segunda-feira, 28 de julho de 2014

Plano Municipal de Educação de Cocal começa a ser discutido e elaborado

Palestrante Professor João Carlos da Gama


A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul deu início, nesta sexta-feira (26), aos trabalhos de elaboração do Plano Municipal de Educação. Cerca de 250 profissionais da educação, autoridades,representantes de entidades, associações e sociedade civil organizada participaram da palestra ministrada pelo professor mestre em educação, João Carlos da Gama, avaliador educacional do MEC e integrante da equipe de SC representando a Undime. O município tem um ano para deixar pronto o documento que norteará a educação para os próximos 10 anos e estará focado nas 20 metas estabelecidas pelo Ministério da Educação.
Durante o encontro, o professor destacou leis que embasam a educação, passos para a construção do plano e do comprometimento que toda a comunidade escolar deverá ter em torno da elaboração de uma política pública da educação de forma ativa e participativa.
Os trabalhos foram abertos pelo Prefeito Ademir Magagnin e pela vice, Cirlene Gonçalves Scarpatto que ressaltaram a importância desta construção para o município e a sociedade como um todo. “Esse espaço é muito rico. Aqui está a oportunidade de começar esse plano que irá nortear a educação do nosso município em prol do desenvolvimento que nos traga soluções. Queremos destacar a família nesse processo. A educação caminha com a família para que tenhamos uma sociedade sólida e com o resgate de valores. Desejamos um bom trabalho nesse início de planejamento. É por meio da educação que iremos atingir uma sociedade crítica e inteligente”, ressaltaram.
Secretária de Educação Raquel Romagna Quarezemin
Segundo a Secretária de Educação, o plano é recente e ao final desse trabalho haverá no município uma conferência de apresentação. “Nós iremos trabalhar dentro de onze diretrizes e diante de todo o debate, pontuaremos os objetivos e metas a serem alcançadas diante da realidade do município. Elas serão pontuadas pelas subcomissões e pelo Fórum Municipal de Educação que realizarão todo o trabalho em parceria com a Secretaria. O plano é da educação do município, por isso todos devem contribuir e inteirar-se. A participação de todos será a nossa força na construção deste rico trabalho em prol de uma educação com mais qualidade para os próximos 10 anos”, afirmou Raquel Romagna Quarezemin. 
Prefeito Ademir Magagnin
Saiba mais sobre o Plano Municipal de Educação

O documento é um planejamento da educação de cada cidade e deve ser realizado com participação do executivo, legislativo, judiciário, escolas e sociedade civil organizada. Integra objetivos, metas e ações propostas a
curto, médio e longo prazo para a educação num período de dez anos. Após ser aprovado pelo poder legislativo e sancionado pelo prefeito, deverá ser transformado em lei municipal.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMCS