quinta-feira, 31 de março de 2016

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE COCAL COLOCA EM PRÁTICA DIÁRIO DE CLASSE DIGITAL


Monitorar o desempenho dos alunos agora ficará mais fácil na rede municipal de educação de Cocal do Sul. Há dois meses, a equipe da Secretaria de Educação colocou em prática plataformas virtuais que servirão como diário de classe eletrônico e banco de dados sobre o histórico de cada aluno. A
princípio, a ferramenta destina-se apenas aos profissionais, mas o projeto em breve estará sendo disponibilizado aos pais e alunos.

 
Segundo a Secretária de Educação, Cirlene Gonçalves Scarpato o Diário On Line é uma ferramenta que reúne dados pedagógicos a serem aplicados em sala de aula, conteúdos das atividades, registro de presença, avaliações aplicadas, plano de aula e o lançamento de notas, que antes era feito no
diário de classe convencional. “A iniciativa permite aos professores monitorar o desempenho do aluno não apenas na disciplina que lecionam, o que facilita o desenvolvimento de estratégias disciplinares para recuperação de estudantes com dificuldade de aprendizagem, por exemplo. Essa é uma forma de nós avançarmos cada vez mais. Também estamos descartando o papel e contribuindo com o meio ambiente”, explica.


 
Para os professores, a ferramenta só vem para ajudar e facilitar o trabalho do professor e das secretarias das escolas. “Estamos nos adaptando e aprovamos. Agora a gente passa a ter um controle mais preciso e um olhar global diante de determinadas situações e checagem de problemas com
rendimentos dos alunos. Além é claro, de estarmos promovendo a sustentabilidade”, avalia a professora de História, Charlene Cardoso. 

Hoje, a rede municipal de Cocal do sul possui quase 2 mil alunos. O novo sistema contempla a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Cocal do Sul entrega Plano Municipal de Educação para todas as escolas


Cocal do Sul viveu hoje, 29, um dos momentos mais importantes para a área da educação do município. A Secretaria de Educação entregou para todas as escolas, o Plano Municipal de Educação. Documento que reúne um conjunto de reflexões, intenções e ações que respondem a demandas reais da educação no município, centradas em metas e estratégias de curto, médio e longo prazo até 2024.

O ato realizado na sede da Secretaria de Educação contou com a presença de diretoras das instituições municipais, estaduais e particulares de Cocal do Sul e coordenadoras de cada subcomissão.


O encontro foi conduzido pela Secretária de Educação e Vice-Prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato que recebeu a todos com sentimento de agradecimento. “O Plano é um instrumento valoroso. Resultado de um trabalho que iniciou em 2014 e envolveu educadores, comunidade e lideranças. Agradecemos a cada um que contribuiu na construção deste material que irá nortear a educação da nossa cidade. A responsabilidade foi grande e mais ainda será a partir de agora. Que esse Plano não fique guardado em uma gaveta. Ele precisa ser foliado, consultado, colocado em prática. Vamos fazer valer o que está escrito, pois não são apenas palavras bonitas. Tudo isso é um processo e temos que plantar a nossa sementinha para alguém colher o nosso trabalho”, destacou Cirlene. 


Para a coordenadora pedagógica, Ana Paula Cechinel no Plano constam os dados mais atuais que o município possui. “Tudo o que nós almejamos para a nossa educação consta nele. Que a gente possa conquistar com o nosso trabalho diário, as nossas metas e ações com empenho e responsabilidade”, afirmou. 


A Diretora-adjunta da escola estadual Professora Francisca Búrigo, Glória Mazzucco aproveitou o momento para agradecer a equipe que teve a iniciativa de abraçar esse grande trabalho. “Tivemos a oportunidade de debater a educação. Uma história construída. Gostaria de agradecer a seriedade e ousadia do grupo. Tudo é muito novo para o professor e agora é o nosso fazer que esta em jogo”, avaliou.  

quarta-feira, 16 de março de 2016

Projeto Jogos de Mesa inicia atividades nas escolas

A Secretaria de Educação de Cocal do Sul já disponibiliza os horários para a realização das aulas no contraturno para o projeto “Jogos de Mesa” desenvolvido nas escolas Demétrio Bettiol, Cristo Rei e José Perucchi. Os alunos interessados já podem se inscrever. Nesta semana o professor responsável pelo projeto, Gustavo Meneghel realiza aulas demonstrativas. O trabalho tem o objetivo de fortalecer os Jogos de Mesa nas escolas junto aos alunos e participar de diversas competições de Xadrez e Tênis de Mesa. Esse é o terceiro ano do projeto que inclui ainda a dama, tria, ludo, mancala, torre de hanói, detetive, combate, entre outras modalidades. 

Segundo o professor esse ano a novidade será a formatação de turmas nas escolas Cristo Rei e Demétrio Bettiol. “Nós iremos trabalhar com dois níveis divididos do 4° ao 6° ano e 7° ao 9° ano, matutino e vespertino. As aulas passam a ser de 60 minutos, dez minutos a mais em relação aos anos anteriores. Também teremos equipes de rendimento de Xadrez e Tênis de Mesa nas escolas Cristo Rei e Demétrio Bettiol”, ressalta Gustavo.

De acordo ainda com o professor, os Jogos de Mesa são atividades que colaboram com o desenvolvimento cognitivo dos alunos que praticam. “Eles desenvolvem o raciocínio rápido e lógico, memória, percepção, atenção, além de incentivar os participantes na participação de eventos municipais, regionais e estaduais das modalidades de xadrez e tênis de mesa”, conclui Gustavo. 


Horários oficiais do Projeto Jogos de Mesa em 2016

Escola José Perucchi: Todas as terças-feiras
Matutino: 10h15 às 11h15
Vespertino: 15h15 às 16h15

Escola Cristo Rei: Todas as terças-feiras
Turmas do 4° ao 6° ano matutino: 08h às 09h
Turmas do 4° ao 6° ano vespertino: 13h às 14h
Turmas do 7° ao 9° ano matutino: 09h às 10h
Turmas do 7° ao 9° ano vespertino: 14h às 15h

Escola Demétrio Bettiol: Todas as quintas-feiras
Turmas do 4° ao 6° ano matutino: 08h às 09h
Turmas do 4° ao 6° ano vespertino: 13h às 14h
Turmas do 7° ao 9° ano matutino: 09h às 10h
Turmas de 7° ao 9° ano vespertino: 14h às 15h

quarta-feira, 2 de março de 2016