sábado, 21 de setembro de 2013

PROFESSORES PARTICIPAM DO 10º FÓRUM PARA EDUCADORES DO COLÉGIO SÃO BENTO


Na manhã chuvosa desse sábado, centenas de educadores e pais estiveram participando do 10º Fórum para Educadores e Pais do Colégio São Bento. O evento ocorreu no auditório do colégio e abordou o tema “Desafiando o mundo moderno na formação da criança e do adolescente”. As palestras foram proferidas pelo jornalista Gilberto Dimenstein e pelo doutor em Filosofia Gabriel Perissé.  

A Secretaria de Educação de Cocal do Sul proporcionou gratuitamente a participação de 48 profissionais da rede de ensino. Segundo a coordenadora Margarete Guse: “Foram sorteadas algumas inscrições por escola e disponibilizado transporte para garantir a presença dos educadores no evento. Os assuntos dos palestrantes oferecem reflexões importantes para a Educação e essa oportunidade não poderia ser perdida.”

Gabriel Perissé publicou mais de 20 livros relacionados a temas como leitura e criatividade, ética, formação docente e didática. Ele tratou do assunto “Educar nossos filhos: limites ou horizontes?” de uma maneira descontraída, relatando experiências próprias: “Meu pai tinha quatro filhos. Na época em que eu era criança, no subúrbio carioca, comprar uma galinha para preparar o almoço era motivo de alegria. Todos os filhos gostavam do coração da galinha. Então, meu pai botava os óculos e dividia o coração em quatro partes iguais. Isso marcou em minha vida porque na verdade o coração em questão era o do meu pai.” O educador falou ainda sobre limites (tempo, recursos, memória, inteligência, espaço) e de horizontes (liberdade, cooperação, respeito). Perissé disse que o limite em si não educa e que é melhor ensinar os filhos a terem para onde ir, a terem horizontes. O que educa não é a regra, e sim, a beleza da conversa.

O renomado jornalista Gilberto Dimenstein, apontado pela revista Época como uma das cem pessoas mais influentes do país porque escreve muitas reportagens sobre temas sociais e colabora com diversos projetos educacionais. Ele falou sobre “A educação do futuro” e contou um pouco sobre sua convivência com Paulo Freire, lembrando um momento em que uma colega perguntou ao educador qual seria a principal característica do professor. Freire respondeu: “O professor precisa gostar de viver.”
     Dimenstein apresentou o site “Catraca livre”, idealizado por ele com a proposta de unir educação, interação e cultura. Explicou que a Catraca Livre surgiu com o objetivo de oferecer uma agenda de atrações gratuitas ou a preços populares encontradas na capital paulista. E comentou, também: “É a primeira vez que venho a Criciúma e tenho certeza de que nessa cidade há diversos lugares que podem ser melhor aproveitados pelos alunos e pela população, e tenho certeza, que eles desconhecem.
     Ao final do evento os professores foram desafiados a refletir sobre como será a Educação do Futuro. Os participantes refletiram sobre a possibilidade das escolas não existirem mais com o mesmo formato físico da atualidade, sobre a influência das novas tecnologias e as relações entre educadores e educandos.
Leia a reportagem do Clica Tribuna, clicando AQUI.