quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Hatianos são acolhidos em Cocal

     
    A falta de mão de obra na região também está motivando empresários de Cocal do Sul a recrutarem trabalhadores do Haiti. Desde o dia 30 de outubro um grupo de cinco pessoas atua na empresa Cerâmica Galatto. Miranes André, Gerlus Masson, Francine Chouloute, Prosner Augustin e Rigaud Petit Frere
trabalham na fabricação de tijolos. Eles se comunicam por meio da língua espanhola e vieram das cidades de Porto Príncipe, Cabo Haitiano e Anse à Galets. 
    Com o objetivo de acolher e instruir os trabalhadores, a secretaria de Educação de Cocal do Sul e o Colégio Maximiliano Gaidzinski (CMG) visitaram o grupo. A secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin e a professora de espanhol do CMG, Débora Bezerra realizaram uma conversação, tiraram
dúvidas sobre as leis trabalhistas, questões pessoais, médicos, localização na cidade, escolarização e o interesse em aprender a língua portuguesa. “Se mais um grupo for contratado, a equipe estará buscando parcerias para montar uma turma e, assim, ofertar o aprendizado da língua portuguesa”, ressalta Raquel. 
      Os primeiros haitianos estão instalados no bairro Jardim Itália. Eles se comunicam com as famílias por meio do facebook e telefone e pensam em trazê-las para também trabalhar na região. 

 Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMCS