sexta-feira, 19 de junho de 2015

Escolas municipais de Cocal participam da VII Mostra Científica Regional do Verde é Vida e trabalhos são classificados





Três escolas municipais de Cocal do Sul participaram, nesta semana, da VII  Mostra Científica Regional do Verde é Vida, projeto que desenvolve ações do programa Socioambiental da Afubra. O evento foi realizado na Linha Mesquita em Tubarão, na Escola Básica Municipal Leopoldo Marquides Correa.
Durante o evento a escola de Ensino Fundamental Cristo Rei destacou a utilização de resíduos orgânicos – Compostagem. O projeto teve o objetivo de destinar de modo ambientalmente  correto,  os  resíduos  sólidos orgânicos produzidos na escola a partir do estudo sobre Degradação Ambiental. O trabalho contou com a participação dos alunos dos 6º anos (601, 602 e 603).
Com o tema “Poluição do ar: De olho na fumaça!”, os alunos do 4º ano (403 vespertino), da escola Demétrio Bettiol desenvolveram o trabalho com o intuito de ampliar o conhecimento sobre o ar que as pessoas respiram. Este projeto possibilitou aos alunos a realização de atividades interdisciplinares referentes a poluição. Ele foi desenvolvido por meio de pesquisa onde as crianças verificaram as doenças que o ar pode causar ao ser humano e  também aos animais e plantas com a poluição.  O objetivo foi trabalhar nas crianças uma consciência ambiental, demonstrando a importância da preservação do meio ambiente.
Já a escola Giovanne Battain desenvolveu o projeto que teve como tema   Pirâmide Alimentar - Saber Comer. Ele foi aplicado junto aos alunos do 3° ano com o objetivo de promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência da contribuição dos mesmos para a promoção de uma melhor qualidade de vida, de forma lúdica e educativa.
Os trabalhos de Cocal do Sul concorreram com mais cinco das demais regiões que o projeto contempla. Nesse ano, a Mostra teve uma dinâmica diferente no qual os alunos juntamente com seus professores orientadores que conduziam a explicação dos trabalhos para alunos visitantes e expositores, professores, técnicos da Afrubra e membros da comunidade.
Dos oito trabalhos expostos, quatro foram selecionados para a próxima etapa que acontecerá em Braço do Norte em novembro de 2015, sendo:
Cocal do Sul: Pirâmide alimentar – Saber comer;
- Cocal do Sul: Utilizando resíduos orgânicos – Compostagem;
Tubarão: Horta Escolar;
- Braço do Norte: Os caminhos da água.