quarta-feira, 22 de junho de 2011

BLOG DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE COCAL DO SUL

             No  mundo atual as ferramentas tecnológicas colocadas a disposição para pesquisas e trocas de conhecimentos nos possibilita inúmeras ações pedagógicas e organizacionais para melhoria da educação num todo.  Hoje a maioria dos pais trabalham por mais tempo e, mais distante, e não tem como acompanhar direito o cotidiano dos filhos – e menos ainda o processo de aprendizagem, a evolução na escola.  Para isso tomamos algumas providências para esta aproximação.  A primeira disponibilizar acesso aos projetos, atividades e conteúdos realizados pela aos pais e responsáveis.  A segunda é possibilitar o acesso em rede de todos os envolvidos no processo educacional.  Terceiro é aproximação da escola X família X professor.  Há uma enorme diferença de postura, de atitude entre uma coisa e outra. A diferença está na atitude, uma possibilidade de que o outro se pronuncie gera uma disponibilidade, cria uma oportunidade para um diálogo aberto e estabelece uma ponte de conexões entre eles. 
            Por estes motivos, criamos o BLOG Educacional da Secretaria Municipal de Educação, que tem como objetivo além dos já citados, acompanhar as ações que envolvam o processo educacional, este recurso tecnológico começou há dois anos e no momento está contabilizando sessenta mil  (60.000.00) acessos.  Através do Blog a Secretaria consegue identificar  e destacar os melhores resultados sejam eles no que se refere a parte pedagógica. Projetos em rede por disciplinas ou temas específicos.  Diariamente o Blog é acompanhado pelo Secretário de Educação, facilitando assim, o acesso aos estabelecimentos que por motivos de agenda não se consegue visitar com maior freqüência os mesmos.  O Blog beneficia também acesso das casas dos alunos, onde os mesmos podem acompanhar,  analisar  e complementar os seus estudos com pesquisas  e idéias de novos trabalhos e projetos.  Outro grande benefício do Blog, são para os pais que também podem acessar do trabalho, casa a qualquer horário como está a escola do seu filho, que nível de ensino está sendo oferecido a ele.  Pois todas as principais ações das escolas estão atualizados a ferramenta tecnológica, sabemos que, toda secretaria, escola que planeja, organiza e possuí um conjunto de ferramentas com certeza teremos uma educação com qualidade e bem planejada. 
              A Secretaria convida a todos, para que continuem acessando o Blog e quem quiser postar alguma matéria relacionada a Educação é só procurar a Secretaria para que seja colocada no Blog.  Agradecemos  desde já todos os acessos. 

 

terça-feira, 14 de junho de 2011

Secretário de educação de Cocal conclui curso do PRADIME e recebe medalha Dom Pedro II (mérito educacional)


Secretário de educação de Cocal conclui curso do PRADIME

            O secretário de educação de Cocal do Sul, Arlei Boselo Ponciano participou da cerimônia de conclusão do curso de Programa de Apoio aos Dirigentes  Municipais de Educação (PRADIME), realizado pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade  Federal de Santa Catarina, UFSC. O curso foi destinado à formação permanente e acesso as informações e a ferramentas de gestão. Apenas três municípios da Amrec conseguiram concluir a capacitação.
            De acordo com Boselo a conclusão deste curso foi muito importante para os gestores da educação que tem como missão garantir o direito de aprender de todos e de cada um em sua plenitude. “Nossa capacitação teve como objetivo principal fortalecer a gestão dos sistemas de ensino e das políticas educacionais do país. Quero agradecer a todos os professores, coordenadores do programa PRADIME que não mediram esforços para apoiar todos os formandos”, ressalta.  

