sexta-feira, 5 de agosto de 2011

"Viver bem e Feliz é o que importa"


Alunos do “Viver bem e Feliz é o que importa” conhecem museu ao ar livre. Projeto atende pessoas com mais de 40 anos no município.

            Cerca de 50 alunos que participam do projeto “Redescobrindo conhecimento: viver bem e feliz é o que importa” tiveram uma tarde diferente. O grupo conheceu o museu ao ar livre de Orleans. A visita faz parte da programação das aulas do projeto que atende pessoas com mais de 40 anos. A maioria dos participantes não conhecia o museu ou nenhum outro. A professora aposentada, Maria Cândida De Noni Possamai é uma delas e achou o passeio instrutivo e divertido. “Foi muito proveitoso. Não conhecia a estrutura deste museu que fica tão perto da gente. É uma volta ao passado e em muitas tradições trazidas pelos imigrantes. O que mais me chamou a atenção foram os dotes das noivas. Tudo o que elas levavam, como vestido, peças intimas, enxoval, era registrado em cartório”, conta.
            De acordo com o secretário, Arlei Boselo Ponciano esta é uma oportunidade para que os alunos do projeto possam ampliar e desenvolver na prática o que é transmitido em sala de aula. “Eles responderam questionamentos, buscaram respostas, identificaram os objetos, a história do museu e se encantaram com o que viram. Tudo para proporcionar conhecimento que será transformado em relatório e apresentado aos colegas de acordo com cada tema explorado”, ressalta.
            O projeto é oferecido pela secretaria de educação de Cocal do Sul em parceria com uma equipe de profissionais de diferentes áreas que fazem parte da iniciativa de forma voluntária.  O objetivo é proporcionar bem estar social e qualidade de vida aos  participante.