação de aprender qualquer ofício, arte ou ciência. 2 O tempo gasto para aprender uma arte ou ofício. 3 Psicol Denominação geral dada a mudanças permanentes de comportamento como resultado de treino ou experiência anterior; processo pelo qual se adquirem essas mudanças. Var: aprendizado.

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR
Flexibilização = flexível
Objetivo;
Conteúdo;
Métodos de ensino;
Atividade;
Tempo;
Avaliação.

Reduzir - Eliminar - Modificar - Acrescentar


A gente REMA, REMA pra acompanhar a MARÉ da INCLUSÃO ESCOLAR!