Secretário de educação recebe medalha Dom Pedro II (mérito educacional)

            O secretário de educação de Cocal do Sul, Arlei Boselo Ponciano recebeu a medalha Imperador Dom Pedro II por mérito educacional, entregue durante o 41º Simpósio Brasileiro de Prefeitos, Vereadores  e secretários, em Florianópolis. Para  Boselo a administração é mais uma vez destaque na região da Amrec pelo trabalho e ações que desenvolve. “Só temos a agradecer ao prefeito Nilso Bortolatto e o vice, Valdemar Bettiol pelo incentivo e aplicação correta dos recursos destinados a educação municipal”, destaca.  
            Boselo explica ainda que o prêmio foi mérito pela aplicação superior aos 25% do orçamento do município na área educacional, segundo o Tribunal de Contas do Estado. “Nós fomos o único município da Amrec a participar do cerimonial. “A educação precisa e deve ser levada a sério. Acredito que nossa gestão esta preocupada e desenvolve um trabalho focado e comprometido com a qualidade educacional em nossa cidade”, finaliza.



segunda-feira, 6 de junho de 2011

Educação recebe ônibus adaptado

    O Prefeito de Cocal do Sul, Nilso Bortolatto entregou nesta manhã, 06, para a secretaria de Educação do município um ônibus de transporte escolar, adaptado para portadores de necessidades especiais. De acordo com o secretário de educação, Arlei Boselo Ponciano a aquisição do veículo demonstra a preocupação da administração com a questão da acessibilidade e o cumprimento da Lei de Inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais. “O novo ônibus é adaptado com elevador para acesso de deficientes físicos, incluindo cadeirantes. Ele vai atender quatro cadeirantes, dois do ensino regular e dois universitários”, ressalta.
    O investimento de R$ 208 mil é uma parceria entre Prefeitura Municipal e Governo do Estado, desses R$ 138 mil foram pagos pela atual administração. O veículo tem capacidade para 21 pessoas. Além do elevador, barras de apoio antiderrapantes contribuem para maior segurança dos passageiros ao se locomoverem dentro dos ônibus.
    Bortolatto destaca que o objetivo da Administração é renovar a frota de veículos escolares para garantir qualidade e segurança no transporte dos estudantes. “Mais um ônibus deve chegar nos próximos três meses”, adianta.







quinta-feira, 2 de junho de 2011

Projeto “Redescobrindo o conhecimento - Viver bem e Feliz é o que importa” para pessoas com mais de 40 anos

    Quase 60 alunos participam do projeto “Redescobrindo conhecimento: viver bem e feliz é o que importa” oferecido pela secretaria de educação de Cocal do Sul. A iniciativa é destinada para pessoas com mais de 40 anos e é semelhante à antiga universidade alternativa já realizada no município.
    O secretário, Arlei Boselo Ponciano explica que o objetivo é proporcionar bem estar social e qualidade de vida aos participantes. “Esta parceria surgiu através da solicitação de pessoas do município que apresentaram a necessidade das aulas e o quanto elas contribuem para uma melhor qualidade de vida em âmbito social, físico e intelectual”, ressalta.
    Boselo coloca ainda que muitas das pessoas que solicitaram o curso ficam em casa sem perspectiva de algum tipo de atividade e, muitas vezes, acabam se sentindo inúteis. “A força de vontade dos alunos em aprender e querer algo mais é o que mais nos chama a atenção. Nós faremos tudo para que esse projeto seja um sucesso e faça a diferença na vida de cada participante”, afirma.
    Para a participante veterana, Mariza Pagnan esta é uma oportunidade que ajuda a pessoa num todo. “Acho que para a qualidade de vida a gente deve estar sempre pronta. Não podemos parar no tempo. No antigo projeto, por exemplo, nós tivemos relatos de pessoas depressivas que se reergueram, melhoraram de vida, outras mudaram hábitos e tantas outras mudanças positivas. Esse é meu quinto ano, é muito bom e recomendo para todas as pessoas com mais de 40 anos”, destaca.
    As aulas são organizadas pela Secretaria de Educação do município e ministradas pela equipe técnica de profissionais, voluntários e colaboradores do projeto. Durante os 15 encontros quinzenais inúmeros assuntos e atividades serão desenvolvidos, como: alimentação saudável, leitura, saúde emocional, cuidado da saúde da voz, geriatria, sessão cinema, pesquisa de campo no museu da Unibave e na sala de zoologia da Unesc, saúde mental e bucal, participação no desfile cívico e festival de dança, relacionamento familiar, novena na gruta Mãe Pelegrina, saúde preventiva e de manutenção e passeio turístico.
    Os encontros acontecem todas as quintas-feiras no Instituto Maximiliano Gaidzinski e seguem até novembro.