quinta-feira, 30 de julho de 2015

Comunicado: Aulas Adiadas 

A direção da Escola de Educação Infantil Cantinho Alegre de Cocal do Sul comunica aos familiares de seus alunos que o retorno das aulas que estava previsto para o dia 03 de agosto, será adiado para o dia 05, quarta-feira.  O motivo da mudança é decorrente das obras de manutenção e pintura que estão sendo realizadas para a melhoria dos trabalhos e da infraestrutura da escola.  

À Direção

segunda-feira, 27 de julho de 2015



COMUNICADO

A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul comunica a todos os Estagiários que haverá reunião semestral com Valter do CIEE.

Data: 30 de julho de 2015.

Horário: 13h

Local: Câmara de Vereadores

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Cocal do Sul comemora primeira medalha de ouro na Olimpíada de Matemática
durante premiação no Rio de Janeiro

Superar limites, vencer desafios, alcançar conquistas. Esse foi o caminho que com determinação e dedicação levou o adolescente Gabriel Savi, 12 anos, a brilhar no topo do aprendizado da matemática no país. Nesta segunda-feira, 20, o aluno da escola municipal Demétrio Bettiol viveu um dos momentos mais importantes de sua vida. Ele foi um dos 501 estudantes que receberam medalha de ouro em cerimônia realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, durante a premiação nacional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2014). Entre os participantes, o evento contou com a presença do Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro e do matemático Artur Ávila, uma espécie de ídolo das ciências exatas. 

De Santa Catarina, 22 alunos foram condecorados com medalha de ouro. Gabriel comemorou a conquista ao lado da mãe, Mirela Zaccaron, da Vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpatto e da professora Diana Morona que o acompanharam durante a premiação. O medalhista concorreu com mais de 18 milhões de alunos de todo país inscritos na primeira fase e mais de 900 mil estudantes na segunda etapa da Olimpíada. 
 
“Estou muito feliz e honrado. Essa é a primeira medalha do município, da minha escola e da minha vida. Cocal pode ir muito longe e esse é o nosso desafio. Foi uma experiência única, de muitas mudanças e para melhor. Minha dedicação será redobrada daqui para frente, pois sabemos que a OBMEP pode nos dar grandes oportunidades, como bolsas de estudo em universidades federais e fora do país. Podemos participar ainda de olimpíadas internacionais, o que eu almejo no futuro. Quero ainda representar o Brasil”, disse Gabriel.

A Olimpíada premiou 6.501 alunos com medalhas, sendo 501 de ouro, 1, 5 mil de prata e 4,5 mil
de bronze. Mais de 5 mil municípios brasileiros estiveram na disputa, com cerca de 18 milhões de estudantes matriculados em aproximadamente 46 mil escolas públicas. “Trata-se de uma grande festa da inteligência. Matemática requer disciplina, mas também é imaginação. Vocês estão tendo aqui o reconhecimento da sua imaginação e inteligência”, disse o Ministro Renato em seu discurso.  Além de uma Olimpíada, a Obmep se tornou um projeto de aprendizagem da matemática nas escolas públicas e mecanismo de inclusão social para revelar novos talentos. O evento é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com apoio do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

“Os professores tem que acreditar nos alunos. Nós somos responsáveis a fazer essa intermediação do abrir de portas. Independente de todas as limitações que cada um tem, todos são capazes. Foi muito emocionante quando eu vi o nome do Gabriel e de Cocal do Sul em destaque na hora da premiação. Eram 22 de Santa Catarina e nós estávamos lá. Agora nosso trabalho será ainda com mais garra e determinação”, afirma a professora Diana Morona. 

De acordo o Prefeito Ademir Magagnin essa medalha é sinal de que o município investe na educação e os frutos estão começando a aparecer. “Esse é um trabalho em equipe onde há o engajamento e preparação dos professores, criação do projeto Clubinho da Matemática que é referência, capacitação, incentivo e a parceria com os pais. Tudo isso nos dá muito orgulho, pois a matemática é uma das principais bases do conhecimento humano. Saber um pouco é fundamental para qualquer um, agora saber um pouco mais significa avançar muito nos estudos e na vida. Estamos plantando a semente e todos estão de parabéns”, observa. 

