sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Semana pedagógica de Cocal reúne centenas de professores com foco na afetividade, virtudes, motivação, saúde e meio ambiente

“Amor e comprometimento: a excelência na arte de ensinar”, esse foi o tema da Semana Pedagógica realizada pela Secretaria de Educação de Cocal do Sul, de 15 a 19 de fevereiro, que reuniu centenas de professores para um encontro de motivação e capacitação para a qualidade no ensino, práticas pedagógicas, além de traçar ações inovadoras para o ano letivo de 2016. O evento foi aberto pelo Prefeito Ademir Magagnin e a Secretária de Educação e Vice-Prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato e contou ainda com a presença da Presidente do Legislativo, Angela Anjo e dos vereadores, Henrique Bittencourt e Roseny Cittadin, além da recepção musical feita pelos integrantes do projeto aulas de violão disponibilizado aos alunos da rede de forma gratuita.  Durante a semana, a afetividade, virtudes, motivação, saúde e meio ambiente foram os temas discutidos em cada encontro.
  
Amor, ação e visão foram os ingredientes utilizados para a reflexão ministrada pelo Padre Antônio Vander que deu o pontapé inicial dos trabalhos, na última terça-feira (16). Com motivação e espiritualidade, ele abordou o tema “a importância da afetividade diante dos desafios do dia a dia e as sete virtudes do bom professor” com o objetivo de tocar o coração para o amor naquilo que se faz aliado às virtudes necessárias ao professor, como o ser comunicativo, confiante, solidário, paciente, discreto, honesto e resiliente.

“A vida é o maior espetáculo que pode existir. Ela também é o primeiro e grande problema, pois viver é ter que dar sentido. Não dá para viver de qualquer jeito porque uma hora as coisas complicam e uma vida sem horizonte é uma vida triste. Depois nos deparamos com a morte e entre a vida e a morte é preciso conviver, fazer uma boa aula, por exemplo, porque os alunos não têm culpa dos atropelos da nossa vida.

O verdadeiro professor é aquele que tem virtudes e não poder, que tem amor pelo que faz e a capacidade de dar sem esperar. Que possamos fazer um ano ainda mais promissor, colocando em prática as repetições das sete virtudes, os chamados conhecidos atos do bem para nós mesmos e para que possamos refletir e repassar o nosso melhor”, afirmou.

A Secretária de Educação e Vice-Prefeita de Cocal, Cirlene Gonçalves Scarpato avalia produtiva a semana pedagógica. “Que possamos ter a sabedoria necessária para cada vez mais podermos avançar e fazer a nossa educação ainda melhor. Contamos com todos os profissionais para mais um grande ano letivo”, afirmou.

Para o prefeito Ademir Magagnin não se consegue nada de uma nação sem educação. “Nós trabalhamos para que nossos professores possam ter capacitação e valorização  para que as consciências possam ser transformadoras, além do investimento na parte física das instituições. Esse é um caminho paralelo que seguimos. Que todos possam iniciar um novo ano com comprometimento e intensidade e que na próxima semana possamos receber nossos alunos dispostos, com alegria e amor, pois tudo isso faz parte de uma boa educação”, ressaltou.

A professora Georgia Ozellame concluiu como interessante a escolha dos temas bastante atuais. “Acredito que as palestras, principalmente a do Padre, conseguiram tocar o nosso coração. Foi muito produtivo para renovação, motivação e autoestima, além de ser uma oportunidade de encontro entre os professores”, observou. 

Prevenção ao Aedes Aegypti e saúde bucal alerta professores

A Saúde também foi tema importante para discussão e aprendizado com foco na prevenção ao mosquito Aedes Aegypti e à saúde bucal. Tendo em vista a epidemia que se instalou no país e o trabalho constante da Secretaria Municipal de Saúde para a eliminação de focos do inseto e a divulgação de informações sobre o controle das doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, chikungunya e zika vírus, os profissionais fizeram um alerta aos professores da rede municipal para que também ajudem neste combate por meio da sala de aula. Durante a palestra ministrada pelos técnicos Guilherme Machado e Gilmara Viel da Vigilância Epidemiológica do município e Moacir e Mariana Montovani da Regional, eles reforçaram todos os riscos, prevenção e os números atualizados no estado.

Na sequência, a coordenadora da Saúde Bucal de Cocal do Sul, Giovana Galatto ministrou palestra sobre traumatismos bucais. Diferente da doença cárie que vem diminuindo sua incidência, os traumatismos bucais vem aumentando e estão se tornando um problema de saúde bucal entre crianças e jovens, segundo a especialista.  “Os traumas dentais resultam em lesões que vão desde pequenas fraturas até a sua completa saída da boca, podendo ocorrer ainda lesões nos tecidos moles e face. Normalmente esses traumas acontecem durante algumas brincadeiras, esporte de contato, quedas e até violência. É importante que os pais mandem seus filhos para a escola com sapatos fechados, pois eles dão maior segurança no brincar, correr e andar”, explicou. A profissional também orientou os professores em como realizar o primeiro  atendimento diante deste tipo de trauma quando ocorrido na escola para aumentar a chance de salvar o dente. 

Coach motiva professores para o novo ano letivo

Na quarta-feira, 17, o Coach Jorginho Teixeira ministrou aos professores a palestra motivacional que teve como tema “Educação e Aprendizagem – Eu faço parte”. Durante o dinâmico encontro, o profissional com experiência internacional em treinamentos de equipe destacou a importância da busca de novas informações no processo de aprendizagem e para o desenvolvimento intelectual do ser humano.

Segundo o Coach o tema é bastante sugestivo dado o valor pelo qual o professor esta inserido na aprendizagem de cada aluno. “Nós abordamos sobre as cinco qualidades para o sucesso para que os educadores tenham ainda mais sucesso naquilo que estarão dispostos a fazer, além de dinâmicas de grupo, valores, exercício para aplicação diária em suas vidas e canais de comunicação importantes para atualização e para melhor compreensão da linguagem dos alunos. Tudo baseado em um olhar voltado para alinha de frente com foco e ação, sem olhar para trás”, destacou Jorginho.

Cidadania ambiental

Engenheiro orienta para a construção da cidadania ambiental na escola Entre os temas atuais e de relevância para o desenvolvimento de ações em sala de aula, foi inserido na Semana Pedagógica uma preocupação constante discutida por meio do  tema “Escola e Resíduos Sólidos: Construindo uma Cidadania Ambiental”, ministrado pelo Engenheiro Agrônomo, Ismael Dagostin Gomes do Unibave. O encontro foi realizado ontem, 18, no auditório do CMG e promoveu um debate sobre a dura realidade do cenário que se instalou por conta da falta de consciência e atitudes diárias simples de prevenção e cuidado. 

Nesta sexta-feira, os trabalhos serão concluídos com a continuidade do projeto sobre a água (Bacia do Rio Urussanga) e a formação nas escolas para a utilização do diário on line. Uma inovação que será aplicada na rede municipal neste primeiro semestre. Merendeiras e serventes também estarão participando da palestra “O detalhe que faz a diferença”, com o Coach Jorginho Teixeira.


Colaboração: Maria Luiza Da Rolt - Assessoria de Imprensa Cocal do Sul