terça-feira, 8 de abril de 2014

Feira do Livro Infantil de Cocal abre com contação de histórias e encanta crianças

      De um lado, o fantástico universo da leitura. Do outro, um espetáculo com uma contadora de histórias que relembra histórias antigas e utiliza linguagens diferentes e interativas que divertem as crianças e as leva para onde a imaginação é capaz de chegar. Assim está sendo a 1ª Feira do Livro
Infantil de Cocal do Sul aberta nesta segunda-feira, 07, promovida pela Secretaria de Educação, Esporte e Cultura. A expectativa é para que milhares de pessoas passem pelo salão paroquial da Igreja matriz até sexta-feira, 11, das 8h às 21h. 
     O Prefeito Ademir Magagnin foi quem abriu o evento na presença de autoridades municipais, professores, alunos, crianças e visitantes. “Todo esse espaço foi transformado em um ponto de encontro de cultura e incentivo à leitura. Os livros serão os principais atrativos e esperamos que esse pontapé inicial seja um grande encontro de cultura e conhecimento”,destacou. 
     E para chamar ainda mais a atenção dos visitantes e estudantes, algumas atrações complementam a Feira do Livro Infantil. Além de conhecer o espaço composto por milhares de exemplares, as crianças terão momentos reservados para um encontro de contação de histórias e apresentações culturais das
escolas. “A contação de histórias é um diferencial que encanta e leva as crianças para o mundo da leitura. Um momento ímpar para atraí-las para esse universo de conhecimento. Durante todo o dia estaremos de portas abertas, inclusive a noite, para que os pais possam participar desse momento com seus filhos”, destaca a secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin. 
      A contação de histórias é realizada pela profissional, Cristina Magdalena de Souza Lopes. Ela se utiliza de música, brinquedos cantados, leitura de poemas e o curupira marionete de fios. A presença da cultura popular com adivinhas, quadras e ditos, contribuem para aproximar o público e estimula sua participação. A contação de histórias acontece durante cinco horários durante o dia: 8h, 9h30min, 13h, 14h30 e às 19h, com apresentações culturais das escolas. 
Parceria
O espaço cultural conta com a participação da Unilivros, Unesc e escola de Idiomas Key Word. Além de conhecer os milhares de exemplares disponíveis, os visitantes também podem adquirir as obras por preços promocionais, a partirde R$ 3,00. 
Entrega de livros
Durante a abertura da 1ª Feira do Livro, a Câmara Municipal de Cocal do Sul doou para as bibliotecas das escolas e Biblioteca Municipal a obra da Família Búrigo: “Búrigo, de Soverzene para o mundo com escala em Cocal”. Os livros foram entregues pelo presidente do Legislativo, Agenor Pedroso e os
vereadores Henrique Bittencourt e Ângela Anjo às diretoras das escolas Demétrio Bettiol, Cristo Rei e Biblioteca Municipal. 
 Colaboraçâo: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa da PMC