Para a vice-prefeita o sentimento é de grande emoção. “Toda a equipe está de parabéns. Ver o Gabriel entre os premiados foi inexplicável. A gente imagina todo o processo e os envolvidos que trabalharam para chegar até aqui. Trabalhar a matemática é focar em disciplina, concentração, interpretação. Essa é uma oportunidade que todos podem ter, indiferente de classe social. A grandeza do encontro nos faz sentir pequena ao ver aqueles adolescentes brilharem na matemática. A oportunidade é fundamental para que essas crianças avancem cada vez mais”, finaliza Aninha. 

Clubinho da Matemática, o projeto que incentiva e dá oportunidades para o aprendizado. As oportunidades geradas pela Secretaria de Educação de Cocal do Sul nos últimos dois anos na área da matemática é um dos fatores que refletem no aprendizado dos alunos. O trabalho criativo e que desperta o interesse e atenção dos alunos é realizado por meio do projeto Clubinho da Matemática, as Olimpíadas Municipais de Matemática aliados ao engajamento, responsabilidade e preparação dos professores. Tudo isso resultou na conquista de uma medalha de ouro, quatro de bronze e 44 menções honrosas em 10 anos de OBMEP.

O projeto atende centenas de alunos que se reúnem duas vezes por semana no contra turno. O trabalho iniciou com as professoras Ana Lúcia Pintro, Diana Morona e Maria Albertina Guizzo. Hoje ele é ministrado pelas professoras Diana Morona, Maria Albertina Guizzo e Júlia Cardoso Teixeira.  “Com certeza esta é uma vitória coletiva, resultado de ações bem executadas dentro de um projeto maior que é o Clubinho da Matemática. Gostaria de parabenizar o Gabriel, os professores e a família pelo incentivo e por acreditarem na educação pública.Tudo é possível quando há trabalho, dedicação e a busca constante pelo conhecimento. Essa medalha nos dá ainda mais força para continuar acreditando, gerando oportunidades e investindo na qualidade do nosso ensino”, frisou a Secretária de Educação, Raquel R. Quarezemin. 

PROJETO DE INTERCÂMBIO CULTURAL DESENVOLVIDO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COCAL DO SUL RESGATA CULTURA ITALIANA E RESULTA EM SEIS PREMIAÇÕES NA ITÁLIA



 Governo Municipal de Cocal do Sul entrega honrarias aos alunos que foram premiados e participaram do projeto de intercâmbio cultural com a Itália Elas atravessam o oceano para trocar experiências e vivenciar um passado que deu origem ao desenvolvimento do município de Cocal do Sul e tantos outros da região por meio de seus imigrantes italianos e descendentes. Cartas que escondem por trás, a curiosidade de crianças e adolescentes que passam a ter uma nova concepção de costumes, tradição e valorização da cultura.
Assim é o projeto “Somos Sujeitos Históricos: Nossa História, Nossa Gente” que este ano recebeu seis premiações na Itália, três delas em primeiro lugar por meio de um intercâmbio cultural de cartas. A premiação foi entregue durante uma solenidade do VI CONCURSO “Angelo Fain Binda”, em Longarone, na Itália, em
maio deste ano onde contou com a participação das professoras da Escola de
Ensino Fundamental Demétrio Bettiol, Elaine Corrêa (diretora), Liz Regina Zapelini De Bona e Mônica Galatto Martins, coordenadoras do projeto. Na noite de ontem, o Governo Municipal realizou a entrega oficial dos certificados italianos e premiou com honrarias os alunos participantes e destacados.

A cerimônia foi realizada na Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol e contou com a presença dos pais, familiares, professores e amigos. O evento foi aberto ao som do Coral Musical Demétrio Bettiol que integra o projeto e cantou a música em italiano, Speranza, da cantora Laura Pausini.  “Não esperava por esse reconhecimento. Meu trabalho ficou entre os três melhores e isso é muito bom. Aprendemos bastante e é gratificante saber mais sobre a história da minha família, meu sobrenome e antepassados”, destacou Thais Gabriela De Menech, 15 anos. 

A cerimônia foi conduzida pela diretora da Instituição, Elaine Corrêa e contou ainda com as presenças do Prefeito Ademir Magagnin, Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin, vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato e o Diretor de Cultura, Juarez Fogaça.  “Nós estamos muito orgulhosos de participar de um evento como esse que nos apresenta grandes resultados por meio de um intercâmbio com a Itália e para o futuro do município. Isso vai acrescentar muito na vida de cada aluno. Que as nossas crianças e adolescentes tenham cada vez mais oportunidades como essas”, destacou Magagnin. Para a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin “o projeto do intercâmbio resgata a história do município, valorizando as famílias que ajudaram a construir nossa cidade. Parabenizo, as professoras e a equipe diretiva da referida escola que despertaram a curiosidade dos educandos pela história de suas famílias”. 


Saiba mais sobre o projeto


Este é o segundo ano que a escola participa do CONCURSO “Angelo Fain Binda” que teve como tema “L’ EMIGRAZUINE ITALIANA E BELLUNESE NEL MONDO”. Quatorze trabalhos de Cocal do Sul foram inscritos. Todos desenvolvidos por alunos de 9 a 15 anos sob orientação das professoras Liz e Mônica.  O projeto de intercâmbio por meio de cartas é realizado em parceria com uma das escolas de Longarone, norte da Itália. Nelas, os alunos soltam a imaginação com base nos ensinamentos das aulas práticas e teóricas ligadas à história do município e as pessoas que a construíram. Na Itália, uma comissão julgadora formada por autoridades do município de Longarone avalia todos os trabalhos e premia os melhores.  Segundo a professora Liz, vinte e oito trabalhos foram confeccionados ao todo, incluindo a participação de estudantes do Fundamental e II. “Após fazer uma seleção e tradução com a colaboração da moradora de Urussanga, Ester Zanellato, quatorze histórias foram enviadas a Longarone. Os alunos pesquisaram junto aos nonnos e nonnas, a história de suas famílias. Recebemos belos trabalhos, carregados de emoção, segredos, alegrias e tristezas. Acreditamos que para entender e amar o presente se faz necessário conhecer o passado. Nós só temos a agradecer por este significativo resultado e apoio de todos”, afirma Liz. 

Alunos premiados na Itália:
- Thaís Gabriel de Menech: 9° ano/Classe 902
Título: Histórias são feitas de trabalho, amor e esperança”
- Juliana de Oliveira Menegon: 9° ano/Classe 902
Título: L’inizio dela bellafamigliaMenegon
- Anderson Maneol Biela: 4° ano/Classe 401
Título: Uma mulher e muitas histórias

Trabalhos destaque selecionados na Itália:
- Isabela Correa de Oliveira: 9° ano/Classe 902
Título: Dall’Itálianoisiamopartiti: famiglia Osvaldo Maccari
- Gabriel Savi: 7° ano/Classe: 701
Título: Uma casa e muitas histórias: família Savi
- Jonas Sartor: 7° ano/Classe 702
Título: Imigrantes italianos em Cocal do Sul: um povo e suas histórias

Alunos participantes:
- Luiz Gustavo Zanatta: 8º ANO/Classe 801
Título: “Histórias que meu nono conta”
- Guilherme Frasson Schaukoski: 5° ano/Classe 503
Título: Minha história, minhas origens.
- Laura Janice Scarpato: 8° ano/Classe 803
Título: Um amor e uma história
- EsthéfaniPossamai: 6° ano/Classe 601
Título: Una bella famiglia: famigia Rosso
- Bruno Cesca: 6° ano/Classe 601
Título: Um dia especial cheio de histórias vividas
- Maria Eduarda Tondin Pereira: 9° ano/Classe 902
Título: Imigrante italiano: minha homenagem através da nossa família
- Ana Beatriz Zata: 9° ano/Classe 902
Título: Descobrindo minha historia: resgatando minha origine
Karine Possamai Dela: 8° ano
Título: Família Possamai Della: um destino chamado Brasil.



quarta-feira, 1 de julho de 2015

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação as fotos e os comentários postados de forma indevidas sobre o carro da Secretaria de Educação, do município de Cocal do Sul no Shopping Beira Mar, pelo Sr. Roberto Kaestner Mattar, na rede social no dia 22/06/2015, esclarecemos que no dia 20/06/2015, as professoras do projeto Clubinho de Matemática da rede municipal de ensino, participaram do 3º treinamento para ORMM (Olimpíada Regional Matemática Mirim), ministrado pela professora da UFSC, Msc. Carmem Suzane Comitre Gimene. A ORMM é um projeto de extensão do Centro Acadêmico de Matemática da UFSC, que será realizado no dia 09 de outubro e aplicada aos alunos dos 5º anos. O município de Cocal do Sul, é o único município fora da grande Florianópolis a participar. O convite foi feito devido ao seu desempenho nos últimos anos nas Olímpiadas de Matemáticas após a criação do projeto. Os treinamentos estão acontecendo na Escola Ensino Básico Padre Anchieta, localizado na rua Rui Barbosa, 32, no bairro Agronômica em Florianópolis, SC, próximo ao shopping Beira Mar. As professoras saíram de nosso município no período matutino e assim que chegam em Florianópolis, procuraram almoçar primeiramente e, em seguida, se encaminham a escola aonde os treinamentos estão sendo realizados no período vespertino. Visto que a escola fica fechada até 13:00. Por uma questão de segurança, qualidade, praticidade sempre almoçam no shopping. Não estavam a passeio, compras ou diversão, estavam em Florianópolis buscando mais conhecimentos e aprendizado para tornar o município de Cocal do Sul, referência em participação nas Olimpíadas de Matemática. Convidamos todas as pessoas que comentaram, curtiram e compartilharam estas imagens a conhecer o projeto Clubinho de Matemática pessoalmente ou via blog http://clubinhomatematica.blogspot.com.br/ , um projeto admirado por outras secretarias de educação, professores, alunos, pais e sociedade em geral.

SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO MARCAM PRESENÇA NO 15º FÓRUM NACIONAL DA UNDIME


As delegações dos Dirigentes Municipais de toda Santa Catarina estiveram reunidas juntamente com as delegações de todo País, na 15° edição do Fórum da Undime Nacional, que foi realizado na última semana na Mata de São João (BA).

A nossa região (AMREC) foi representada pelas Secretárias de Educação Raquel Romagna Quarezemin de Cocal do Sul, Lucilene  Pagnan Cechinel de Morro da Fumaça e Jaqueline dos Santos, de Içara.



Na oportunidade tiveram acesso a diversas palestras com representantes do Ministério da Educação, inclusive com o Ministro Renato Janine Ribeiro, que palestrou sobre Pátria Educadora. Segundo a Secretária de Educação de Cocal do Sul, Raquel Romagna Quarezemin, os participantes, puderam discutir sobre os pontos polêmicos dos Planos Nacional e Municipais de Educação. Uma questão muito importante foi a defesa das discussões sobre a igualdade de gênero nos Planos de Educação e de uma educação pública laica e democrática. “O diálogo e principalmente o respeito com todo ser humano tem que ser levado em consideração por todos os educadores e deve constar nos Planos de Educação”. Para conhecer a campanha em defesa da igualdade de gênero nos Planos de Educação, basta acessar www.deolhonosplanos.org.br

Aconteceram também debates em torno do Custo Aluno-Qualidade inicial (CAQi) que, apesar de fazer parte do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014), que ainda não está regulamentado. Segundo Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação falou sobre o prazo para que o CAQi seja implementado, que é junho de 2016. Ele destaca que é por meio do CAQi que as escolas terão acesso aos insumos mínimos de qualidade necessários para garantir uma educação de qualidade. O Governo Federal defende a construção do Sistema Nacional de Educação, mas é preciso deste indicador para que o processo aconteça. Já o CAQ é padrão de qualidade na educação mais próximo aos países desenvolvidos, a ser atingido no decênio.

O Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, criou no dia 17 de junho, por meio de portaria, uma comissão de especialistas para debater a definição de uma Base Nacional Comum, exigência do Plano Nacional de Educação, sancionado ano passado pela presidenta Dilma Roussef.

A base comum deve estabelecer os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da educação básica em todo o país. O mecanismo deve ser formalizado até junho de 2016. Segundo o ministro, a Base Nacional Comum fortalecerá a educação básica, sem interferir na autonomia e na especificidade de estados e municípios. A presidente da Undime Nacional, Cleuza Repulho, defendeu na sua fala a regulamentação de todas as pendências do Plano Nacional de Educação “para ontem” ou pelo menos até o final de 2015.
 
O Encontro Nacional dos Dirigentes de Educação foi marcado pelo descontentamento em relação aos cortes feitos na educação a nível nacional e o atraso na implementação das ações do PNE, mas, por outro lado os discursos foram afinados em relação a união dos dirigentes na busca de recursos para atender os anseios da população, pois é no município que tudo acontece.