terça-feira, 8 de setembro de 2015

Cocal presta homenagem aos 55 anos da Eliane Revestimentos Cerâmicos durante desfile cívico
A força empreendedora da empresa Eliane Revestimentos Cerâmicos foi enaltecida durante o desfile cívico de Cocal do Sul pelos seus 55 anos de história. Ao som da Banda Musical, as escolas e entidades desfilaram com orgulho e vestiram a camisa desta empresa que teve início com a aquisição de uma cerâmica falida em 1960 pelo seu fundador, Maximiliano Gaidzinski e hoje é referência nacional e internacional no seguimento cerâmico. O desfile contou com a participação de autoridades, lideranças, pais, alunos e comunidade em geral. As senhoras Edna Gadzinski Bastos e Sylvana Gaidzinski Silva representaram a família Eliane no palanque e mais de 3 mil pessoas prestigiaram o evento.
O hino nacional foi executado pela Orquestra Sinfonia de Louvor. As bandeiras do Brasil, Santa Catarina e Cocal do Sul foram trazidas pelos ex-funcionários da Eliane, Rosalino De Fáveri, Valdir Zaccaron e Lourival Silveira abrindo para a coreografia das balizas. Em seguida, crianças, jovens e adultos levaram para o desfile os azulejos dos anos 60, a releitura da primeira peça decorada em 1968, os pisos de 1970 e o porcelanato dos anos 90. Era a empresa pioneira na evolução cerâmica, apostando na tecnologia, inovação e design. Os alunos também destacaram a ascensão e reconhecimento que concedeu o prêmio Mundo Cerâmico que nomeou a Eliane como a empresa do ano (2014) e reconheceu o seu presidente, Edson Gaidzninski como o ceramista do ano. A marca também recebeu pelo 18° consecutivo, o prêmio de melhor produto do ano pelo grupo Revenda com o clássico azulejo Diamante Branco. 
“Essa foi uma justa homenagem a esta família empreendedora, pois é impossível falar da história de Cocal sem ligá-la a esta empresa que ajudou Cocal a crescer e levantar a bandeira da emancipação”, destacou o prefeito, Ademir Magagnin. 
O Colégio Maximiliano Gaidzinski, fundado pela Eliane Revestimentos Cerâmicos que não se limitou ao processo de produção, aproveitou o momento prestar homenagem e apresentar o hino oficial da Instituição, criado pelos alunos Hiago e Ruan e que contou com o apoio do maestro Jaime De Brida.
Os projetos da Secretaria de Educação como, Clubinho da Matemática, Jogos de Mesa, Música, laboratório de aprendizagem e Coral também apresentaram seus resultados, além das igrejas Católica e Assembleia de Deus que desfilaram verdadeiro exemplo de fé. Além disso, as escolas municipais e estaduais, Proerd, Unibave/Univit, Leo Clube, Corte da III Cocalfest e Águias Moto
Clube de Cocal abrilhantaram o evento realizado pela Secretaria de Educação, Esporte e Cultura.