quarta-feira, 6 de maio de 2015

Professoras da escola Demétrio Bettiol viajam para Itália onde participam da cerimônia que irá premiar os melhores trabalhos do concurso “Angelo Fain Binda”


Nas mãos das crianças, o resgate e a preservação da cultura. Assim é o trabalho desenvolvido pelas professoras Liz Regina Zapelini De Bona e Mônica Galatto Martins desde 2013 junto aos alunos da Escola Municipal Demétrio Bettiol por meio do projeto “Somos Sujeitos Históricos: Nossa História, Nossa Gente”. Iniciativa que tem o objetivo de manter forte a ligação cultural entre Brasil e Itália.
Neste ano, a escola participa pela segunda vez do VI CONCURSO “Angelo Fain Binda” que tem como tema “L’ EMIGRAZUINE ITALIANA E BELLUNESE NEL MONDO”. Quatorze trabalhos foram inscritos. Todos desenvolvidos por alunos de 9 a 15 anos sob orientação das professoras. O projeto de intercâmbio por meio de cartas é realizado em parceria com uma das escolas de Longarone, norte da Itália. Nelas, os alunos soltam a imaginação com base nos ensinamentos das aulas práticas e teóricas ligadas à história do município e as pessoas que a construíram. Na Itália, uma comissão julgadora formada por autoridades do município de Longarone avalia todos os trabalhos e premia os melhores. 
Com o objetivo de estreitar ainda mais os laços culturais entre Cocal do Sul e a Itália, as professoras Liz, Mônica e a Diretora da Escola, Elaine Correa partem nesta terça-feira (04) para Longarone para participar do evento para seleção e premiação dos trabalhos.

Segundo a professora Liz, vinte e oito trabalhos foram confeccionados ao todo, incluindo a participação de estudantes do Fundamental e II. “Após fazer uma seleção e tradução com a colaboração da moradora de Urussanga, Ester Zanellato, quatorze histórias foram enviadas a Longarone. Os alunos pesquisaram junto aos nonnos e nonnas, a história de suas famílias. Recebemos belos trabalhos, carregados de emoção, segredos, alegrias e tristezas. Acreditamos que para entender e amar o presente se faz necessário conhecer o passado. Nossa expectativa é grande em relação às premiações, a exemplo do ano passado quando fomos premiados com seis dos 12 inscritos”, declara.
Visita
Durante a viagem, as professoras também aproveitarão para visitar a maior escola modelo em educação infantil do mundo, a Reggio Emilia. Ela é reconhecida pela sua metodologia aplicada. Partindo do pressuposto de que a criança nasce com as suas “cem linguagesns”, a pedagogia da Reggia assume que os adultos têm como tarefa prioritária a escuta e o reconhecimento das múltiplas potencialidades de cada criança observada e atendida em sua individualidade.

Extensão do Projeto 
Além da troca de experiência com o país vizinho, o projeto compreende uma série de atividades. O Coral Infantil e Juvenil Demétrio Bettiol que iniciou suas atividades no ano passado, é uma delas. Formado por 40 alunos, o trabalho encanta a todos com suas belas canções em português e língua italiana. Também faz parte do projeto passeio de estudos, visitas ao museu e biblioteca pública, entre outros.

Relação dos alunos e seus trabalhos:
Luiz Gustavo Zanatta: 8º ANO/Classe 801
Título: “Histórias que meu nono conta”

Thaís Gabriel de Menech: 9° ano/Classe 902
Título: Histórias são feitas de trabalho, amor e esperança”

Guilherme Frasson Schaukoski: 5° ano/Classe 503
Título: Minha história, minhas origens.

Laura Janice Scarpato: 8° ano/Classe 803
Título: Um amor e uma história

Isabela Correa de Oliveira: 9° ano/Classe 902
Título: Dall’Itálianoisiamopartiti: famiglia Osvaldo Maccari

Gabriel Savi: 7° ano/Classe: 701
Título: Uma casa e muitas histórias: família Savi

Juliana de Oliveira Menegon: 9° ano/Classe 902
Título: L’inizio dela bellafamigliaMenegon

EsthéfaniPossamai: 6° ano/Classe 601 
Título: Una bella famiglia: famigia Rosso

Bruno Cesca: 6° ano/Classe 601
Título: Um dia especial cheio de histórias vividas
Maria Eduarda Tondin Pereira: 9° ano/Classe 902
Título: Imigrante italiano: minha homenagem através da nossa família

Ana Beatriz Zata: 9° ano/Classe 902 
Título: Descobrindo minha historia: resgatando minha origine

Jonas Sartor: 7° ano/Classe 702 
Título: Imigrantes italianos em Cocal do Sul: um povo e suas histórias

Karine Possamai Dela: 8° ano
Título: Família Possamai Della: um destino chamado Brasi.

Anderson Manuel Biela: 4° ano/Classe 401
Título: Uma mulher e muitas histórias